Como fazer branqueamento de legumes e vegetais

2 minutos para ler

Principalmente para quem mora sozinho, conservar os legumes e vegetais e consumir a tempo antes que estraguem, pode ser uma tarefa complicado. Isto, aliás, faz com que muitas pessoas evitem comprar esse tipo de alimento e substituir por alimentos industrializados que não são os mais indicados para manter uma dieta saudável, com quantidade suficiente de vitaminas e minerais.

Mas pode começar a comprar e consumir mais vegetais e legumes, é só fazer o processo de congelamento. Mas, se engana quem pensa que é só colocar os legumes no congelador. É preciso seguir algumas etapas, antes de colocar tudo no congelador, confira como fazer:

legumes e vegetais 1

Essa técnica é chamada de “branquear” ou “escaldar” e permite conservar as características originais, como cor, sabor e textura. Maravilha, não?!

Comece lavando e retirando as partes danificadas do alimento, descasque e corte. Ferva 1 litro de água e coloque 100 g de legumes ou verduras. Abaixe o fogo e cozinhe tudo “al dente”. Retire a porção da água com o auxílio de uma peneira e mergulhe imediatamente em um recipiente com água e gelo para dar o choque térmico, retire quando ficarem frios.

Esse procedimento evita que o alimento continue cozinhando devido ao calor que permanece, mesmo depois de retirado do fogo. Deixe escorrer a água fria e embale em saquinhos plásticos ou potes de plástico, retirando o ar.

E olha só como esse processo vale a pena: os vegetais e legumes duram até 10 meses no congelador!

Se você precisa de auxílio para mudar seus hábitos alimentares, no GetNinjas você encontra nutricionistas, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.

Você também pode gostar

Deixe um comentário