Fique por dentro das dicas de como você pode vender pela internet agora!

Você, empreendedor, realiza suas vendas pela internet? 

O ano de 2020 foi considerado o da venda online. Afinal, com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, essa foi a opção mais segura para as pessoas continuarem suas trajetórias empreendedoras e sustentarem suas famílias.

Inclusive, o crescimento das vendas no ano foi impressionante! De acordo com uma pesquisa feita pelo PagSeguro, foram realizadas 6.176.642 vendas no país, gerando mais de R$ 1,3 bilhões em vendas, aumento de R$ 846 milhões se comparado a 2019.

Esses números representam um crescimento de 205% nas vendas de 2019 para 2020. As vendas pela internet tiveram um papel essencial para o ano ter tido esse desempenho.

Por isso, esse conteúdo explicará tudo que você precisa saber para vender pela internet. Leia até o final para implementar todas as dicas no seu negócio. 

Por que vender pela internet?

Com os valores apresentados do ano de 2020, acredito que você já conseguiu entender a vitalidade das vendas pela internet. Afinal, qual negócio de sucesso que você conhece não possui uma presença virtual?

Ela é essencial para o posicionamento de mercado.

Mas, se você ainda não concorda com a gente, não tem problema! A seguir, você verá alguns motivos para abrir o seu e-commerce.

#1 – Horário flexível

Aposto que você já ouviu falar por aí que um grande benefício do trabalho digital é a flexibilidade.

Afinal, você pode escolher os melhores horários e os momentos que você mais tem produtividade, sem alterar os seus resultados e vendas.

Por isso, se você é daqueles que adora virar a noite trabalhando, mas no comércio tradicional tem que seguir o horário comercial, não se preocupe! Ao vender pela internet você pode virar quantas noites quiser!

#2 – Alcance e disponibilidade

Quando temos uma loja física, restringimos o nosso público a pessoas da cidade ou, até mesmo, do bairro. Na internet não há essa barreira.

Ao contrário de um espaço físico, o e-commerce permite que qualquer pessoa do mundo conheça sua loja e seus produtos. E, claro, se o cliente vê os seus produtos, ele também os compra.

Além disso, sua loja física também possui um horário de funcionamento, enquanto a loja física fica disponível por 24 horas.

Confira também: 5 dicas para fazer o cliente comprar

Como fazer a venda?

A venda é um ciclo, ou seja, existem etapas que devem ser seguidas para o maior número de conversões.

Por isso, agora você vai saber um pouco mais sobre o ciclo de vendas pela internet.

Atração

Esse é o primeiro passo para a conquista de um cliente: a atração.

Nessa etapa, é importante investir na sua apresentação digital, com ações como:

  • Fazer posts frequentemente;
  • Possuir uma descrição completa dos seus produtos;
  • Utilizar uma linguagem sem erros ortográficos;
  • Produzir artigos sobre o seu segmento;
  • Fazer campanhas patrocinadas para seu público.

Essa estratégia garante uma estabilidade para a sua marca e, consequentemente, a visibilidade que ela precisa.

Por isso chamamos de atração. Aqui, é possível que o público conheça e se interesse pelo seu negócio.

Conversão

Já a conversão refere-se ao momento de compra do cliente.

Para gerar conversão, a estratégia mais assertiva é o envio de e-mail marketing.

Você pode construir sua lista de e-mail a partir de um espaço no site para o usuário colocar os seus dados.

Além disso, é possível construir infoprodutos, ou seja, materiais ricos onlines, como e-books. Esses materiais são distribuídos de forma gratuita em troca das informações do lead, como e-mail, nome, idade, etc.

Ainda com foco na conversão, é possível oferecer descontos de primeira compra ou coisas do gênero.

Mas, no geral, é importante saber que precisam ser traçadas estratégias para a conversão e o e-mail marketing é capaz de aproximar seu vínculo e tornar o lead um cliente.

Fidelização

Essa parte, por vezes, é deixada de lado, mas a fidelização é uma etapa essencial para o sucesso do negócio.

Para isso, você precisa focar no pós-venda, ou seja, o momento que o cliente já adquiriu seu produto.

Existem várias formas que você pode investir nessa etapa, como:

  • Oferecer canais de atendimento e suporte com resposta rápida e eficiente, podendo ser em diferentes canais, como e-mail, chat online, WhatsApp, telefone ou mais;
  • Entre em contato algum tempo após a compra para saber se o cliente está satisfeito ou se ele possui alguma dúvida;
  • Ofereça programas de fidelidade, descontos e bônus;

Esse é o nosso famoso ciclo de vendas.

Um ponto de atenção importante é que, para funcionar, é essencial investir em todas as etapas do processo. 

Dessa forma, é possível ter um ciclo de vendas completo e clientes fidelizados e satisfeitos.

Dicas de como vender online

Como você já percebeu, os processos de vendas pela internet possuem uma ordem bem estruturada.

Então, se você quer que o seu negócio cresça, é importante entender que seu conteúdo deve ser baseado em estratégia. 

7 dicas para vender mais pela internet

E nisso não vamos te deixar na mão! Confira agora 7 dicas de como vender online.

#1 – Conheça seu público

Se você comunica para quem não conhece, é muito mais difícil saber se ele está satisfeito com a proposta, né?

Mas se você é dono de uma creche e sabe que está falando com uma mãe, é natural que suas chances de convencimento sejam maiores, concorda?

É assim que funciona no meio digital. Ao começar um e-commerce, é natural que as pessoas pensem que devem comunicar para o máximo de pessoas para vender, mas isso não é completamente verdade.

É importante que você conheça o seu público, porque é ele que vai ter interesse nos seus produtos.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado, entenda quem são os seus clientes, defina seu público alvo e crie as personas da sua marca.

Comunicar para quem já possui interesse aumenta seu engajamento e suas vendas.

#2 – Tenha um bom site

Você já entrou em um site que trava muito, se irritou e saiu com menos de 1 minuto?

Ou então conhecia um site ótimo pelo computador, mas, quando tentou acessar pelo celular, não saiu do lugar?

Não tem experiência mais frustrante, né? É exatamente assim com o seu cliente!

Por isso, invista em um site bem estruturado, rápido e funcional, tanto na sua versão mobile quanto no computador.

#3 – Esteja presente em vários canais

O seu cliente não vai estar em apenas um lugar, por isso é importante que você também esteja em vários.

Mas aqui, muito cuidado!

Você não precisa dar conta de todas as redes sociais que existem. No final do dia, você não vai conseguir e vai dormir com um sentimento de frustração.

Tendo em vista que você já conhece o seu público, entenda quais redes sociais eles estão presentes e quais você pretende focar.

Assim, é possível estar presente em vários locais de maneira saudável.

#4 – Invista no marketing digital

Entenda uma coisa: só é possível vender na internet se você investe no marketing digital.

Para isso, existem diversas estratégias: campanhas pagas, banners, pop-ups, e-mail marketing… enfim, são infinitas possibilidades. Mas, como já falamos, você não precisa dar conta de todas.

É importante traçar estratégias para seu negócio e, periodicamente, fazer uma análise, revendo se precisa trocar ou adicionar algo.

O importante é manter a constância de investimento. Isso não pode mudar.

# 5 – Monitore a jornada do cliente

O comportamento do consumidor vai te dizer tudo que você precisa.

Quantas pessoas estão compartilhando seu conteúdo? Quantas pessoas abandonam o carrinho no site? Quantas pessoas geram o boleto, mas não pagam? Quantas pessoas, de fato, efetuam a compra?

No geral, é importante que você saiba quem são os seus clientes e se eles estão seguindo o ciclo de venda e a jornada de compra.

Esse acompanhamento é essencial e deve ser constante.

#6 – Tenha uma equipe preparada

Sabe quando você vê uma loja falando que seu atendimento é excelente, mas eles nunca te responderam sobre um produto que chegou na sua casa com erro?

Essa experiência pode causar uma péssima reputação para a sua marca.

Por isso, é essencial que você possua uma equipe treinada e capacitada para entregar qualidade no serviço e atenção no atendimento.

Ao definir como você quer que a sua marca seja conhecida, garanta que os seus colaboradores também saibam disso e tenham conhecimento para proporcionar.

Uma equipe alinhada é a virada de chave para bons resultados.

#7 –  Ofereça um bom pré e pós-venda

Como já dito aqui, essa regra é inegociável: você deve dar atenção para todas as etapas do processo. Escute bem, isso é o que vai te diferenciar no mercado.

Ao possuir um bom pré-venda e pós-venda, você mostra ao seu cliente que se importa com ele, para além do objetivo financeiro.

Isso cria relacionamento com o seu público, gerando afeto pela marca e, consequentemente, fidelização.

Quem não quer um cliente que sai falando bem de você por tudo que é canto?

Leia também: 08 dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Pronto para transformar suas vendas digitalmente?

Já imaginou o quanto o seu e-commerce poderia estar vendendo agora?

Pois é! E agora você já sabe tudo que precisa para começar. Então tá na hora de botar a mão na massa.

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