Como conseguir mais clientes?

Mulher vestida de branco sorrindo e dando um aperto de mão com alguém.
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Para ter sucesso nos negócios, todo empreendedor precisa encontrar a resposta de como atrair clientes para sua empresa.

Afinal, embora não haja uma receita pronta para todos, é fato que alguns padrões podem ser utilizados para que esse objetivo seja atingido.

O segredo pode ser adaptar essas práticas ao seu empreendimento, o que com certeza vai trazer ótimos resultados. Você sabia, por exemplo, que 90% dos consumidores escolhem uma marca somente após pesquisar sobre ela no Google?

Pensando nisso, vamos explicar algumas estratégias e táticas de captação de clientes ligadas ao marketing digital, já que a maioria dos clientes atuais estão no mercado online.

Assim, mostraremos também outros recursos igualmente importantes para você atrair mais e mais clientes e, dessa forma, alavancar a sua marca/empresa.

O que fazer para atrair mais clientes?

Antes de pensar em atrair mais clientes, é importante revisar o seu plano de negócios e verificar se está no rumo certo, visto que não adianta usar as melhores estratégias se os seus objetivos não estiverem alinhados com o público-alvo.

De preferência, é relevante ter um plano de marketing bem desenhado que tenha uma área dedicada à captação de clientes, onde você listará suas pessoas, as pessoas fictícias que consomem seus produtos e/ou serviços.

Imagine que você abriu um escritório de advocacia e por enquanto ainda não tem tantos clientes. 

Você pode utilizar um dos modelos Canvas (Quadro de modelo de negócios) e nele diagnosticar as necessidades delas, visando criar soluções ideais para os problemas (dores) desses clientes.

Para tal, é necessário usar questionários e pesquisas, de modo a colher respostas padrões que constituam o perfil dos seus consumidores. 

Assim, você terá a faixa etária deles, nível social, capacidades de investimentos e muitas outras informações.

Leia mais: Como o Canva pode te ajudar a digitalizar o seu negócio

Junto disso, sempre priorize o bom atendimento ao cliente. Isso é um item indispensável para qualquer relação comercial, sendo um critério de preferência por uma determinada marca.

Até porque, tratar sua clientela com atenção e respeito, solucionando seus problemas traz muitas vantagens. 

Afinal, clientes satisfeitos e fidelizados, promovem gratuitamente sua marca para familiares e amigos, o que comprova ainda mais a necessidade de oferecer um atendimento de valor a todas as pessoas.

Qual a melhor estratégia para atrair clientes? 

Sabemos que no começo de qualquer empresa as verbas não são muitas. Portanto, listamos algumas estratégias de baixo custo para você, empreendedor, atrair mais clientes.

Arte amarela e azul com o título "Estratégias para o sucesso", com dicas de como conseguir mais clientes.

Aproveite as ferramentas a seguir e consiga mais pessoas para o seu escritório (de advocacia, de psicologia etc.), loja ou qualquer negócio, físico e/ou digital.

#1 – Elabore um programa de indicações

Um programa de indicações consiste em alguém indicar uma pessoa para uma dada empresa e com isso, ganhar pontos, como descontos ou oferta de serviços extras de forma gratuita.

#2 – Faça promoções

Independente se você é um comerciante ou um advogado, sempre dá para usar promoções e atrair clientes para sua organização.

O ideal é fazer uma divulgação primorosa, onde os prospects (clientes em potencial) sejam levados a fazer a primeira compra.

Então, crie uma promoção de um produto ou de um serviço de consultoria, por exemplo. Só tome cuidado para não dar um grande desconto e impactar negativamente o caixa.

Leia mais: Empresa digital: Por que estar na internet?

#3 – Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é um sistema de oferecimento de benefícios ao consumidor quando este faz compras recorrentes.

Sabendo disso, esse tipo de estratégia tem chances de dar certo, caso você ofereça vantagens reais ao seu público, como cupons de descontos e acesso a serviços gratuitos, como palestras, eventos online etc.

Pense, por exemplo, na garantia de uma consultoria gratuita. Caso seu cliente precise de uma avaliação jurídica, ofereça (ou procure um colega da área caso você não seja um profissional da área) essa avaliação como recompensa. 

Leia mais: 7 dicas para vender mais pela internet

#4 – Feche parcerias

Essa é outra boa tática pela qual dois empreendimentos se unem e, juntos, elevam seus produtos e serviços, colaborando para maiores oportunidades de venda.

É interessante bolar um combo com essa outra empresa, de maneira a promover os produtos simultaneamente. 

Só tome cuidado para não ligar sua imagem a um grande concorrente  e perder seus clientes para ele.

#5 – Realize eventos

Quem atua como empreendedor solo, como os psicólogos e advogados, por exemplo, sabe da extrema importância de participar em eventos da área, como feiras e congressos.

Porém, qualquer empresário pode se beneficiar desse utensílio, que além de trazer conhecimento, ainda possibilita aumento do networking e reconhecimento de sua figura no mercado.

Ultimamente os eventos online ganharam muita força, e podem ser ótimas ferramentas para atrair possíveis consumidores para seu empreendimento.

#6 – Saiba se vender

A conversa de elevador ou elevator pitch, é uma mini-apresentação de todo bom empreendedor que precisa se vender para seus possíveis consumidores.

Esse recurso é ideal para apresentações rápidas, nas quais o tempo de se vender é reduzido. 

Então, treine já uma pequena conversação, em média de 01 minuto, onde você consiga expor  benefícios, diferenciais o valor do seu produto/serviço. Isso porque nunca se sabe quando um prospect vai aparecer.

Leia mais: 6 dicas sobre como vender o seu trabalho

Marketing digital para conseguir clientes

O marketing digital é fruto das ferramentas online da atualidade, perfeita para aproximar pessoas de empresas e encurtar distâncias entre a solução de um problema e sua resolução.

Leia mais: MEI: Como entrar no marketing digital?

A seguir apresentamos algumas dicas, todas estudadas e testadas, de como atrair clientes para o seu negócio no mundo virtual. Acompanhe!

#1 – Crie um blog para seu negócio

Seja qual for o porte do seu negócio, criar um blog é algo a ser feito sem distinção.

É por meio de um blog corporativo que as pessoas vão consumir conteúdo de qualidade sobre sua empresa, entendendo quais e como são ofertados os produtos e serviços.

Se você produz material rico com frequência, seu público compreende que você entende do assunto e, quando necessário, vai querer usufruir do seu trabalho.

#2 – Marque presença nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais não significa criar um perfil em todas as redes e deixar eles lá, sem alimentação.

Estar presente nas redes sociais tem a ver com descobrir quais são aquelas referidas da sua persona, pois só assim será possível elaborar conteúdos relevantes para esse público, bem como criar uma proposta de negócio para os mesmos.

Leia mais: Por que investir nas redes sociais do seu negócio?

#3 – Utilize o SEO para atrair clientes gratuitamente pelos buscadores

Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para motores de busca é um mecanismo que leva seu endereço web para as primeiras posições dos buscadores, em especial para o Google.

Com isso, pense em otimizar seu site, blog ou lista de produtos/serviços  de modo que o Google entenda que esse conteúdo responde as dúvidas dos usuários. 

Visando atingir esse feito, é preciso saber usar as melhores técnicas de SEO, que levarão suas páginas online às pessoas que realmente importam e o melhor, gratuitamente.

É um trabalho desafiante, mas muito recompensador.

Leia mais: 7 canais digitais para promover o seu negócio

#4 – Tenha um perfil no LinkedIn

Diferente do Facebook e Instagram, que são mais descontraídos, o LinkedIn é uma rede social com foco na busca de oportunidades de trabalho e troca de experiência profissional.

Atrair e conseguir mais clientes pelo LinkedIn está em saber produzir materiais interessantes para sua rede de contatos.

Voltando ao exemplo do advogado, esse profissional pode se tornar uma figura de referência na sua região, graças a produção de materiais de valor, que resolvam questões ligadas ao seu ramo trabalhista. 

Ademais, outros colegas e clientes podem recomendá-lo através dessa rede social. 

#5 – Aproveite o marketing de vídeo no Youtube

O Youtube é a principal plataforma de consumo de vídeos, além de ser uma rede social bastante procurada quando alguém tem uma dúvida para resolver. Logo, se seu público aprova conteúdos do Youtube, vale a pena criar um canal e oferecer tutoriais, webinars e palestras gratuitas por lá.

Similar ao blog, essa é outra oportunidade de capturar leads qualificados (contatos interessados na sua marca com alta chance de compra).

#6 – Descubra como conseguir mais clientes pelo Facebook e Instagram

O Facebook tem potencial de alcance para conseguir mais clientes para sua empresa, desde que você:

  • Faça postagens com conteúdo de valor;
  • Elabore postagens direcionadas aos interesses do seu público;
  • Crie posts autopromocionais;

Em relação ao Instagram, essa rede é ótima para atrair o público consumidor mais jovem, considerando o perfil dos usuários ao redor do mundo.

Aqui, a estratégia é usar e abusar (corretamente) das hashtags, interações com seguidores, publicação de stories e, se possível, distribuição de brindes.

Leia mais: Marketing online e offline: Como vender o seu serviço?

#7 – Utilize o marketing de influenciadores

Você já reparou como as empresas estão aproveitando o poder de recomendação dos chamados influencers, pessoas que têm milhares seguidores nas redes sociais?

O marketing de influenciadores tem a seguinte lógica” se meu ídolo tem uma determinada marca, isso quer dizer que ela é boa e que também pode solucionar meus problemas”.

Dito isso, o segredo é descobrir quais as personalidades que seus consumidores gostam e investir em campanhas com essas figuras públicas.

Se o seu negócio é pequeno, o objetivo tem o mesmo propósito: considere as personalidades da sua região e que estão ao alcance das suas capacidades de investimento.

Leia mais: O que é marketing de indicação e como conseguir mais clientes?

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Descobriu como atrair clientes pode ser mais simples por intermédio das melhores estratégias e técnicas certas? 

Assim, independente se você é um advogado, dono de uma marca de roupas ou um lojista, não deixe de testar as dicas desse artigo.

O marketing digital também está aí, cheio de oportunidades para levar seu negócio ao topo. Então, desfrute dessas ferramentas e faça bom uso delas.

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