GetNinjas

Encontre profissionais para facilitar sua vida

Internet compartilhada e internet dedicada

A internet da sua casa anda oscilando demais? Saiba que o caminho dela até o servidor é compartilhado com diversos outros usuários e conheça a internet dedicada.

A internet representa hoje algo essencial, sendo base para diversos tipos de tecnologia, forma uma grande rede de dados e informações no mundo inteiro e envolve uma multiplicidade de funções. É de conhecimento geral que usuários comuns e empresas se utilizam da internet, portanto, há diferentes demandas.

Quem nunca teve a internet de casa sofrendo oscilações, com quedas drásticas de velocidade? Se isso já ocorreu, sua internet sem dúvidas é compartilhada! E não é por falta de colocar senha no WI-FI, nem porque seu vizinho está usando sua internet.

O conceito de internet compartilhada tratado aqui consiste na utilização mais comum e mais utilizada atualmente, em que diversos usuários utilizam os mesmo caminho até o provedor. Mm momentos de pico você terá um sinal diminuído e em horários como o comercial, a velocidade tende a melhorar.

Esse tipo de internet quando contratada, tende a atingir apenas 10% da velocidade contratada para download e quando se trada do upload essa taxa costuma ser ainda menor. Portanto, a internet compartilhada é utilizada pela vasta gama de usuários comuns ou até profissionais que não dependam de uma internet com perfeita estabilidade. Até por que esse tipo de serviço é muito mais barato.

Internet compartilhada
Internet compartilhada “diversos usuários utilizam os mesmo caminho até o provedor”

 

Por outro lado, existe a internet dedicada, que consiste como o nome sugere, em algo particular do usuário que a contrata. A velocidade contratada será direcionada diretamente para ele, sem haver compartilhamento. É uma “pista direta sem atrasos”. Há o acesso direito aos serviços de distribuição de internet, o usuário fica diretamente conectado ao provedor.

É utilizado por empresas que não podem contar com instabilidades de sinal. Até porque, uma empresa de grande porte, precisará possuir uma estrutura grande, uma rede estruturada por exemplo. Dessa forma, uma internet dedicada fornece uma otimização nos processos de informação das empresas. Além da viabilização de serviços mais baratos de telefonia via VoIP.

internet dedicada
Internet dedicada “o usuário fica diretamente conectado ao provedor”

 

Entretanto, esse tipo de serviço é muito mais caro, pois além de ser dedicado ao usuário, exige um estudo de viabilidade no local. Em alguns casos, por exemplo, é necessário passar fibra ótica até o local contratado, se a empresa ainda não possuir na região. Algumas empresas também fornecem o serviço através de backbones (ligações centrais) e sistemas via rádio para o fornecimento da internet dedicada.

Cabe ao usuário verificar as suas necessidades e qual é mais viável para utilização. Vale lembrar que a internet dedicada tem instalação e manutenção mais complexas.

Aqui no GetNinjas você encontra eletricistas. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.