Confira 4 dicas de como trabalhar por conta própria

como-trabalhar-por-conta-propria
6 minutos para ler

Em meio ao período de instabilidade do mercado de trabalho brasileiro, muitas pessoas encontraram na informalidade uma saída para garantir o salário de cada mês. Dados divulgados pelo IBGE, em setembro de 2019, contabilizaram 38,8 milhões de brasileiros nessa situação.

Trabalhadores por conta própria também fazem parte desse grupo, que, aliás, vem crescendo bastante nos últimos anos. Na mesma pesquisa, o número de autônomos no Brasil chegou ao total de 24,3 milhões — um novo recorde até então.

Você está com vontade de fazer o mesmo, mas ainda não sabe muito bem por onde começar? Reunimos algumas dicas importantes sobre como trabalhar por conta própria e ter sucesso com essa escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o trabalho por conta própria?

Muito além de ser seu próprio chefe, trabalhar por conta própria demanda diversas características de um profissional. Responsabilidade, organização e dedicação são fundamentais na construção de sua carreira autônoma, assim como o conhecimento sobre a área em que pretende atuar.

Diversas atividades podem ser exercidas informalmente, dependendo de suas habilidades. Você tem a opção de atuar tirando fotos de eventos, dando aulas particulares ou vendendo produtos on-line, por exemplo.

Independentemente da área escolhida, saiba que alguns benefícios e vantagens de ser autônomo são comuns para todos. Confira, a seguir, os principais:

  • controle dos horários e dos dias de trabalho;
  • liberdade para trabalhar em casa;
  • independência para se dedicar a novos projetos;
  • melhora da qualidade de vida;
  • mais tempo para conviver com a família;
  • possibilidade de ganhar mais dinheiro;
  • desenvolvimento profissional e crescimento contínuo.

Como trabalhar por conta própria e ter sucesso?

Trabalhar por conta requer tanta atenção e disciplina quanto exercer um cargo em uma empresa formal. Como citamos, são diversas as áreas de atuação disponíveis e cada uma tem suas características.

Porém, alguns passos para quem está entrando no mercado informal são comuns e devem ser tomados se você deseja ter sucesso trabalhando por conta própria. As distrações estão por todos os lados, então, foque nas dicas que listamos e prepare-se para ser seu próprio chefe.

1. Tenha um bom planejamento

Antes de largar seu emprego estável para empreender, é preciso fazer um planejamento que te guie quando começar a trabalhar por conta própria. Questões pessoais e sobre o negócio devem ser pensadas antecipadamente para evitar frustrações e dores de cabeça.

Comece pelas questões burocráticas — por exemplo, conseguir um CNPJ, fazer emissão de notas fiscais e realizar contratos. Quando as bases para manter seu empreendimento estiverem claras, siga para outros aspectos do negócio, como o mercado.

Estude muito bem a área em que você atuará, avaliando desde os concorrentes até o público que deseja alcançar. Para conseguir se destacar, é preciso oferecer algo novo aos consumidores. Saber utilizar os diferenciais de seu serviço ou produto é indispensável para o sucesso.

Referente às questões pessoais, todos à sua volta deverão estar bem alinhados com a sua nova forma de trabalho. Mesmo dentro de casa, é possível separar o lado profissional do pessoal.

Escolha um local próprio para ser seu espaço de trabalho e defina horários para exercer suas atividades. Assim, todos saberão que, durante esse período, você estará indisponível para lidar com assuntos pessoais.

2. Mantenha a organização financeira

Os primeiros meses como microempreendedor podem ser os mais difíceis, uma vez que o retorno financeiro não virá tão rápido. Por isso, é importante ter um capital de giro e uma reserva de emergência que ajude a pagar as contas enquanto você monta sua carteira de clientes e explora novas formas de divulgar seu serviço.

Idealmente, essa reserva deve ser equivalente a 6 meses de seu custo de vida. Ou seja, todos os gastos que você tem com contas, aluguel, estudos e alimentação — entre outros — por 6 meses devem ser somados e guardados. Assim, você poderá montar seu negócio sem a pressão para pagar as contas de casa no fim do mês.

3. Qualifique-se

Se o seu empreendimento consiste na prestação de serviços, um diferencial para atrair mais clientes pode ser seu próprio currículo. Quanto mais você entender e saber como solucionar os diferentes problemas que seus clientes enfrentam, mais trabalhos poderá fechar.

Procure especializar-se em assuntos distintos de sua área de atuação. Por exemplo, todos os eletricistas sabem como trocar uma tomada, certo? Porém, nem todos terão conhecimento sobre os tipos de pontos de luz de um ambiente — uma forma diferente de serviço que pode ser realizada pelo mesmo profissional.

Ao demonstrar conhecimento e poder de execução sobre certos tópicos de sua profissão, você se torna uma autoridade no assunto. Isso faz com que tenha um diferencial a ser acrescentado em sua mão de obra, dando mais valor ao seu serviço.

4. Invista na rede de contatos

Encontrar novos clientes é o objetivo de todas as empresas, por isso, é importante investir na sua rede de contatos. Antes de divulgar seu negócio em diversos lugares, em inúmeros formatos, entenda quem é o seu público-alvo.

Você pode se basear em seus clientes anteriores ou imaginar qual tipo de pessoa buscaria o seu produto/serviço: se é homem ou mulher, casado ou solteiro, jovem ou idoso… Com perguntas simples como essas, é possível saber com quem falar para, então, descobrir onde falar.

Pense nos principais lugares que o seu público costuma estar presente — tanto on-line quanto pessoalmente — e vá atrás de divulgar seu negócio nesses espaços. Seja por panfletagem, e-mails, postagens em redes sociais, grupos de mensagem… Onde eles mais estiverem, esteja lá também. Assim, você não gastará dinheiro em meios inadequados e aumentará as chances de fazer clientes reais.

Além dessas dicas sobre como trabalhar por conta própria, você também consegue encontrar alguns aplicativos para celular que ajudam na busca por novos clientes e oportunidades de negócio. O GetNinjas é um deles, onde você se cadastra como prestador de serviços, faz divulgação e encontra pessoas interessadas.

Acesse o nosso site e conheça as categorias de serviços nas quais vale a pena oferecer suas habilidades. Com as dicas que apresentamos, você está mais que preparado para trabalhar por conta própria!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

3 thoughts on “Confira 4 dicas de como trabalhar por conta própria

  1. Tive uma péssima experiência em oferecer o meu serviço pela getninjas.
    Não há como se comunicar com a empresa e além de tudo roubaram da minha conta mais de 900 moedas.
    #getninjasdecepcao…

    1. Olá, Cristhian 🙂 Tentamos contato telefônico com você, porém sem sucesso. Verificamos em seu anúncio que as moedas expiraram pois atingiram o prazo de validade de 1 ano, de acordo com a data de compra. Essa situação está prevista em nosso Termo de Uso. Qualquer dúvida, entra em contato com o nosso suporte através do chat online, e-mail ou redes sociais.

      Abraços!

Deixe um comentário