Ter um guarda-roupa organizado é o sonho de muitas pessoas. Não há nada pior do que ter que procurar uma peça de roupa no meio de uma bagunça, não é mesmo? Além disso, ter as roupas arrumadas e organizadas de forma correta, garante mais tempo livre para as atividades do dia a dia, além de permitir que você veja todas as suas opções de roupas, sem precisar perder tempo procurando algo.

Se você não sabe por onde começar a arrumar o seu guarda-roupas, vem com a gente que vamos te dar dez dicas que vão te ajudar!  

Leia também: Como arrumar o seu guarda-roupas

1. Tenha caixas organizadoras e divisórias de armazenamento

Ter caixas organizadoras e divisórias de armazenamento é uma maneira eficiente de manter o guarda-roupa arrumado. Com esses acessórios, é possível separar as peças por categoria, como meias, lingeries, e até mesmo sapatos. Além disso, as caixas organizadoras também ajudam a proteger as peças, mantendo-as livres de umidade e poeira.

Outra dica importante é usar cabides padronizados e seguros. Cabides de boa qualidade são essenciais para manter as roupas sem amassados. Além disso, é importante escolher cabides que sejam adequados para o tipo de roupa que você vai pendurar.

2. Separe as roupas que não utiliza mais para doação

A organização do guarda-roupa inclui também a separação das peças que você não utiliza mais. É importante que você retire essas roupas do seu guarda-roupa para liberar espaço e deixar suas peças mais visíveis. 

Além disso, doar roupas que não usamos mais é uma forma de ajudar outras pessoas e fazer um bem para a sociedade. Se as peças ainda estiverem em boas condições, é possível levá-las para instituições de caridade ou doar para amigos ou familiares que possam utilizá-las. 

Desapegar de peças que não utilizamos mais é uma forma de renovar nosso guarda-roupa e nos sentirmos mais leves e organizados.

3. Separe as peças por cor e usabilidade

Organizar o guarda-roupas começa pela separação de suas peças por cor e usabilidade. Assim, é mais fácil escolher o que vestir de manhã, sem gastar tempo pensando em combinações. Além disso, ao separar as peças por cor, você consegue ter uma visão mais clara da quantidade e tipos de roupas que possui, evitando acumular peças semelhantes.

Quanto à usabilidade, é importante separar as peças de acordo com a frequência de uso. Aquelas que são usadas com frequência, como camisetas básicas, devem estar em lugares de fácil acesso. Já as peças que são usadas menos frequentemente, como blazers ou casacos, podem ser guardadas em locais mais altos ou distantes.

4. Guarda cada tipo de roupa em gavetas específicas

Guardar cada tipo de roupa em gavetas específicas é outra forma de manter o guarda-roupas organizado. Isso evita que as peças fiquem amassadas e facilita na hora de escolher o que vestir. 

Além disso, é possível maximizar o espaço ao guardar as peças de forma estratégica, como dobrar camisetas e guardá-las empilhadas, por exemplo.

Uma dica é guardar as meias e cuecas em gavetas menores, de forma que não fiquem amassadas ou desorganizadas. Já para as camisetas e blusas, é importante escolher gavetas maiores, para que possam ser dobradas e guardadas empilhadas. 

5. Use cabides padronizados e seguros

Usar cabides padronizados é importante para manter a organização do guarda-roupas. Além disso, é possível evitar danificar as peças, especialmente as mais delicadas. Cabides com formatos padronizados permitem que as peças fiquem presas sem danificá-las, além de evitar que as peças escorreguem ou caiam.

Outro fator importante é escolher cabides seguros. É importante escolher cabides de boa qualidade, que possam suportar o peso das peças, especialmente as mais pesadas, como casacos e moletons. Além disso, é importante escolher cabides que não danifiquem as peças, como aqueles com arames finos ou bicos afiados.

6. Proteja as peças mais delicadas

É importante proteger as peças mais delicadas para que elas possam ser usadas por mais tempo. Peças delicadas, como roupas de seda, renda e camurça, precisam de cuidados especiais para que não sejam danificadas. Guardá-las em lugares secos, longe do sol e da umidade, além de usar cabides seguros.

Ao proteger as peças mais delicadas, é possível ter uma melhor organização do guarda-roupas. Além disso, é possível evitar danificá-las, prolongando sua vida útil. Algumas peças são adquiridas com grande investimento e é importante que sejam preservadas para que possam ser usadas por mais tempo.

7. Veja as instruções do fabricante para cuidar de cada peça

É importante levar em consideração as instruções do fabricante para cuidar corretamente de suas roupas. Cada peça é diferente e requer atenção específica, como lavagem, secagem, passagem a ferro, entre outras coisas. Algumas peças são delicadas e precisam ser tratadas com cuidado para não danificá-las. Outras peças podem se desgastar com facilidade se não forem lavadas ou armazenadas corretamente.

Por isso, é importante seguir as instruções de cada peça. Elas geralmente estão presentes na etiqueta e fornecem informações valiosas sobre como cuidar da roupa. Algumas dicas incluem lavar a roupa à mão, secar a roupa à sombra, usar sabão específico, evitar usar alvejante, entre outras.

8. Organize seus sapatos

É importante levar em consideração as instruções do fabricante para cuidar corretamente de suas roupas. Cada peça é diferente e requer atenção específica, como lavagem, secagem, passagem a ferro, entre outras coisas. Algumas peças são delicadas e precisam ser tratadas com cuidado para não danificá-las. Outras peças podem se desgastar com facilidade se não forem lavadas ou armazenadas corretamente.

Por isso, é importante seguir as instruções de cada peça. Elas geralmente estão presentes na etiqueta e fornecem informações valiosas sobre como cuidar da roupa. Algumas dicas incluem lavar a roupa à mão, secar a roupa à sombra, usar sabão específico, evitar usar alvejante, entre outras.

9. Mantenha sempre a organização

Organizar os sapatos é uma parte importante da organização do guarda-roupa. Eles são peças importantes do guarda-roupa e precisam ser armazenados corretamente para preservar sua forma e durabilidade. Além disso, é importante ter seus sapatos organizados para facilitar a escolha do calçado ideal para cada ocasião.

Uma dica para organizar os sapatos é separá-los por tipo, como tênis, sapatos sociais, sandálias, entre outros. Isso ajuda a ter uma visão clara de todos os seus sapatos e facilita a escolha do calçado certo para cada ocasião. Além disso, é importante usar suportes ou prateleiras para armazenar os sapatos, evitando amassar ou danificar as peças.

10. Mantenha sempre a organização

Manter a organização do guarda-roupa é fundamental para ter um espaço arrumado e com peças de roupas sempre acessíveis. Para manter a organização, é importante revisar o guarda-roupa com regularidade e descartar as peças que não são mais usadas ou que estão em mau estado. Além disso, é importante manter as peças organizadas por cor, tipo e usabilidade, facilitando a escolha de roupas para cada ocasião.

Uma dica para manter a organização é verificar o guarda-roupa ao final de cada estação, descartando as peças que não são mais usadas ou que não combinam mais com o estilo pessoal. Além disso, é importante armazenar corretamente as peças de roupas que não são usadas com frequência, como jaquetas de inverno ou peças de verão, para evitar amassar ou danificar as peças.

Para ajudar a manter sua organização de guarda-roupa sempre em dia, você pode contratar um profissional. 

O GetNinjas é uma plataforma que conecta você com diversos personal organizers, facilitando a busca por um profissional qualificado. Entre agora mesmo no site e solicite o serviço, você verá a diferença que ter um guarda-roupa organizado pode fazer em sua vida.

Você pode se interessar por:


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *