Comprar novos eletrodomésticos é um momento muito aguardado, seja quando se está indo para uma casa ou apartamento novo, ou para a substituição de algum que esteja com defeito. Porém, algo em que raramente se pensa é na reciclagem de eletrodomésticos: como será que isso funciona?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para solucionar suas principais dúvidas e, assim, entender qual será o destino dos seus itens antigos – e também dos novos, quando chegar seu momento. Nos acompanhe e boa leitura!

O que é reciclagem de eletrodomésticos?

Reciclagem de eletrodomésticos é o nome dado ao processo de separação, coleta e tratamento de componentes e materiais de eletrodomésticos que já não são mais utilizados, tenham eles sido danificados de alguma forma, substituídos por outros mais novos ou simplesmente sido deixados de lado.

O principal benefício da reciclagem de eletrodomésticos está na preservação do meio ambiente, pois se evita que resíduos sejam descartados de maneira inadequada, o que pode contaminar a flora, o solo e a água, por exemplo.

Porém, há uma série de outros benefícios socioeconômicos resultantes desta atividade, como veremos com mais detalhes no decorrer do conteúdo.

Tipos de eletrodomésticos que podem ser reciclados

Basicamente, todos os eletrodomésticos podem ser reciclados, desde os menores, como liquidificadores, batedeiras e torradeiras até os grandes, como geladeiras e fogões.

É fato que há maior complexidade na reciclagem dos itens maiores, diferente dos pequenos, que podem simplesmente ser levados para um ponto de descarte, mas o processo em si não apresenta tantas diferenças.

Como reciclar eletrodomésticos?

Uma vez que tenham sido separados os eletrodomésticos a serem reciclados, basta pesquisar quais são os pontos de coleta de lixo eletrônico mais próximos de sua residência e entender quais são os trâmites – se é necessário levar os itens até lá ou se eles contam com o serviço de retirada a domicílio, por exemplo.

Geralmente, reciclar eletrodomésticos é um serviço sem custos para os clientes. Inclusive, é possível encontrar empresas que oferecem o serviço de retirada gratuitamente, o que pode ser uma verdadeira mão na roda, especialmente em casos de itens maiores ou para quando há muitos eletrodomésticos.

Ainda assim, é importante pontuar que enquanto alguns eletrodomésticos podem ser reciclados em sua totalidade, outros precisam ter algumas de suas partes desmontadas, como vidros, portas e afins. Tudo vai depender das orientações do ponto de coleta de lixo eletrônico.

Independente de quais sejam elas, é importante que os eletrodomésticos sejam entregues limpos e secos. Assim, o processo de reciclagem de eletrodomésticos será mais simples e efetivo.

💡 Leia também: Conheça o concreto sustentável

Benefícios da reciclagem de eletrodomésticos

A atividade de reciclar eletrodomésticos proporciona uma série de benefícios. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:

Redução da poluição atmosférica

O benefício que mais se destaca é a preservação do meio ambiente, o que impacta diretamente na redução de gases poluentes que afetam a camada de ozônio.

Cuidar dos recursos naturais é fundamental para evitar o aquecimento global, problema do qual parte dele está em nossas mãos para ser evitados, adotando práticas menos nocivas para o meio ambiente, justamente como a reciclagem de eletrodomésticos.

É fato que reciclar eletrodomésticos por si só não será responsável por eliminar toda a emissão de gases poluentes, mas quanto mais pudermos fazer para ajudar na preservação da camada de ozônio, melhor.

Além disso, a medida de reciclagem de eletrodomésticos também transmite uma mensagem importante para as outras pessoas, que verão a medida e poderão repensar suas atitudes e comportamentos.

Geração de empregos

Um ponto que nem sempre é observado é a geração de empregos que resulta da reciclagem de eletrodomésticos. Estes empregos podem tanto ser diretos, como as pessoas que são contratadas pelas empresas que trabalham com a reciclagem, como indiretos, como os transportadores dos itens, por exemplo.

Economicamente, a geração de empregos impacta na geração de renda por parte dos trabalhadores deste setor, e quanto maior for o volume de eletrodomésticos reciclados, maior também precisa ser a mão de obra destinada a tal finalidade.

Conservação de água

Quando pensamos em recursos finitos, a água certamente é um dos principais. Afinal, basicamente todas as atividades produtivas resultam no uso da água, em especial a geração de energia elétrica, que majoritariamente deriva das usinas hidrelétricas em nosso país.

Porém, quando pensamos na reciclagem de eletrodomésticos, não apenas falamos sobre a geração de energia elétrica como também o fato de evitar a poluição da água, algo que pode acontecer quando os itens são descartados inadequadamente em rios, lagos, mares e afins.

Logo, embora o foco deste conteúdo seja falar sobre a reciclagem de eletrodomésticos, deixamos aqui a recomendação de jamais descartar qualquer tipo de material ou equipamento de maneira inadequada. Procure por pontos de coleta e oriente-se em relação às práticas corretas para tal.

💧 Ainda falando sobre água: Monte um filtro sustentável com garrafa PET

Reciclar eletrodomésticos: um ato de respeito ao meio ambiente

Se já notamos alguns dos impactos do uso inadequado dos recursos naturais nos dias de hoje, quanto maior não serão tais impactos para as próximas gerações. Em outras palavras, nossos filhos, netos, bisnetos e demais podem sofrer com isso.

Tendo isto em mente, a reciclagem de eletrodomésticos é uma atitude responsável. Embora a aquisição deste tipo de produto não costume ser feita com tanta frequência, se a cada vez que você substituir algum produto de sua casa você buscar pela reciclagem, o meio ambiente agradece.

Para além do impacto ambiental, o auxílio na geração de empregos e no sustento financeiro das famílias que trabalham neste setor é mais um motivo que nos encoraja a buscar pela reciclagem sempre que possível, além de também conscientizar amigos, familiares e colegas para que façam o mesmo.

Se você está em busca do serviço de reciclagem, conte com os profissionais do GetNinjas para lhe auxiliar nesta nobre missão. Cadastre sua solicitação na plataforma e receba até 4 orçamentos gratuitamente em seu e-mail, que te permitirão comparar as melhores condições propostas por cada um.

E aí, você já recorreu ao serviço de reciclagem alguma vez? Como foi sua experiência? Compartilhe conosco aqui nos comentários!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *