Como uma ideia pode se tornar um bom negócio

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Existem coisas que marcam as nossas vidas e que a gente nunca esquece, não é mesmo? Vamos supor que uma criança leve um bolo de cenoura com chocolate para vender na escola na hora do recreio. Não dá para considerar essa aventura como um negócio, mas pode ser um início! 

Como ela não gasta com os ingredientes, não contabiliza a conta de luz, gás, nem faz o bolo, não tem como ter uma experiência mais fiel à realidade das boleiras, mas ela pode curtir o pequeno empreendimento.

Ao crescer, quem garante que ela não pode considerar a venda de bolos como sendo um bom negócio? 

É disso que vamos falar neste texto, começando por como saber se uma ideia é boa.

Como identificar uma boa ideia de negócio

Abrir uma loja ou pequena fábrica de bolos não é uma ideia nova, então já perde pontos no quesito inovação. Também há bastante concorrência. Dificilmente você não encontrará algum lugar que venda bolos em sua cidade, mesmo que não seja uma loja só de bolos. Confeitarias, padarias, mercados e assim por diante dão conta do problema. 

Então, vale a pena entrar nesse mercado?

Para te ajudar a responder essa pergunta e saber se vale a pena investir na sua ideia, tente responder as seguintes perguntas:

  1. Sua ideia responde uma demanda real do mercado? Pensando na loja de bolos, no bairro em que você mora ou levando em conta os diferenciais dos seus bolos, as pessoas da redondeza vão comprar seus bolos?
  2. Existem outras lojas de bolos ou outros estabelecimentos que vendem bolos perto de onde você pretende vender seus bolos? Eles dão conta da demanda? De que forma? 
  3. Existe demanda suficiente para mais uma loja de bolos? O mercado é potencialmente grande para essa demanda ou atende a um nicho mais específico?
  4. Como sua loja de bolo transformaria a vida das pessoas? Se sua ideia desse certo, de que maneira ela seria valorizada? Se, para além do bolo de cenoura com chocolate, também vendesse bolos veganos, outros sem glúten e lactose, poderia servir a um nicho específico e ser valorizada por esses diferenciais. Neste sentido, poderia transformar a vida das pessoas que têm alimentação muito restrita por oferecer a elas sabores incríveis dentro dessa limitação.  
  5. Você entende bem desse mercado para fazer de sua ideia um negócio? Essa questão é muito importante. Você não vai apenas vender seu bolo, precisa entender do mercado.

Se você conseguiu responder essas questões e concluiu que dá para investir na sua loja de bolos, hora de tirar a ideia do papel e botar a loja a funcionar. 

Como saber se vale a pena tirar a ideia do papel

Não dá para ter certeza de nada nesta vida. O mesmo vale para quem está abrindo um negócio ou investindo na própria empresa. No entanto, há algumas maneiras de diminuir as incertezas quanto às chances do seu negócio dar certo.

Veja como. 

Identifique o problema

Você só terá uma ideia se identificar o problema. Isso porque, para que sua ideia dê certo ou tenha chances de dar certo, ela precisa solucionar ou resolver algum problema. 

A loja de bolos é a solução para quem deseja comer algo doce, é o prato principal nas festas de aniversários, faz parte do chá das cinco e assim por diante. Quem inventou o Ifood, um aplicativo de entrega de comida e de outros produtos, visualizou o problema e achou um jeito prático e acessível de resolver esse problema. Hoje, essa solução se tornou um must have. Quase ninguém vive sem. 

Como saber se vão apostar na sua ideia? Faça pesquisas online, aplique questionários diretos e curtos, pergunte para as pessoas o que elas acham da sua ideia. As comunidades das redes sociais são ótimos lugares para ter um bom retorno sobre sua futura empreitada. Conforme os comentários recebidos ou o número de curtidas, você ainda pode descobrir outro problema para dar conta.  

Vá com calma

Mas como sua ideia não foi essa, tenha calma. Às vezes temos excelentes insights e achamos, de verdade, que nunca ninguém havia tido essa ideia antes. Geralmente estamos enganados. 

Se você tiver uma excelente ideia, depois de identificado o problema, anote tudo a respeito dela. Depois de uma semana, volte ao que escreveu. Ainda está de acordo? Acha que pode dar certo? Então, siga adiante.

Pesquise o mercado

Saiba tudo do mercado no qual você quer se inserir. A loja de bolos precisa de uma especificidade para capturar um nicho particular? Que tal, bolos para veganos, quem tem alergia a glúten e lactose e assim por diante? Ou trabalhar com bolos decorados para adentrar no nicho dos eventos? Neste último caso, você precisa ser bom com design ou com criação.

Nesta pesquisa, você vai focar em entender sobre seus concorrentes. Depois, vai colocar tudo no papel para analisar mais profundamente sua proposta ou seu plano de negócios e ajustar algumas coisas. 

Nesta etapa, vai ficar mais fácil pensar nos seus diferenciais. Afinal, sabendo do que tem no mercado, o que está faltando? E é nesse gap que você pode entrar para poder se apresentar com um diferencial competitivo. 

Conheça os potenciais clientes

Usando as mesmas ferramentas de pesquisa, entenda quem são seus possíveis clientes. É importante saber como eles lidam com o problema em questão, quais soluções já estão disponíveis e o quanto eles investiriam em sua proposta. 

Hoje em dia, as pesquisas estão muito mais voltadas a entender as particularidades desses clientes em potencial, dos seus hábitos, lugares que frequentam, assuntos de interesse. 

Quanto mais se sabe sobre aqueles que poderão ser seus clientes, mais direcionado o investimento para capturá-los.

Busque feedbacks

De novo, use as redes sociais, blogs ou outras páginas da Internet para buscar opiniões e avaliações sobre sua proposta. Muitos se atêm às respostas de amigos ou de um círculo mais fechado que, por isso mesmo, podem não ser tão honestas assim.

É importante aceitar críticas e tirar bom proveito delas, pois são elas que vão ajudar a melhorar sua solução.

Sua ideia veio para ficar ou é puro modismo?

Cuidado para não ir na onda. Muitos negócios são abertos em áreas que estão na moda, dando certo, porque a previsão é se dar bem, ganhar dinheiro e por aí vai. Mas muitas empresas também quebram pelo mesmo motivo. Às vezes, aquele negócio dura pouco.

Portanto, mesmo sem saber exatamente do futuro, verifique se sua ideia não faz parte de uma leva de ideias semelhantes que estão atualmente em voga ou se ela é uma ideia que faz sentido a longo prazo. 

Como o mercado é dinâmico, é preciso ficar atento ao que está acontecendo para mudar o que for preciso, sem delongas. A interação com seus clientes é essencial para ficar conectado com o presente.

Por onde começar?

Você já entendeu como identificar e tirar uma boa ideia do papel.
Mas, e se você não tem uma ideia? Como fica a situação? Sem pânico! Vamos te dar dicas de ideias quentinhas que acabaram de sair do forno para o ano de 2022. 

Conheça os negócios que estão em expansão e que, por isso mesmo, são bastante lucrativos:

Gastronomia

Todo mundo precisa comer, certo? E não é só um precisar. A gente gosta de comer. Nesta área, há muitas sugestões:

  • Restaurantes especializados em nichos, como: vegetariano, dietético, de saladas orgânicas
  • Alimentos congelados
  • Food trucks
  • Alimentos para crianças, visando combater alimentos industrializados
  • Bolos decorados
  • Culinária internacional, como restaurante árabe, italiano, mexicano, japonês, tailandês, peruano, etc.
  • Dar aulas de culinária, presencialmente e/ou online

Artesanato

Você tem habilidades manuais e é criativo?

Você pode trabalhar com:

  • Produtos reciclados
  • Presentes customizados 
  • Embalagens
  • Joias

Moda

Seguindo o mesmo pensamento da gastronomia, a gente também precisa se vestir. Mas não a mesma roupa todos os dias. A gente gosta de se vestir. 

Veja os negócios que estão em alta nesta área:

  • Roupas para um nicho específico, como: mulheres grávidas, crianças, plus size, etc.
  • Brechó
  • Vestidos de festa para alugar
  • Coaching de estilo

Educação

Especialmente depois da Internet, as propostas na área educacional cresceram muito em termos de diferenciais.

Exemplos:

  • Escola de idiomas
  • Reforço escolar
  • Preparação e correção de provas

Esporte

Todo mundo sabe que manter o corpo saudável é condição para a qualidade de vida. 

Conheça bons investimentos:

  • Montar uma academia com diferentes modalidades
  • Loja de artigos esportivos
  • Personal training
  • Aulas de dança

Dicas tem de monte! Além dessas áreas, há muitas opções na área de eventos, consultoria e de negócios na internet, entre outras. E para todas elas você pode contar com o GetNinjas para conseguir clientes. Faça o seu cadastro

E antes de abrir o seu negócio, fique atento para não cair na modinha. Volte às questões do texto e verifique os itens para tirar a ideia do papel.

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