8 ferramentas de gestão financeira gratuitas

mulher sentada em uma mesa usando uma calculadora branca. Na mesa há papeis com gráficos
9 minutos para ler

Nem todo mundo sabe lidar com dinheiro. De fato, não é uma tarefa fácil, especialmente porque vivemos em uma sociedade que nos oferece uma infinidade de produtos e serviços bem acessíveis.

E tem coisa nova no mercado a toda hora. Produtos que nem sempre precisamos, mas, que, de certa forma, somos induzidos a pensar que são muito necessários, que podem facilitar nossas vidas ou que são objetos do nosso desejo. É a lógica do mercado. 

E, sim, podemos adquirir bens que nem imaginávamos ter e viver uma vida com experiências incríveis. A questão é não se deixar levar por tudo o que o mercado oferece ou, pelo menos, ter clareza no quanto pode gastar.

É disso que falamos quando pensamos em gestão financeira. É saber ter um controle dos gastos, medir quanto entra de dinheiro e quanto sai em pagamentos essenciais, como:

  • Aluguel
  • Condomínio
  • Água
  • Luz
  • Mercado
  • Universidade
  • Parcelas de compras no cartão 

Para, depois disso:

  • Verificar se sobrou dinheiro 
  • Quanto sobrou
  • Quanto pode ser usado para investimentos bancários
  • Qual tipo de investimento bancário mais condiz com a quantidade estabelecida e com o teu perfil

E, se ainda sobrar:

  • Quanto pode ser usado para gastos supérfluos, como delivery de comida ou compra de itens como celular novo

Viram que esse é só um exemplo de finanças pessoais e vai depender de como cada um vive a sua vida, com o que gasta ou no que investe. 

Mas imagina lidar com as finanças de uma empresa? Pode ser um pouco mais complicado. Você sabia que só 25% das empresas sobrevivem mais de 10 anos no mercado? Claro que existem diversos motivos para isso, mas um dos que mais pega é a falta de gestão financeira.

Neste artigo você vai entender sobre o que são ferramentas financeiras e por que é importante investir nelas. Também vai conhecer 8 ferramentas de gestão financeira gratuitas que vão te ajudar a gerir bem o seu negócio e a não sucumbir em um mercado cada vez mais competitivo.

O que são ferramentas financeiras?

Ferramentas financeiras são instrumentos que você pode – e deve – usar para controlar as finanças de sua empresa. Esse controle permite planejar e garantir a captação e a aplicação desses recursos, visando o crescimento sustentável do seu negócio.

Essas ferramentas apresentam, de forma clara, quanto dinheiro entra e para onde ele deve ir, considerando tudo o que diz respeito ao funcionamento da empresa no mercado, ou seja, fatores internos e externos. 

Podemos dizer que, atualmente, as ferramentas de gestão financeira atuam em duas vias:

  • Automação de processos
  • Centralização de informações

Como vocês já devem saber, existem vários softwares e aplicativos disponíveis online tanto para sua gestão financeira pessoal, quanto para a gestão financeira de sua empresa. E, mais, muitos são gratuitos. 

Veja, a seguir, por que é importante aderir às ferramentas de gestão financeira e se vale a pena usar as ferramentas gratuitas

Por que é importante ter ferramentas de gestão financeira?

Só pelo fato de serem automatizadas e trabalharem com a centralização de informações, as ferramentas de gestão financeira vão apresentar resultados rápidos e o seu trabalho, enquanto gestor, vai ficar mais focado na análise das informações e na tomada de decisões mais assertivas.

Não sei se você sabe, mas há não muito tempo, os contadores faziam o trabalho de levantamento de dados e registro de fluxo de caixa, entre outras tarefas do gênero, à mão, em livros de contabilidade. Por ser um trabalho mais exaustivo e operacional, levava mais tempo e era mais suscetível a erros. 

Uma das vantagens dos softwares é justamente essa, a de dar conta do trabalho operacional e deixar para os humanos o trabalho mais estratégico. Faz todo o sentido!

Ferramentas de gestão financeira online gratuitas: sim ou não?

As ferramentas de gestão financeira disponíveis na rede dão conta deste trabalho, ou seja, atuam no controle financeiro visando o sucesso do seu negócio. Uma das formas de obter sucesso é evitando prejuízos significativos que podem inviabilizar a boa gestão de alguns setores. Dependendo do grau do prejuízo, seu negócio pode fechar e ainda pode te deixar com dívidas pendentes. 

Mas, então, quais são as vantagens de usar ferramentas de gestão online gratuitas?

Hoje usamos o celular para tudo, longe de ser apenas um telefone ou meio de comunicação com outra pessoa do outro lado da linha. 

Com o avanço da tecnologia, os aplicativos de gestão financeiras online gratuitos:

  • Podem ser acessados pelo celular ou pelo computador, colocando sua vida financeira pessoal ou do seu negócio literalmente nas suas mãos
  • Já chegam gerando uma economia, por serem gratuitos
  • Por serem embasados na experiência dos usuários, são fáceis de usar. A ideia é serem intuitivos. 

Entre as desvantagens,  a maioria dessas ferramentas conta com um período de gratuidade ou oferece uma versão Premium, e paga, com opções mais avançadas de uso. Isso quer dizer que, em algum momento, talvez você precise investir nessas ferramentas. 

Mas se tudo der certo no seu negócio, também resultado de uma boa gestão financeira, você talvez precise investir em ferramentas mais robustas. 

Então, que tal aproveitar o que a tecnologia tem para oferecer e fazer um bom uso disso para seu negócio?

As 8 ferramentas essenciais para a gerir as finanças

tablet em cima de uma mesa com planilhas e gráficos

Conheça, a seguir, 8 ferramentas online gratuitas que vão te ajudar com suas finanças. 

1. Guia Bolso

Este aplicativo pode ser usado no iOS ou no Android, também serve para o controle financeiro do seu negócio. Permite a sincronização de contas bancárias com o cartão de crédito, por exemplo. Por meio de uma interface ilustrativa e de fácil manuseio, também permite a elaboração de orçamento e o estabelecimento de metas. 

2. Organizze

Também disponível para iOS e Android, e em versão web, o Organizze tem como diferencial a possibilidade de ser acessado mesmo sem conexão com a Internet. Tem como funcionalidades o controle manual de gastos e despesas e a geração de relatórios de despesas e receitas por categorias e contas bancárias.

3. Money Lover

Este aplicativo, que também pode ser usado no iOS e Android, permite várias ações:

  • Criar orçamentos
  • Administrar despesas
  • Manter o controle de poupanças e faturas
  • Programar notificações para orçamento ultrapassado ou pagamento de contas
  • Salvar dados no Dropbox
  • Compartilhar carteiras com quem for do interesse
  • Acessar informações por diferentes plataformas

Sem considerar que tem um nome bastante atraente. 

4. iContas

Pelo o vocês podem deduzir que é específico para o iOS. É indicado para pequenos empreendedores e autônomos e consiste, basicamente, no controle de sua conta bancária, em tempo real. Com a funcionalidade da notificação de pagamentos vencidos ou a vencer, te ajuda a ter mais noção do quanto está saindo da sua conta.  

5. Mobilis

Este aplicativo é o mais bem avaliado do Brasil pela Google Play. Também está disponível para iOS e pode ser acessado pela Web. Mas, o que ele tem de tão bom assim?

  • Armazena suas despesas e receitas
  • Gera gráficos e relatórios, o que é excelente para um entendimento rápido do que está acontecendo e para a identificação de ajustes necessários
  • Permite o cadastro de cartões de crédito, também para acompanhamento das faturas, definição de metas e criação de orçamentos 

6. Money Wise

Considerado o melhor aplicativo financeiro para o sistema Android, em termos de monitoramento e orçamento, possibilita o seguinte:

  • Gráficos com visualização geral dos gastos
  • Realização de orçamentos semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade de cada gestor
  • Monitoramento do fluxo de caixa

Tudo isso sem precisar estar conectado à Internet, nem ter cadastro de usuário. 

7. Yupee

Disponível na web de forma gratuita em qualquer tamanho de tela, desde que feito o cadastro de usuário. Assim como o Guia Bolso, é uma ferramenta também indicada para pequenos empreendedores.

Possibilita o controle de gastos por meio da visualização de relatórios e gráficos e ao permitir a importação de extratos bancários, sendo possível a comparação do que está para sair nesses extratos com o que consta na sua agenda de lançamentos.

8. QuickBooks ZeroPaper

Conforme nomenclatura, a ideia deste aplicativo é fazer tudo online, sem uso dos famosos livros de contabilidade. Além de estar disponível no iOS e Android, pode ser acessado pelo navegador de sua preferência. Voltado aos microempreendedores, permite o registro das transações e a visualização em gráficos. O grande diferencial é salvar os dados diretamente na nuvem. De fato, registrar informações na nuvem tem muitas vantagens, como o acesso a partir de outros dispositivos e a confiança de que nada vai se perder. Diferentemente do caderninho. 

Essa é a lista de algumas ferramentas que podem ajudar na gestão do seu negócio. Existem muitas outras no mercado. Antes de escolher qual ou quais utilizar, pesquise a respeito do funcionamento de cada uma delas, leia avaliações e dicas, faça comparações. E, é claro, tenha em mente suas necessidades. Isso, por si só, já é um ato econômico. 

Saiba mais:

Cadastre seus serviços
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.