Como dar aulas de boxe online

Homem e mulher vestidos de preto usando luvas de boxe e realizando movimentos do esporte.
8 minutos para ler

Mesmo sem saber, a gente aprende muita coisa fuçando na Internet. Basta entrar no Google, ou em outro mecanismo de pesquisa, digitar palavras-chave e receber diversos links para acessar informações sobre o que você quer saber. 

Dá para descobrir onde fica a melhor padaria do seu bairro, onde comprar produtos de limpeza mais baratos e os horários do cinema perto da sua casa, mas será que uma pesquisa desse tipo é suficiente para aprender a falar francês ou lutar boxe?

Aprender a praticar um esporte de combate em que se exige muito dos punhos e das pernas requer, no mínimo:

  • um treinamento físico para obter um condicionamento adequado
  • um programa a ser seguido
  • tempo para treinar
  • frequência de treinamento
  • investimento financeiro

Dá para aprender a lutar boxe por conta própria, mesmo que não seja para o combate, caso você esteja se perguntando. Ou, ainda, posso aprender por conta própria, por meio das minhas pesquisas online?

Até pode, mas isso vai depender de alguns fatores, como:

  • seu nível de treinamento: é iniciante ou já praticou algum esporte ou arte marcial semelhante?
  • seu perfil: você consegue fazer a gestão do próprio tempo ou precisa de um empurrãozinho?

Leia mais: Gestão de tempo: como organizar o seu dia

Nada é tão simples assim, ainda mais quando se trata da aprendizagem de um esporte. Afinal, o Rocky Balboa não chegou onde chegou de uma hora para a outra. 

Se você não sabe quem é esse tal de Rocky, nenhuma surpresa. Ele é o personagem de um filme de boxe de 1976, que fez muito sucesso. Agora, se você for da área, provavelmente já viu o filme mais de uma vez, mas talvez não saiba que o personagem foi inspirado em um boxeador da vida real que teve que lutar muito para sobreviver.

Sabe de tudo isso e sente na pele os benefícios do boxe e é justamente por isso que se interessa em ensinar outras pessoas a se beneficiarem com essa prática de combate, mas não tem tempo para grandes deslocamentos ou para investir em uma academia? Então, entenda como usar a internet para dar aulas de boxe.

Como é uma aula de boxe

Se você pretende dar aulas de boxe, é porque já teve aulas de boxe e chegou a um nível de formação e experiência que te dá condições de ensinar. 

Como o mercado está muito competitivo, você, enquanto professor de boxe, precisa demonstrar quais são os seus diferenciais. Pode ter sido um boxeador, com anos de experiência e com um nome reconhecido no mercado. Isso te garante um espaço privilegiado. 

Para ser um professor de boxe particular, o mercado atual exige um curso de graduação em Educação Física, o que vai garantir sua capacidade e qualificação em aplicar não apenas os aspectos técnicos da luta de boxe, mas conhecimento a respeito:

  • do condicionamento físico de cada aluno
  • da melhor metodologia para cada nível de formação, desde os iniciantes até os mais experientes
  • de aspectos psicológicos e comportamentais do aluno, como motivação, desafio etc.

Neste sentido, para planejar suas aulas de boxe, você precisa estabelecer alguns critérios. Você pode ter como foco o público-alvo feminino, que busca, por exemplo:

  • Melhorar o condicionamento físico
  • Aprender técnicas de defesa pessoal
  • Diminuir o nível de stress 

Seu foco pode ser treinar iniciantes ou quem já tem experiência com o boxe ou outras artes marciais. Você pode trabalhar com turmas ou aulas particulares, em academias ou até mesmo em parques, ao ar livre. 

Uma aula de boxe para iniciantes deve ser pautada em:

  • Objetivo geral e específico
  • Duração da aula 
  • Atividades a serem realizadas e duração de cada uma
  • Materiais a serem usados

É claro que cada aula deve fazer parte de um programa de treinamento. Quanto mais completo seu treinamento, iniciando pelos movimentos mais simples até os mais complexos, não esquecendo do aquecimento e do condicionamento físico, melhor.

Além disso, você deve garantir que o aluno esteja usando, de forma correta, o equipamento necessário, como bandagens para as mãos, luvas e sapatilhas de boxe. Garantir uma aprendizagem segura vai te tornar um professor ainda mais confiável. 

Mas você pode estar se perguntando se dá para fazer isso online? Dá.

Como funciona a aula online

Muita gente se questiona quando se trata de aprendizagem por tela, ou seja, quando os corpos não estão presentes no mesmo espaço, ainda quando se trata de aula que envolve atividade física.

E não é por nada. Estamos acostumados a fazer tudo presencialmente, cara a cara. Ensinamos e aprendemos dessa forma desde sempre, então, já sabemos como funciona. 

Mas a Internet tem possibilitado muita coisa nova, inclusive a forma de ensinar e aprender. Vantagens?

  • Posso me inscrever em um curso de Inglês na Inglaterra, mesmo morando no Brasil
  • Posso estudar a hora que quiser ou que puder, sem a necessidade de frequentar a sala de aula todas as manhãs ou as noites
  • Posso pagar mais barato

Mas a tal da Educação a Distância ou EaD não significa apenas transferir o conteúdo que era dado presencialmente pelo professor para uma plataforma online. Tem muita metodologia envolvida, até porque o professor está presente de outra forma. 

Como estamos falando de ensinar atividades que envolvem a movimentação do corpo, especialmente a relação entre os pés e os movimentos do punho, os alunos precisam ver e “imitar” os movimentos básicos do box.

Na metodologia, não podem faltar vídeos e “lives” em que o professor apresenta os jabs, hooks ou uppercuts para serem repetidos pelos alunos. 

Diferença entre aulas ao vivo e aulas gravadas

Você pode oferecer seu curso de boxe online por meio de diversas plataformas e redes sociais, como o Instagram e Facebook. 

Você também pode fazer uso de vídeos publicados no YouTube, por exemplo, para demonstrar e analisar, junto com seus alunos, aspectos fundamentais do boxe em lutas clássicas. Tem muita coisa disponível na rede que pode, e deve ser usada, respeitando os direitos legais do dono do conteúdo, é claro. 

Se quiser, pode gravar e fazer o upload de seus próprios vídeos no YouTube, para demonstrar os movimentos precisos do jab ou a importância do movimento dos pés e do tronco. 

Homem vestido de preto usando luva de boxe vermelha golpeando um saco de pancadas.

Você pode propor, no seu curso, aulas online ao vivo pela webcam. São também chamadas de aulas síncronas, em que você e seu aluno ou sua turma de alunos estarão presentes na mesma hora e no mesmo site. 

Para que os alunos não esqueçam dessas aulas ao vivo, é importante estabelecer os dias e horários previamente. Se a aula for particular, vale combinar melhor dia e horário com cada um, no tempo que você tem disponível.

Independente do uso de vídeos, e aulas ao vivo ou de ambos, é de suma importância definir qual vai ser seu programa de aulas e como esse conteúdo vai ser disponibilizado para o aluno. 

Não adianta dispor de um monte de conteúdo em um espaço virtual sem um plano de estudos que possa ordenar as atividades, conforme grau de complexidade. Esse é o diferencial de um curso com uma metodologia bem aplicada. Por isso, vale fazer uso de textos em PDF, slides, indicar links e notícias sobre atualidades na área.

Qual tipo de aula é a mais indicada?

Mas, afinal, qual tipo de aula é mais indicada: a gravada ou ao vivo? Bom, isso vai depender de vários fatores, conforme você percebeu. Você pode fazer aulas ao vivo e usar vídeos interessantes que já estão prontos. 

Veja algumas vantagens de usar vídeos:

  • Muitos já estão prontos e disponíveis no YouTube
  • Podem ser assistidos mais de uma vez
  • Podem ser assistidos a qualquer hora, conforme disponibilidade e escolha do aluno
  • Não tem custo

E as vantagens das aulas ao vivo:

  • Contato direto e mais personalizado com os alunos
  • Tirar dúvidas no momento da aprendizagem
  • Receber feedback dos alunos em cada etapa
  • Repetir o que está sendo difícil de aprender
  • Gravar as aulas para uso futuro

Quando estiver planejando suas aulas, fique atento ao perfil do seu aluno. Muitos precisam do professor presente, dando instruções e orientações em cada etapa do processo, enquanto outros têm mais autonomia e disciplina para aprenderem por conta própria. 

Onde eu posso encontrar alunos 

Agora que você aprendeu como dar aulas de boxe online, falta se fazer visível para aqueles que têm interesse. 

Você sabia que o GetNinjas é a maior plataforma de contratação de serviços do Brasil? Aqui tem gente procurando de tudo, inclusive aulas de boxe. Faça seu cadastro e encontre novos alunos diretamente pelo celular. Tá na mão!

Leia mais: Marketing Pessoal: entenda como vender melhor o seu peixe

E se você está em busca de um profissional para te dar aulas de boxe, conte com os nossos professores e inicie essa jornada de aprendizado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário