9 ideias práticas de como economizar dinheiro

como economizar dinheiro
7 minutos para ler

Saber como economizar dinheiro é fundamental. Não só nos tempos de crise, ter controle financeiro te ajudará a poupar mais, desfrutar de tranquilidade e realizar os seus sonhos.

No entanto, são poucos os brasileiros que realmente buscam o equilíbrio financeiro. Isso porque, tradicionalmente, nós não aprendemos sobre a importância de ter uma educação financeira e nem sempre temos acesso às dicas para aplicá-la em nossas vidas.

Mas estamos aqui para mudar essa realidade! Neste post, listamos bons motivos para economizar dinheiro e formas de atingir esse objetivo de fato. Continue a leitura e saiba como fazer isso!

A importância de economizar dinheiro

Poupar não é só sobre gastar menos. É sobre ter uma vida financeira equilibrada, evitando que imprevistos prejudiquem seu planejamento e afetem seu dia a dia.

Quando começamos a economizar, conseguimos dar alguns passos importantes:

  • montar uma reserva de emergência que ajudaria nas despesas de casa e da família por um período de 3 a 6 meses, em caso da perda de emprego ou qualquer outro imprevisto que possa surgir;
  • adquirir bens que estavam na lista de desejos, mas que, pela falta de dinheiro e organização financeira, não eram alcançáveis;
  • realizar sonhos, como as tão sonhadas férias em família, por exemplo;
  • criar uma reserva de aposentadoria, guardando um montante para quando se aposentar e precisar de uma renda para se manter.

Como economizar dinheiro?

Sabemos que economizar é importante e uma tarefa que precisa ser cumprida da melhor maneira possível. Mas como fazer isso sem prejudicar o nosso padrão de vida? Confira as dicas que separamos para você!

1. Faça uma avaliação das suas finanças

O primeiro passo é fazer uma análise das suas finanças. Afinal, é muito comum que as pessoas não saibam quanto ganham e gastam mensalmente.

A tarefa inicial será colocar, em um papel, quanto que você recebe e o quanto gasta todos os meses — além de anotar possíveis dívidas.

Isso permitirá enxergar, de forma clara, onde você está agora para que possa traçar um plano de ação e evitar gastos desnecessários ou além do previsto.

2. Controle as contas

Ter o controle das contas é necessário porque ajuda a reduzir os custos mês a mês.

A dica principal sobre isso é anotar quanto você gasta com o essencial todos os meses: aluguel, água, luz, telefone, internet, supermercado. Nesse momento é importante anotar outros gastos extras que você talvez tenha como escola dos filhos, plano de saúde, lazer, etc.

3. Pense antes de consumir

Essa é uma dica simples, que você certamente já ouviu, mas que poucas pessoas executam. Antes de consumir qualquer item, é importante refletir: eu realmente preciso disso?

Além dessa pergunta, é importante se questionar: tenho condições financeiras para realizar essa compra ou isso pode me prejudicar financeiramente? Muitas das compras que fazemos diariamente ocorrem por impulso, no calor do momento.

4. Reveja os planos por assinatura

Cancelar ou alterar os planos por assinatura pode ajudar a dar uma enxugada no orçamento.

Reveja as contas relacionadas a serviços de telefone, televisão e internet. Questione se você realmente está usando todo o pacote que comprou. Se a resposta for negativa, considere investir em uma opção com menos benefícios e mais em conta, mas que possa atender às suas necessidades.

5. Opte por formas de lazer mais acessíveis

O lazer é um dos responsáveis pelo gasto excessivo de dinheiro. Afinal, queremos curtir e aproveitar a vida da melhor maneira possível. No entanto, é preciso descobrir formas divertidas e diferenciadas de ter bons momentos gastando menos. 

Defina o que é lazer para você e quais tipos de experiência prioriza. Anote os valores que tem gastado e veja se esse modelo realmente cabe no seu bolso. Além disso, avalie quais são as alternativas mais baratas e acessíveis para que tenha essas experiências sem perder nenhum momento incrível e economizando.

6. Leve marmitas para o local de trabalho

Se você trabalha fora e almoça na rua todos os dias, esse é justamente um dos momentos de economizar. Levar marmitas pode te ajudar a economizar uma boa grana e, de quebra, garantir hábitos mais saudáveis!

Considere separar algumas horas do seu domingo para preparar os alimentos que serão consumidos ao longo da semana, no ambiente profissional. Se preferir, você pode congelar as marmitas em casa e tirá-las do congelador apenas no dia em que levá-las ao trabalho.

Dessa forma, terá alimentos fresquinhos diariamente, reduzindo os gastos e aumentando o valor poupado.

7. Venda o que está parado em casa

É muito comum que tenhamos itens parados em casa — seja porque compramos por impulso, seja porque deixamos de usar com o tempo. De qualquer forma, essa é uma excelente maneira de fazer uma renda extra e desentulhar coisas que estão ocupando espaço dentro da residência.

Reúna toda a família e faça uma geral em todos os cômodos, veja o que não está sendo usado e coloque para venda. Faça anúncios na internet e nas redes sociais para comercializar esses itens e ganhar uma graninha extra!

8. Anote todos os seus gastos

Esse hábito pode parecer bobo, mas é fundamental. Anote no bloco de notas do celular ou em um caderninho tudo o que você gastou ao longo do dia. Inclua, por exemplo, desde a compra de uma bala até o valor de um passe de ônibus.

Faça isso tanto em horário comercial quanto nos momentos de folga. Assim, se saiu com os amigos, anote os custos com o transporte e o quanto gastou de consumação.

No fim do mês, reveja todos esses números e separe-os em categorias, como:

  • gastos essenciais e fixos (aluguel, água, luz, telefone, internet etc.);
  • gastos não planejados (tudo o que você comprou por impulso);
  • supermercado;
  • alimentação fora de casa;
  • transporte; além de outros valores gastos.

Assim, você saberá para onde foi todo o seu dinheiro a cada mês, descobrirá onde estão seus maiores gargalos e entenderá quais tipos de gastos deve reduzir para ter uma vida financeira mais equilibrada.

9. Invista em renda extra

Por último, se você já economizou em tudo que podia, reviu suas contas, diminuiu seus gastos, criou um planejamento financeiro e ainda falta dinheiro para realizar seus objetivos, é hora de considerar a obtenção de uma renda extra.

Dentre as opções que você pode apostar, estão:

É importante atuar em algo que você saiba fazer bem. Escolha uma tarefa que permita explorar suas habilidades. Dessa forma, entregará serviços de qualidade para garantir a satisfação dos clientes e receber possíveis indicações.

A renda extra ajudará a complementar sua renda familiar e suprir algumas necessidades financeiras que estão ficando em aberto — ou que surgiram sem serem previstas. Permitirá, também, que você tenha mais dinheiro para poupar e desfrutar de uma vida financeira estável e tranquila.

Saber como economizar dinheiro é fundamental para que você e sua família possam ter uma vida com mais tranquilidade e recheada de boas experiências, não é mesmo?

Gostou das dicas e quer aprender mais sobre o assunto? Siga o GetNinjas nas redes sociais e acompanhe todos os nossos conteúdos. Temos perfil no Facebook, Instagram e YouTube!

Você também pode gostar

Deixe um comentário