Como organizar seu home office

4 minutos para ler

Se você trabalha em casa (home office), o escritório é essencial para guardar documentos, comunicar-se com seu gerente ou clientes, manter o controle das contas, entre outras coisas. E ainda que você não trabalhe em casa ter um escritório em casa pode ajudar na administração das contas da casa, para guardar documentos importantes, entre outras funções.

Home Office

Seja qual for o uso que você dá para seu escritório domiciliar, não será viável nem eficiente se você for uma tremenda bagunça. Portanto, é importante estabelecer uma rotina de limpeza e estabelecer uma organização que se adeque a suas necessidades, de forma que torne o ambiente eficiente e que as coisas sejam encontradas facilmente.

Para tanto, trouxemos algumas dicas para organizar e manter em ordem seu escritório. Confira:

Encontre o local ideal

Primeiramente, é importante que o local que você escolheu para ser seu escritório esteja situado separadamente dos outros cômodos em comum da casa, um local tranquilo em que não haja trânsito constante de pessoas. Dessa forma, é mais fácil não misturar questões de trabalho ou documentos importantes com qualquer outra questão familiar.

Escrivaninha

Investir em uma escrivaninha ampla vale a pena, pois facilita a organização.

escrivaninha

Remover o que é supérfluo

Remova o que não for necessário. Como você está em casa é muito mais fácil as coisas “migrarem” para sua zona de trabalho – por exemplo, brinquedos de pelúcia, peças de roupas, livros não relacionados com o seu trabalho. As coisas atiradas em sua área de trabalho vão se acumulando através de sua própria falta de autodisciplina. Fique atento para analisar cuidadosamente o que você precisa e o que você não precisa.

Aliás, papeis são muito facilmente acumulados. Sempre verifique o que pode ser jogado fora e, quando possível, utilize a versão on-line. Dessa forma, você diminui o volume de papel no seu escritório e ainda contribui de forma sustentável para o meio ambiente.

Cabos

Um emaranhado de fios sobre a mesa pode deixar seu escritório desorganizado e ocupar espaço desnecessário. Portanto, é interessante organizá-los como preferir, por exemplo com canaletas, agrupar seus cabos com abraçadeiras, mesas com espaço para colocar o fio por dentro, etc. E claro, quando possível utilize equipamento sem fio, dessa forma o volume diminui e fica mais fácil organizar, possibilitando um ambiente mais limpo. O mouse e o teclado sem fio são um grande exemplo disso. Se você possui impressora, mantenha-a numa mesa própria, separa da sua escrivaninha, e essa outra mesa possuir gavetas ou algum espaço para armazenamento, é ainda melhor.

cabo 1cabo 3

Iluminação adequada

Um escritório em casa precisa de uma boa iluminação para ajudar você a enxergar adequadamente em todas as horas do dia. Se o seu local é mais escuro do que o normal, considere o uso de uma lâmpada fluorescente luz do dia para iluminar o seu espaço de trabalho e para ajudar você a sentir que a luz é mais natural.

luminaria

Rotular tudo!

Se possível, invista em uma etiquetadora, pois rotulando seus documentos fica muito mais fácil e eficiente encontrar o que procura. E isso se aplica não só para documentos e arquivos, mas também para discos, material de escritório, armários.

“Use e abuse” de:

Prateleiras

Prateleiras

Gaveteiros

gaveteiro

Bandejas

bandejas

Divisórias de Gavetas

divisórias

No final de cada dia, reserve uns minutinhos para colocar tudo de volta ao lugar. Dessa forma, você mantém o seu escritório organizado e agradável para voltar no dia seguinte.

Solicite um orçamento no GetNinjas e receba o contato de até 7 decoradores na sua região.

Você também pode gostar

2 thoughts on “Como organizar seu home office

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.