Existem muitos mitos e verdade quando o assunto é aparelho eletrônicos, e sua assistência técnica. Aparelhos como smartphones, Micro-ondas, TV  e outros são cercados de teorias de como consertar caso aconteça alguma situação que ocasione a sua parada. Pensando em esclarecer todos os esses mitos e verdade, separamos algumas dicas. 

O que faz um profissional de assistência técnica?

O profissional de assistência técnica realiza reparos e manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos, tudo de acordo com as normas e procedimentos da empresa. Esse profissional presta atendimentos aos clientes para solução de problemas complexos, garantindo o suporte técnico para solução. 

Mitos e verdades sobre a área

De acordo com uma pesquisa anual feita pelo FGVcia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, atualmente são mais de 234 milhões de smartphones circulando pelo Brasil. A pandemia aumentou o uso de celulares em 88%.

Aparelhos como Tvs e Micro-ondas também foram mais procurados durante o período da pandemia. Por isso é fundamental estar informado sobre os cuidados e hábitos que podem prejudicar a vida útil desses aparelhos, e que podem gerar gastos inesperados com consertos.

Confira alguns mitos e verdades: 

  1. Tela rachada prejudica o funcionamento do aparelho?

Verdade. É muito comum ver pessoas usando o celular com a tela rachada. Fazer o uso do aparelho com a tela quebrada não é indicado. Depois da queda, mesmo que o aparelho funcione normalmente, existem riscos para o telefone e para quem o manuseia. Com o tempo de uso o trincado pode aumentar de espessura e profundidade, o que pode afetar a funcionalidade do eletrônico. Pequenos farelos de vidros também podem ser soltos, expondo o usuário a cortes. 

  1. TVs LCD, LED e OLED gastam menos energia que a plasma?

Verdade. Independente do tamanho, as telas LCD, LED ou OLED vão acabar usando a mesma quantidade de luz para fazer as imagens aparecerem na tela, quanto a TV de plasma precisa gastar mais energia para realizar a mesma tarefa. 

  1. Quando a TV não liga é porque queimou?

Mito. Ela pode ter queimado ou não ligar por diferentes motivos e razões. Então antes de afirmar que sua TV queimou verifique algumas coisas: verifique o controle remoto, verifique os cabos e se a tomada está funcionando e por último teste o display da TV, se a TV ligar e a tela continua preta, mas sair som, é possível que somente o display tenha queimado. 

  1. Fechar aplicativos em segundo plano deixa o celular mais rápido?

Mito. Em algum momento isso pode ter sido verdade, mas atualmente os smartphones possuem processadores potentes que fazem automaticamente o gerenciamento de desempenho. Dessa maneira, enquanto as janelas estão abertas em segundo plano não estão sendo usadas, elas ficam ali somente pré-ativadas, quase que congeladas, portanto, isso não interfere na velocidade que o aparelho opera. 

  1. Não devemos colocar o micro-ondas em cima da geladeira? 

Verdade. Colocar o micro-ondas em cima da geladeira não é uma prática permitida. Expor o refrigerador a qualquer fonte de calor prejudica o seu funcionamento, pois é exigida uma maior frequência de trabalho do motor, além de aumentar o uso de energia.  

  1. O gás da geladeira dura para sempre?

Mito. O gás usado para refrigerar o ar dos aparelhos eletrônicos têm duração que pode variar de oito a vinte anos. Depende muito da marca, do porte e da forma de uso do eletrodoméstico.

  1. Metal no micro-ondas pode causar explosão?

Verdade. Isso acontece devido ao fato dos metais não conseguirem absorver as micro-ondas, além de quase não aquecerem quando colocados no aparelho. Por esse motivo nunca coloque garfos, panelas ou outros metais para aquecer. Quando um metal é colocado no micro-ondas, ele reflete sucessivamente as ondas que se multiplicam a ponto de extrair do metal alguns elétrons. Se o objetivo tiver pontas, o processo se agrava. A explosão é certa.

  1. É errado deixar o aparelho carregando a noite toda?

Mito. Deixar o celular ou o notebook plugado na tomada depois de carregado completamente não vai corromper o funcionamento do aparelho e muito menos o carregado. Os novos acessórios são programados para encerrar o trabalho quando chegar em 100%. O único problema é que ele vai continuar gastando energia, já que está na tomada. 

  1. O carregador portátil pode substituir o carregador original do aparelho?

Mito. Os carregadores portáteis estão cada vez mais famosos, por serem práticos, pequenos e não exigirem uma tomada a disposição. Mas o recomendável é usar esse modelo de carregador somente quando for realmente necessário. Nenhum dispositivo pode substituir o carregador original do aparelho, pois ele foi desenvolvido especificamente para a bateria daquele modelo.   

  1. É preciso carregar o celular por oito horas antes de ligar pela primeira vez?

Mito. Os celulares mais antigos tinham o efeito memória. No caso, se o celular fosse ligado pela primeira vez antes de receber uma carga de oito horas, poderia ficar com a bateria viciada. Hoje essa prática não é mais necessária. 

Hábitos que danificam a TV

  • Expor a tela à luz do sol;
  • Usar produtos químicos ou borrifar água para limpar;
  • Limpar enquanto o aparelho estiver ligado. 
  • Não fazer a atualização da TV, caso ela seja uma Smart;
  • Alterar as configurações de fábrica, abusando do brilho, por exemplo.

Hábitos que danificam o smartphone

  • Usar muito espaço de armazenamento;
  • Não usar película;
  • Conectar de forma errada o cabo;
  • Deixar a bateria zerar;
  • Usar seu celular na chuva;
  • Não instalar atualizações de software;
  • Fechar todos os aplicativos de uma única vez. 

Hábitos que podem danificar o micro-ondas

  • Colocar recipientes inapropriados no micro-ondas; 
  • Não fazer a limpeza com frequência;
  • Aquecer o micro-ondas vazio; 
  • Bater a porta;
  • Exceder o limite de peso;
  • Limpar com esponja de cozinha.

Hábitos que danificam a geladeira

  • Abrir e fechar a porta da geladeira toda a hora;
  • Instalar a geladeira perto de objetos que são fonte de calor, como o fogão; 
  • Ligar a geladeira logo após desligá-la.

Encontre o profissional de assistência técnica no GetNinjas

Está precisando de um profissional de assistência técnica? Aqui é o lugar certo. No GetNinjas você contra profissionais de qualidade e perto de você. Receba até 4 orçamentos dentro de 1 hora!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *