Fazer um churrasquinho no final de semana é a cara do brasileiro, não é mesmo? Ainda mais quando queremos comemorar uma data especial. E são nesses momentos em que a gente opta por contratar um churrasqueiro profissional.

Muitas vezes a pessoa que organiza a festa acaba ficando com a responsabilidade de cuidar da churrasqueira, o que impede de aproveitar melhor o momento e curtir com a família e amigos.

Por isso, se você está pensando em dar uma festa e quer saber como escolher o melhor churrasqueiro e o que está incluso neste serviço, fique com a gente para descobrir!

O que faz um churrasqueiro?

Todo mundo sabe qual é a função básica de um churrasqueiro. Porém, vamos explicar para você de forma detalhada o que está dentro do escopo desse profissional. 

O churrasqueiro é o profissional especializado no preparo de carnes e outros alimentos que podem ser colocados na churrasqueira. Seu trabalho envolve acender e manter o fogo da churrasqueira, além de preparar os alimentos para serem colocados na grelha.

Entre as tarefas que um churrasqueiro desempenha, as principais são:

  • Temperar carnes e outros alimentos que o cliente preferir;
  • Preparar acompanhamentos;
  • Preparar saladas e molhos.

Um churrasqueiro qualificado conhece os diferentes tipos de carnes, os sabores e texturas e sabe avaliá-las para o consumo. Além disso, pode recomendar as carnes mais saborosas para os clientes comprarem e prepara de acordo com a preferência do cliente e dos convidados.

Outro detalhe importante a se considerar é que o churrasqueiro precisa garantir a qualidade e segurança alimentar. Por isso, verifique se ele conhece as normas de higiene e preparo dos alimentos para que eles não estraguem.

Além do preparo dos alimentos, o churrasqueiro costuma limpar as grelhas após a finalização da festa. Porém, lembre-se de conversar com o profissional sobre esse ponto para ter certeza de que será feito. 

💡 Veja também: Conheça os principais modelos de churrasqueira

Quais tipos de alimentos são servidos em churrascos?

Você pode estar se perguntando quais são os tipos de carnes e acompanhamentos que costumam ser servidos em churrascos. Pois bem, vamos trazer os alimentos mais servidos:

  • Picanha: esse corte de carne bovina é um dos mais desejados em churrascos por conta da sua textura macia e sabor intenso.
  • Alcatra: outro corte bastante comum, macio, suculento e muito saboroso.
  • Costela: esse corte bovino costuma ser cozido mais lentamente e tem um sabor intenso, assim como a picanha.
  • Fraldinha: essa carne bovina possui uma textura marmorizada e tem um sabor forte.
  • Linguiça: mais barato e muito comum nos churrascos por seu gosto temperado. Também é bastante comum utilizá-la para comer com pão e vinagrete.
  • Asa de frango: são temperadas e grelhadas, muito pedida em churrascos.
  • Coração de frango: costuma ser temperado com sal grosso e grelhado.
  • Pão de alho: o queridinho dos churrascos, um tipo de pão temperado com ervas e muito alho.
  • Queijo coalho: um tipo de queijo cortado em cubos e grelhado na brasa.
  • Salada: é um acompanhamento que não pode faltar nos churrascos, feito com folhas, tomate e cebola.

💡 Veja também: Truques para deixar a carne mais macia

Churrasco vegetariano

Outro tipo de churrasco que tem ganhado cada vez mais espaço nas festas e comemorações em geral é o churrasco para pessoas que são vegetarianas. Por isso, vamos trazer diversas opções para quem não consome alimentos de origem animal.

  • Legumes: você pode colocar na grelha abobrinha, berinjela, cebola, pimentão e outros tipos de legumes. O preparo é muito simples, corte em fatias e tempere da forma como preferir.
  • Espetinho de legumes: outra opção para grelhar seus legumes é colocá-los no espeto.
  • Tofu: excelente fonte de proteína vegetal, pode ser cortado em fatias grossas e temperado com sal, pimenta e ervas.
  • Queijo coalho: já falamos acima, mas o queijo coalho também é uma opção para vegetarianos.
  • Frutas: abacaxi, pêssego e banana são excelentes opções para colocar na grelha ou mesmo servir como sobremesa.

Essas são apenas algumas sugestões para você fazer um churrasco com carnes e vegetariano. Você pode utilizar diversos tipos de carnes e legumes para incrementar ainda mais o menu.

Dicas de como contratar um churrasqueiro

Contratar um churrasqueiro profissional é uma tarefa que precisa ser feita minuciosamente e de forma muito bem pensada. Isso porque estamos falando em agradar o paladar de muitas pessoas que irão participar da sua comemoração.

💡 Veja também: Dicas para fazer um bom churrasco

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você não erre na hora de escolher o churrasqueiro ideal:

Solicite um cardápio

Para ter certeza de que o churrasqueiro saberá preparar as carnes que você comprar, converse com ele e solicite um cardápio.

Dessa forma, você pode explicar exatamente o que você gostaria que fosse preparado e ele pode sugerir opções para acompanhar ou melhorar o seu cardápio, focando na satisfação do cliente e dos convidados. 

Veja recomendações

Você pode pedir recomendações com amigos, familiares ou mesmo colegas do trabalho. Sempre tem alguém que não curte colocar a mão na massa e pode recomendar um churrasqueiro.

Ainda, você pode contratar churrasqueiro no GetNinjas e verificar as avaliações de outros clientes, analisando se eles recomendam ou não o profissional.

Verifique se o churrasqueiro tem experiência

Quando se trata de preparo de comida é fundamental contratar profissionais experientes e bem treinados. Isso porque, além de preparar o alimento, o churrasqueiro também irá servir os convidados.

Pergunte há quanto tempo ele trabalha como churrasqueiro e também quais são os tipos de cortes e acompanhamentos que ele tem mais facilidade em fazer. Dessa forma, você evita pedir coisas muito elaboradas e que podem dar errado.

Experimente antes de contratar o churrasqueiro

Outra dica que fará toda a diferença é experimentar alguns pratos preparados pelo churrasqueiro. Dessa forma, você poderá avaliar a qualidade da comida, o gosto do tempero e analisar se é a melhor opção para o seu evento.

Equipamentos de churrasco

Certifique-se que o churrasqueiro tem os equipamentos necessários, como as grelhas, facas e outros utensílios para preparar o churrasco. Se ele não tiver, pergunte o que precisa ser comprado ou alugado para realizar o churrasco.

Cheque a documentação

Verifique com o profissional se ele tem o alvará de funcionamento e autorização de uso de equipamentos de cozinha. Além disso, veja se ele possui CNPJ para emitir a nota fiscal do serviço a ser realizado.

Se estiver buscando por um churrasqueiro mas não tem nenhuma referência, no GetNinjas você encontra churrasqueiros qualificados! Veja avaliações de outros clientes e escolha o melhor profissional perto de você.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você analisar todas as dicas na hora da contratação do churrasqueiro para o seu evento.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *