Como ter sucesso com venda remota?

Mulher com fone de ouvido e microfone na frente de um notebook
8 minutos para ler

A internet revolucionou as nossas vidas, certo? Hoje em dia, é possível fazer quase tudo via  smartphone ou computador, desde compras até conhecer gente nova. 

Pensando nisso, existe um universo que ganhou um significado novo a partir do momento que essa conexão digital surgiu. Estamos falando do comércio, que agora pode ser facilmente exercitado de qualquer lugar do mundo para qualquer pessoa, de diferente localidade. 

Por isso, é bem provável que você tenha dúvidas sobre vendas remotas. Mas saiba que essa modalidade não se restringe apenas aos meios digitais e e-commerce, indo muito além com televendas, por exemplo.

No conteúdo abaixo, você descobre mais sobre vendas remotas e entende como ter sucesso quando trabalha além das paredes de um escritório! 

O que é venda remota?

Praticada há tempos, a venda remota se refere a qualquer atividade comercial exercida fora do ambiente de escritórios e de lojas. Sendo assim, caso você realize as suas vendas do conforto da sua casa, você está configurado nesse modelo de trabalho. 

De tão popular e bem sucedida que são, as vendas remotas foram adaptadas com o passar do tempo para o mundo digital. Então temos uma jornada iniciada com a comercialização de porta em porta, passando pelo televendas e catálogos, até chegar ao chamado e-commerce e venda por plataformas de redes sociais, como o WhatsApp. 

Pensando nisso, um dos diferenciais das vendas remotas, que são fundamentais para o entendimento da prática, é o fato de que você precisa entender e antecipar a necessidade do cliente. 

Imagine o seguinte cenário, você está precisando comprar uma escova de dentes, por exemplo. Por isso, você se encaminha à loja ou mercado mais próximo, dependendo da sua necessidade e do seu tempo, e compra o item desejado, sem que o vendedor precise ir atrás de você ou tentar te convencer, já que você realmente precisava daquilo.

Quando falamos de vendas remotas, esse cenário não costuma ser real. Normalmente, o vendedor precisa ir até o cliente, seja como resultado de uma busca ou trabalhando suas propagandas para divulgar seu serviço. 

Vantagens da venda remota

A venda remota pode parecer complicada e ao mesmo tempo nada vantajosa quando você pensa que é necessário um conhecimento profundo do cliente e de suas necessidades. Mas, confira aqui algumas das principais vantagens de trabalhar nesse formato:

  • maior praticidade para os clientes e para o vendedor, já que é possível realizar as transações de qualquer lugar do mundo;
  • público alvo mais definido, o que ajuda a ter mais vendas efetivas, já que o cliente se torna mais nichado e seus produtos mais direcionados;
  • a transmissão de valores se torna mais simples;
  • ganho de produtividade e redução de custos para a empresa;
  • aumenta a atuação geográfica, já que não se limita a um espaço físico;
  • diminui o Custo de Aquisição por Cliente (CAC).

Como se tornar um vendedor remoto?

O primeiro passo para se tornar um vendedor remoto é adquirir a infraestrutura necessária para que os processos possam fluir da melhor forma possível. Ou seja, se você vai se dedicar ao e-commerce, você necessitará de um site bem estruturado e uma boa equipe de atendimento ao cliente, para que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Por outro lado, se você for trabalhar com televendas, é necessário entender qual será a sua abordagem para prospectar clientes e como ocorrerá a divulgação.

Seguindo nessa linha, você já deve ter percebido que é um universo muito adaptável, que necessita de um certo investimento, mas que, principalmente, exige uma organização e a adoção de ferramentas que tornarão esse serviço possível.

Leia mais: Como começar o seu negócio do zero?

Ferramentas para venda remota

Confira a seguir uma lista de ferramentas que poderão ser uma mão na roda quando você começar as suas vendas remotas:

Homem de óculos com fone de ouvido escrevendo em um caderno na frente de um notebook.

DocuSign Gen para Salesforce

O DocuSign é um sistema de gestão de contratos, no qual você consegue assinar qualquer documento, de forma 100% legal, sem precisar imprimir e escanear para enviar para alguém.

Pensando especificamente nessa versão do software, você consegue ter contratos de vendas instantaneamente através da importação de dados. Já o DocuSign Negotiate, voltado para executivos, trabalha combinado com o Salesforce, criando contratos com dados do cliente, produto ou serviço e preços. 

Exact Spotter

O Exact Spotter é o tipo de programa considerado essencial para administrar suas vendas remotas. O objetivo aqui é acelerar e otimizar os processos por meio de um Sales Engagement, aumentando o faturamento ao mesmo tempo que qualifica os times e personaliza as abordagens. 

O ponto mais interessante desse programa é a definição de público alvo a partir de um mapeamento das ações de determinados usuários no seu site. A partir dessas informações, a abordagem se torna personalizada, entendendo se o cliente está na pré-venda, venda ou pós-venda para que ele seja direcionado para a equipe certa. 

O Exact Spotter ainda é uma ferramenta que auxilia os colaboradores, já que guia o atendente para que ele realize o melhor serviço possível. 

Agendor

O Agendor é uma ferramenta de gestão comercial, funcionando como um CRM de vendas. Para quem não sabe, CRM é a sigla do inglês Customer Relationship Management, ou seja, é a equipe responsável por otimizar todo e qualquer relacionamento de uma empresa com o seu cliente. 

Dando um parâmetro geral, o Agendor consegue criar e gerenciar funis de vendas, monitorar métricas e é um sistema que unifica diversas informações em um só lugar, sendo uma base centralizada de fácil acesso. 

Da mesma forma como a ferramenta anterior, no Agendor você também consegue mapear a jornada do cliente, além de agendar atividades organizando os colaboradores.

Outras ferramentas

Finalizando, é importante que você tenha algumas ferramentas específicas para otimizar seu tempo e organizar seu trabalho. 

Pensando nisso, você pode usar o Trello para organizar as suas atividades, o Notion para compartilhamento de insights e informações entre todos os colaboradores da empresa, o Feedz ou o Slack para comunicações internas. É importante também ter ferramentas de ligações de vídeo para se reunir com seu time de tempos em tempos, estando no conforto da sua casa. 

Melhores estratégias para venda remota

Investir no marketing digital

Pensando no ditado “Quem não é visto, não é lembrado”, a utilização do marketing digital para impulsionar as suas vendas remotas é a personificação de cada uma dessas palavras. 

Você pode se dedicar às redes sociais ou realizar propagandas pagas nas plataformas mais conhecidas, até mesmo a criação de um blog da sua marca com conteúdos na sua área de venda. Tudo isso resume algumas das principais ações do marketing digital, que te garantirão uma boa alavancada nesse universo.

Além disso, se a sua modalidade de vendas remotas for digital, o marketing é um pré-requisito para o sucesso e para que tudo corra bem na hora de realizar alguma venda.

Leia mais : MEI: como entrar no marketing digital?

Utilizar de boas tecnologias 

Desde uma boa rede telefônica até a um site bem estruturado, é importante que todas as ferramentas usadas por você estejam funcionando da melhor maneira possível, prontas para suportar a presença de clientes. 

Além disso, uma boa rede de apoio nesse sentido transmite confiança ao consumidor, que verá seu produto com melhores olhos. 

Possuir sistemas de assinatura eletrônica

Essa é uma dica de ouro. É imprescindível, para qualquer empresa que atue com vendas remotas, a presença de um sistema de assinatura eletrônica. 

A adoção de um programa com essa funcionalidade consegue otimizar tempo e dinheiro, sem que os envolvidos estejam presos às questões logísticas de distância na hora de requisitar uma assinatura. 

Depois desse artigo, esperamos que você esteja pronto para iniciar seus trabalhos com vendas remotas, ou então, impulsionar seu negócio nessa área. Se você é profissional de marketing e trabalha impulsionando as vendas remotas de outras pessoas, cadastre-se no GetNinjas e comece a anunciar os seus serviços. 

Mas se você está procurando alguém para te ajudar, conte com a gente e contrate um profissional

Você também pode gostar

Deixe um comentário