Saiba como se proteger e evitar um acidente no trabalho

acidente no trabalho
3 minutos para ler

A proteção no trabalho é fundamental para garantir a segurança de todos. Infelizmente, ainda é comum encontrar profissionais e empresas que não se atentam às melhores práticas para reduzir acidente no trabalho.

No Brasil, entre 2012 e 2018, foram registradas mais de 4 milhões de ocorrências desse tipo. Os números são altos, por isso, decidimos criar um conteúdo ensinando como se proteger de acidente no trabalho, com passos simples e eficientes.

Se você ainda não toma as medidas necessárias de segurança para a execução das atividades, é hora de mudar essa realidade.

Para aprender um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura.

Utilize equipamentos de proteção individual

O primeiro passo para se proteger é investir em equipamentos de proteção individual. O uso de EPIs é bem comum e, muitas vezes, solicitado pelas empresas.

No entanto, infelizmente, não é raro encontrar profissionais que empregam esses recursos de forma indevida. Por isso, é necessário se conscientizar a respeito da importância desse cuidado e do uso adequado dos equipamentos de proteção.

Mantenha a organização e a limpeza do local

Ter um ambiente organizado e limpo faz a diferença na proteção contra acidentes no trabalho. Um espaço sujo e desarrumado tende a influenciar diretamente na performance do profissional, que poderá cair, derrubar algum item ou se acidentar com um escorregão ou uma pancada.

É importante organizar o local todos os dias e manter boas práticas de higiene. Em caso de trabalhos que incluem o manuseio de determinadas substâncias, a limpeza exige ainda mais atenção.

Evite distrações

Estar sempre atento durante a execução do trabalho é fundamental para não se acidentar. Principalmente naquelas situações em que o serviço prestado exige o uso de maquinários, todo cuidado é pouco.

Por isso, além de cuidar da organização do ambiente, é necessário garantir que o espaço estará livre de distrações. Construa um local que estimule o foco e retire tudo aquilo que possa tirar a atenção dos profissionais durante o trabalho.

Avalie o estado das ferramentas

As ferramentas utilizadas no dia a dia precisam estar em perfeito estado. É necessário que o profissional e a empresa verifiquem o estado delas, avaliando a necessidade de manutenção, de ajustes e, possivelmente, de um investimento em novos equipamentos.

Sempre que for preciso realizar um ajuste ou comprar uma nova ferramenta, avalie a possibilidade e não hesite em fazer melhorias. Lembre-se de que a segurança precisa estar em primeiro lugar.

Acidente no trabalho, infelizmente, é algo muito comum, mas pode ser evitado quando os profissionais e a empresa se comprometem a seguir as melhores práticas. É necessário atuar em um ambiente otimizado, com boas medidas de segurança e onde todos fazem uso dos devidos equipamentos.

Com atenção e foco no trabalho, observando sempre a estrutura das ferramentas e do maquinário, é possível conquistar uma rotina mais segura. No caso das máquinas, não se esqueça de realizar a manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante.

Gostou desse conteúdo e acredita que ele possa ser útil para outras pessoas? Compartilhe-o nas redes sociais.

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário