Investimento para captar clientes: entenda os riscos e saiba como se adaptar

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Quando você é um profissional que está começando a empreender, seja para aumentar a sua fonte de renda, seja devido a alguma mudança de carreira, precisa saber como captar clientes desde o início. Toda empresa desenvolve diferentes estratégias de marketing e propaganda com o intuito de encaminhar o consumidor à compra do seu produto ou serviço.

Da mesma forma, todo profissional autônomo deve se interessar por desenvolver uma estratégia de captação que traga algum retorno. Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é o investimento para conseguir clientes e saberá como se adaptar a essa modalidade de negócio.

Vamos lá?

Você faz propaganda do seu negócio?

Para todo negócio ou trabalhador autônomo, é importante assegurar a venda do seu produto ou serviço. Quando se trata de prestação de serviços, o produto final entregue ao consumidor não é tangível, ou seja, seu cliente não terá nada físico como resultado. Por esse motivo, desenvolver o marketing pessoal é um dos primeiros passos para saber vender bem o seu peixe.

Para um prestador de serviços, o anúncio das atividades que ele exerce ocorre com a finalidade de fazer o cliente chegar à etapa da contratação. No entanto, como saber se a propaganda dará certo ou não? Será que seria melhor fazê-la de outra maneira? Qual é a alternativa ideal?

Divulgação offline e online

A publicidade sofreu grandes mudanças nos últimos anos, dividindo-se em ambientes offline e online. Panfletagem, cartazes e anúncios em rádios são alguns exemplos de propagandas feitas fora da rede. Ou seja, são os meios mais tradicionais de divulgação porque não envolvem uso da internet.

Já as redes sociais e os anúncios do Google, por exemplo, representam as categorias de divulgação online. Essas opções trouxeram benefícios aos anunciantes, pois, com a propaganda em canais digitais, é possível ter mais assertividade na captação de clientes.

Por permitir segmentar o público-alvo de acordo com gênero, idade, classe social, região geográfica e interesses em comum — entre outros —, a internet é um meio bem estratégico para trabalhar.

Quais são as melhores práticas para captar clientes?

Considerando as possibilidades apresentadas, preparamos algumas dicas de como realizar um investimento para captar clientes, priorizando o uso de ambientes online. Veja como começar!

1. Invista gradualmente e diversifique

Antes de tudo, é importante saber como e quando investir em publicidade. É necessário se informar com relação às suas alternativas de investimento para captar clientes. Considere as opções dentro dos tipos de divulgação que explicamos acima: quais formatos estão a seu alcance e dentro de seu orçamento?

Cada área de atuação tem tipos diferentes de clientes, e conhecê-los é fundamental para saber por onde começar a divulgar seus serviços. Se você trabalha com reformas, por exemplo, pense em quais lugares é mais comum alguém procurar por um profissional da área.

Dessa maneira, você deve investir aos poucos e em variados meios de divulgação. Assim, será possível perceber quais estão trazendo mais clientes e excluir as opções que não geram retorno. 

Adaptar-se é uma questão essencial. Por esse motivo, ao desenvolver um plano de investimento, procure publicar os anúncios sobre o seu serviço tanto em mídias tradicionais quanto em mídias online.

2. Avalie os seus resultados e reveja as rotas

É importante acompanhar constantemente os resultados das suas estratégias. Para um prestador de serviços, avaliar o retorno sobre o investimento é responder à seguinte pergunta: a sua base de clientes cresceu com determinado tipo de anúncio? Se sim, seu investimento foi certeiro e trouxe um retorno positivo.

Se a resposta for negativa, é preciso avaliar se está valendo a pena manter os investimentos no canal escolhido. É importante colocar um prazo para analisar cada possibilidade e seus respectivos retornos, pois assim fica mais fácil criar um parâmetro para considerar se o investimento deu certo ou não. 

3. Invista no seu nicho

O mercado é muito amplo, por esse motivo, é necessário pesquisar e se informar sobre onde é mais apropriado atingir o seu cliente ideal. Os consumidores estão expostos, diariamente, a um número alto de comunicações de diversas marcas, serviços e outros negócios.

Nessa competição pela atenção do público, anunciar o seu serviço para as pessoas que realmente precisam e buscam por ele é uma grande estratégia. Um erro comum é apostar em vários canais que, muitas vezes, não geram uma quantidade grande de clientes interessados no seu serviço.

Então, invista no seu nicho, procure saber onde estão concentrados os seus clientes e, dessa forma, seus resultados serão melhores.

4. Procure parceiros confiáveis

No ambiente digital, é importante procurar parceiros de confiança, que possam acrescentar algo de valor ao seu negócio. Como um profissional autônomo, busque sites que oferecem diversos tipos de serviços a clientes, onde é possível se cadastrar e anunciar seus trabalhos para o público. 

Um exemplo desse tipo de plataforma é o GetNinjas, um aplicativo de contratação de serviços que direciona profissionais autônomos a grupos que precisam de seus trabalhos. Nesse aplicativo, o investimento para captar clientes é mais simples, permitindo projetar o lucro e calcular o retorno. Isso porque, investindo uma única vez, já é possível visualizar pedidos reais de clientes e negociar o serviço em questão.

Esse é um tipo de parceria em que o investimento pode trazer muito retorno, pois é um canal que concentra clientes que realmente têm interesse em contratar e falar diretamente com um prestador de serviços. 

Embora, muitas vezes, possa parecer que apostar em canais digitais é arriscado, você deve considerar que muitas pessoas costumam procurar informações online. Logo, estar presente onde os seus potenciais clientes estão fará com que os resultados a partir de anúncios em mídias digitais tragam mais retorno que aqueles relacionados a mídias tradicionais. 

Seja um profissional que sabe investir da forma certa para captar clientes. E para manter uma boa relação com aqueles que conquistou, com o objetivo de fidelizá-los, é necessário oferecer um bom atendimento para todos.

Quer saber como fazer isso da melhor maneira? Leia o nosso próximo artigo e descubra por que você deve oferecer um bom atendimento ao cliente.

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