Com a baixa umidade do ar, vem várias consequências negativas para o organismo. Portanto, é importante tomar algumas atitudes para que essas consequências não ocorram. O ressecamento da pele e dos cabelos, irritação nos olhos, aumentos das doenças respiratórias (devido ao aumento da poluição do ar) e das doenças cardiovasculares, são os principais problemas que a baixa umidade pode trazer.Baixa umidade do ar exige cuidados

Os cuidados com a saúde nesse tempo seco começam com uma boa hidratação e alimentação saudável. Além disso, quando estiver em casa deixe sempre o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem presença de objetos que acumulam poeira.

Como citado, a baixa umidade do ar causa um aumento das doenças respiratórias, isso porque além do ar poluído, as vias aéreas também ficam mais ressecadas, favorecendo a intensificação dos problemas respiratórios. O ressecamento das vias aéreas pode causar até sangramento no nariz. Uma boa dica para quem tem problemas como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratação das narinas.

Além disso, outras atitudes também podem ajudar a diminuir os transtornos, como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, utiização de panos úmidos para a limpeza e colocação de bacias com água em ambientes da casa.Baixa umidade do ar exige cuidados

Umidificadores

Existem também os umidificadores, que podem ajudar a melhoras a qualidade do ar em casa. Porém, o uso deles também deve ser controlado, os umidificadores mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo os ambiente úmido, recomenda-se que a pessoa utililize durante 3 a 4 horas antes de deitar e desligue-o. Se o ambiente tiver cortinas e almofadas, pode provocar o surgimento de fungos, o que não é saudável.

Alimentação

O consumo de líquidos é fundamental para evitar a desidratação, é rocomendado beber bastante água mesmo sem sentir sede, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação. Alimentos saudáveis e ricos em líquidos também ajudam a prevenir a desidratação. Saladas, frutas como a melancia, abacaxi e o melão são ótimos hidratantes naturais.

Lembrando que chá, refrigerantes ou café são bebidas diuréticas e portanto, nãoeficazes para combater a desidratação. É indicado o consumo de suco de frutas, principalmente os naturais.

Exercícios físicos

Com a baixa da umidade do ar é preciso tomar cuidado na realização de exercícios físicos, para que não ocasione em problemas de saúde, como forte desidratação. É importante que você dê preferência por fazer os exercícios em horários que a umidade não esteja tão baixa, evitando o período entre meio-dia e seis da tarde. Além disso, procure tomar um ou dois copos de água antes de fazer a atividade física, assim como durante a prática e após.

Manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente, são atitudes essenciais para uma vida saudável. Aqui no GetNinjas você encontra professores de diversos esportes para orientar seus exercícios. Peça um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *