Se você tem algum animal de estimação, provavelmente já ouviu falar em adestramento de cães. É muito comum ter animais com algum tipo de comportamento difícil de ser controlado e por isso os donos recorrem aos adestradores.

Se você tem um pet em casa com algum problema de comportamento como raiva excessiva, medo, não obedece a comandos simples como fazer as necessidades fisiológicas em locais específicos, esse artigo pode ser útil para você.

Continue com a gente para descobrir o que é adestramento de cães, quais os tipos mais comuns e dicas imperdíveis para contratar um excelente adestrador de cães.

O que é adestramento de cães?

Antes de anotar as principais dicas para contratar o melhor adestrador de cães para o nosso animal de estimação, precisamos saber quem é esse profissional e o que ele faz. 

O adestramento de cães é um conjunto de técnicas que tem como objetivo ensinar aos cães habilidades e comportamentos considerados corretos para que ele consiga conviver com os donos, visitas e outros animais. 

O treinamento ocorre por meio de técnicas de reforço positivo, no qual o animal é recompensado com petiscos ou brinquedos a cada vez que realiza um comportamento treinado.

O processo para se treinar um cão pode incluir ensinamentos com comandos básicos como sentar, dar a patinha, comer dentro do pote ou dar comandos mais avançados como realizar salvamento, ser cão-guia e outros tipos de comandos. 

Dito isso, quem realiza esse treinamento com os cães é o adestrador. Esse profissional pode desempenhar uma variedade de funções e tipos de treinamento.

Geralmente, ele pode trabalhar em clínicas particulares, abrigos para animais, equipes de busca e resgate, equipes de detecção de drogas e treinamento particular. 

Além de cuidar dos animais, os adestradores fornecem orientação quanto aos cuidados que os donos precisam ter com os animais, ensinando a dar continuidade no treinamento. 

5 dicas para contratar um adestrador de cães

Tipos de treinamento para cães

Existem diversos tipos de treinamentos para cães de acordo com a necessidade e problemas a serem corrigidos. Vamos trazer os tipos mais comuns para que você consiga entender melhor o treinamento que ocorrerá caso o seu cão necessite.

Treinamento comportamental

Também conhecido como adestramento básico, é o tipo mais comum e muito aplicado nos cachorros. Seu foco está em resolver problemas relacionados à mastigação de objetos, controlar latidos e fazer as necessidades fisiológicas em locais apropriados.

Treinamento de obediência

O treinamento focado em obediência é aplicado para ensinar os cães a se comportar de forma adequada em diferentes situações. 

Normalmente, são aplicados comandos para o cachorro aprender a sentar, deitar, ficar no lugar, correr, ou qualquer comando que o dono ou o adestrador achar necessário.

É importante que seu animal aprenda esses comandos, pois em casos de perigo, você pode dar um comando de acordo com a necessidade do momento. Assim, você garante a segurança do seu animal e das pessoas ao redor. 

🐶 Veja também: O que fazer quando seu cachorro é agitado?

Treinamento para busca e salvamento

Como o próprio nome já diz, o objetivo desse tipo de treinamento é preparar os cães para encontrar pessoas ou objetos perdidos.

Com certeza você já viu em filmes ou mesmo em noticiários cães que fazem resgate. As raças mais usadas para esse tipo de trabalho são: labrador, pastor alemão, são bernardo, pastor belga, malinois, bloodhound e basset hound. 

Treinamento de guarda e proteção

Outro tipo bastante comum é para guarda e proteção de pessoas ou objetos. Muitas pessoas adotam ou compram animais para proteger a sua residência contra ladrões e até mesmo para proteção pessoal.

Treinamento de agilidade

Esse tipo de treinamento pode ser novo para muitas pessoas, mas ele é utilizado há bastante tempo, principalmente para treinar cães que participam de atividades esportivas.

O treinador ou “agility”, ensina os cães a participarem de competições esportivas com obstáculos para saltar objetos, correr por longas distâncias e outros tipos de atividades.

Treinamento com reforço positivo

Esse treinamento enfatiza a recompensa por comportamentos desejáveis pelo dono, usando elogios, petiscos ou mesmo brinquedos. 

O objetivo é criar um tipo de associação positiva entre a recompensa pelo bom comportamento do cão, incentivando-o a repetir o comportamento.

Treinamento com reforço negativo

Diferente do treinamento positivo, o negativo enfatiza a punição de comportamentos indesejáveis usando estalo de dedos, gritos ou, em alguns casos, choques elétricos.

O objetivo é desencorajar esse tipo de comportamento usando uma associação negativa ao comportamento inadequado. 

O que devo saber antes de contratar um adestrador de cães?

Agora que já falamos que é adestramento de cães, o que faz um adestrador e quais são os tipos de treinamentos mais comuns, vamos para o ponto principal do nosso texto.

Vamos dar dicas valiosas sobre o que você precisa saber antes de contratar um adestrador de cães, confira:

Certificação de adestrador

Antes de contratar um adestrador para treinar o seu cãozinho, pergunte se ele possui certificação de alguma organização reconhecida. 

É fundamental escolher profissionais que tenham conhecimento tanto prático quanto teórico. Visto que estamos investindo no bem-estar do nosso animal, escolha sempre pela qualidade. 

 Existem algumas instituições reconhecidas como a Associação de Adestradores de Cães Certificados (CCPDT) ou a Associação Internacional de Adestradores de Cães (IACP).

Experiência como adestrador de cães

Além de possuir a certificação de adestrador, é muito importante contratar profissionais que já possuam experiência na área, principalmente se tratando de treinamentos muito específicos.

A dica aqui é procurar por adestradores de cães que tenham experiência no problema que o seu cachorro tem. 

Imagine, por exemplo, que o seu animal tem problemas de controle de raiva, então você precisa buscar por um profissional como experiência comandos para obediência.

Peça orçamentos 

Como já falamos acima, o ideal é prezar pela qualidade do serviço. É claro que você não precisa pagar um valor que esteja muito acima do mercado.

Por isso, pesquise e peça indicações de amigos e familiares que possuem animais domésticos e já usaram esse serviço. Compare os valores com as indicações e escolha o que mais fizer sentido para a necessidade do seu animalzinho. 

Flexibilidade para agendamento

Certifique-se que o adestrador de cães possui uma agenda compatível com a sua para realizar os treinamentos.

É importante que você participe dos processos e, se possível, que seu cão seja treinado em um ambiente confortável e conhecido por ele. 

Quantidade de treinos

Outro ponto importante a ser alinhado é a quantidade de dias de treinamento inclusos no pacote do adestrador. 

Pergunte a quantidade e, caso o seu cão precise de mais treinos, veja a possibilidade de agendamento e também o valor adicional ao serviço. 

Se você estiver precisando de um adestrador de cães, no GetNinjas você encontra os melhores profissionais. Receba até 4 pedidos gratuitos, verifique as avaliações de outros clientes e escolha o que mais lhe agradar! 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você escolher o melhor adestrador para o seu cãozinho.


Confira o Webstorie


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *