A importância do Plano de Negócios

3 minutos para ler

O plano de negócios é de suma importância para quem quer empreender. Tanto para conseguir investidores quanto para traçar os objetivos e metas que você pretende cumprir como empreendedor. Todo negócio precisa ser planejador detalhadamente antes de ser aberto para o mercado, dessa forma traça-se uma panorama se o projeto é viável ou não. Portanto, enumeremos a principais funções do plano de negócios:

  • Durante a elaboração, ajudar o empreendedor a compreender as diversas vertentes de seu negócio (produto, mercado, concorrência direta e indireta, modelos de financiamento, crescimento e riscos de negócio, etc);
  • Traçar os passos da empresa, com planos de curto, médio e longo prazo;
  • Ser uma ferramenta para apresentação da empresa, ajudando a atrair investidores e parceiros.

Man Calculating Charts

O planejamento permite definir claramente o negócio e prevenir problemas, enxergando oportunidades e falhas. Identificar falhas ainda no projeto, facilita a mudança, afinal, modificar ideias enquanto está no papel é muito mais fácil do que depois de prontas e implementadas.

Uns dos tópicos indispensáveis em um plano de negócio são:

  • Sumário executivo:

    Se você encontra um investidor em potencial e precisa explicar rapidamente para ele sobre o seu projeto, sem ser enfadonho, será necessário falar com ele por meio do seu sumário executivo que é uma espécie de resumo do seu projeto. Algumas perguntas que podem ajudar na elaboração: Qual a missão da empresa? Por que você acha que a empresa pode ser lucrativa através dessa missão? Qual seu histórico de sucesso? Quanto dinheiro você precisa? Que retorno o investidor terá se lhe emprestar o dinheiro? Por quê?

  • História da empresa ou projeto
  • Descrição do produto:

    Conquistando a atenção do investidor (aqui utilizada a situação apenas para ilustrar a importância dos tópicos), ele irá querer saber mais detalhes sobre o produto ou serviço, dessa forma será necessário um aprofundamento e o torna sua ideia rentável e viável para concorrer no mercado.

  • Mercado-alvo
  • A concorrência
  • Marketing
  • Equipe de gestão
  • Projeções financeiras:

    Nesse tópico você fazer uma previsão do fluxo de caixa, sempre com desenvolvendo hipóteses realistas e estabelecer suas fontes de informação.

No site da SEBRAE você pode conferir passo a passo como elaborar um plano de negócios, além disso está disponível no site também um Software gratuito de Planos de Negócios, é bastante detalhado e pode ajudar e muito no processo de elaboração. O importante é entender bem a finalidade do Plano de Negócio e atualizá-lo sempre que necessário, é um documento vivo, aberto a mudanças e melhoramentos. E claro, colocar os planos em prática!

Contratar um consultoria também é uma excelente opção para quem quer empreender um negócio ou melhorar um negócio já existente. Aqui no GetNinjas você encontra consultorias especializadas. Peça agora um orçamento e recebe até 7 profissionais na sua região.

Você também pode gostar

Um comentário em “A importância do Plano de Negócios

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.