Como o Canva pode ajudar a digitalizar o seu negócio

Panfletos roxos sobre e-commerce e celulares em fundo roxo
7 minutos para ler

Não podemos negar que o mundo mudou nos últimos tempos. Seja para conversar com amigos, trabalhar, acessar as redes sociais ou contratar um serviço, praticamente tudo que fazemos é pela internet.

Durante a pandemia de COVID-19 tivemos que adaptar a maneira de viver. As pessoas não podiam sair de casa, mas continuavam precisando de serviços. 

Foi então que um mercado gigantesco se abriu para novas formas de empreender. Já parou para pensar que você precisa acompanhar essa nova realidade e digitalizar o seu negócio? 

Para ter sucesso, se digitalizar é um dos primeiros e mais importantes passos. Sabemos que contratar uma empresa de marketing para fazer isso pode sair muito caro.

É justamente para te ajudar nessa missão que o Canva e o GetNinjas se uniram. 

O Canva é um editor de design gráfico fantástico para o pequeno empreendedor. Nele, você mesmo poderá criar um logo, cartões de visita, posts para redes sociais e todos os materiais de divulgação para embarcar de vez no mundo digital. 

Não é preciso instalar nenhum programa, porque tudo pode ser feito online, por meio do site do Canva ou pelo aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Para acessar a plataforma, basta fazer um cadastro simples e gratuito. Mesmo sem ter nenhum conhecimento de edição ou design, você irá descobrir que usar o Canva é muito fácil. 

Página de cadastro do Canva

Veja nossas dicas e aprenda como o Canva pode te ajudar a digitalizar o seu negócio e deixá-lo com um ar mais profissional e conquistar a confiança do seu cliente.

Leia mais: Como vender mais usando o e-mail marketing

Começando do Zero

Mesmo sendo um profissional autônomo, ter uma boa identidade visual é muito importante. E para começar a digitalizar o seu negócio, você precisa criar a sua.

Você sabe o que é identidade visual? Nada mais é do que a combinação de itens visuais que vão transmitir a sua marca e o seu serviço. Dela fazem parte o logotipo, as cores, slogan, cartões de visita, flyers, banners, entre outros materiais.

Pode parecer complicado, mas não se assuste. O Canva está aqui para te ajudar! Vamos te dar todas as orientações para que esse processo seja leve e simples.

Antes de qualquer coisa, você precisa pensar bastante sobre qual ideia deseja transmitir para os clientes. Depois, é hora de colocar em prática, começando pelo seu logotipo.

A primeira impressão é a que fica

O seu logo é o primeiro contato entre você e o cliente. Podemos dizer que ele é a primeira impressão. É claro que você deseja passar a melhor imagem e isso é possível através de um bom logo.

O primeiro passo para digitalizar o seu negócio é pensando nas cores e na fonte (tipo de letra) que você vai usar no seu logotipo, pois elas precisam estar de acordo com o seu negócio.

Se você trabalha na área de reforma e reparos, por exemplo, é uma boa pedida apostar em cores mais fortes, fontes fáceis de ler, usar um ícone que mostra ferramentas ou um símbolo que represente a sua atividade.

Logotipo inventado com símbolo de casa, martelo e chave de fenda.

Agora vamos imaginar que você seja na área da saúde. Nesse caso, já são mais indicadas cores mais claras, tons de azul e uma fonte mais formal.

Propaganda ilustrativa com um mulher segurando estetoscópio em fundo azul

Entendeu como alguns fatores que, a princípio, poderiam parecer apenas detalhes, são super importantes?

Usando o Canva, você cria um logo em poucos minutos e não precisa contratar ninguém para isso. A plataforma conta com inúmeros modelos prontos, criados por designers profissionais. 

Basta escolher um design e começar a personalizar para deixar com a sua cara. 

Você também pode criar um kit de marca e deixar salvo seu logo, paleta de cores e fontes. Assim, toda vez que for fazer um novo material, já terá meio caminho andado. 

O “Kit de Marca” faz parte das ferramentas do Canva Pro, que é uma assinatura mensal no valor de apenas R$ 34,90, onde você encontra uma série de recursos extras incríveis para facilitar todas as criações.

Vale lembrar que usar o Canva e criar seus designs é grátis. A assinatura Pro é opcional, e vai te oferecer acesso a recursos adicionais. 

Marque presença nas redes sociais

Temos certeza que você usa as redes sociais para acompanhar seus amigos, família, estar por dentro dos assuntos que te interessam, fazer compras e se divertir, não é mesmo? Seu cliente também!

Pense em como pode ser legal estar no mesmo ambiente que o seu consumidor, em como isso pode facilitar sua comunicação. 

Uma das grandes vantagens de estar presente e ativo nas redes sociais é criar uma ligação direta com o público sem precisar gastar rios de dinheiros contratando profissionais ou empresas de marketing.

Se você ainda não tem um perfil em diferentes redes sociais, a primeira coisa que você deve fazer é criar um. Nele, você vai usar seu logo e anunciar seus serviços.

Outra dica interessante é criar postagens que mostrem a sua rotina e façam o cliente se sentir próximo, como se estivesse participando do seu dia a dia. 

Ter frequência nas suas publicações é a chave do sucesso. O ideal é postar pelo menos 3 vezes por semana.

Conjunto de páginas do Instagram com imagens de pizza.

No Canva, você cria artes incríveis para postar nas redes sociais, faz vídeos, stories, foto colagens, mensagens para WhatsApp e tudo que você precisa para divulgar seus serviços.

Além dos modelos prontos para editar, você pode começar sua criação do zero. Use seus próprios textos, fotos ou escolha algo em nossa biblioteca de imagens. As possibilidades são infinitas, basta dar asas à sua imaginação.

Invista em Marketing digital

Para você que é autônomo e não tem as mesmas possibilidades e recursos de uma grande empresa, o marketing digital é indispensável para ganhar espaço e se manter firme no mercado.

Existem diversos materiais que podem ser criados para divulgação online, como flyers, banners e cartazes. Estamos acostumados a ver esses itens impressos, mas eles também funcionam muito bem na versão digital.

Pessoa segurando um celular com imagem de propaganda ilustrativa.

Assim como você, muitos outros profissionais estão oferecendo seus serviços. Por que te escolher e não o concorrente? É mostrando os seus diferenciais que você vai conseguir fazer novos clientes.

As pessoas devem perceber que te contratar é uma grande vantagem. Para isso, você precisa oferecer qualidade nos serviços, no atendimento, flexibilidade nas formas de pagamento e outros.

Usando o Canva, não tem complicação. Você faz seus materiais de marketing com toda praticidade. Uma sugestão que damos para começar, é criar um banner profissional e atraente para divulgar uma promoção ou um flyer divulgando seus serviços. 

Fique de olho para se manter atualizado e entender os desejos do seu cliente. Levando isso em consideração, crie seus designs no Canva e depois, é só divulgar online. 

Agora que você aprendeu como digitalizar o seu negócio, coloque a mão na massa! 

Sabemos que ser um empreendedor no nosso país é um desafio diário, mas contando com o apoio do GetNinjas e do Canva, você chega lá.

O Canva está aqui para te incentivar, inspirar e mostrar que ser digital não é só para as grandes empresas.

Seu serviço vale ouro! É isso que vamos te ajudar a mostrar para o mundo. Conte com o nosso editor para criar todos os materiais de divulgação que você precisa, com muita facilidade, rapidez e conquiste cada vez mais clientes.

✨Texto produzido pelo Canvas!✨

Você também pode gostar

Deixe um comentário