O que você precisa saber sobre a contratação de serviços?

contratacao-de-servicos
6 minutos para ler

Todos os dias, realizamos nossas atividades dependendo de algum serviço prestado a nós, como água, luz, internet e transporte. Frequentemente, nos deparamos com uma nova ferramenta lançada no mercado para ajudar com os afazeres do dia a dia.

As inovações tecnológicas — sobretudo as dos smartphones — trouxeram tantas facilidades que, hoje, é até difícil nos imaginar sem elas. Pedir carona para desconhecidos, comprar itens do mercado pelo celular e receber em casa, assistir aos filmes preferidos em qualquer lugar que estiver… Essas e tantas outras possibilidades não eram comuns há pouquíssimos anos.

No entanto, para contratar qualquer tipo de serviço, é preciso estar atento às formas de trabalho de cada profissional, desde um eletricista para fazer a iluminação do jardim até um arquiteto para desenvolver um projeto.

Continue a leitura para entender o que é a contratação de serviços e como as plataformas online podem facilitar esse processo para você.

O que é a contratação de serviços?

A contratação de serviços se caracteriza pela comercialização de mão de obra, seja ela física ou intelectual. Diferentemente da compra de um produto, na contratação de um serviço o item final não é tangível, ou seja, o resultado não é um bem físico.

Há dois atores principais nesse tipo de transação. Um deles é o prestador, que fornece seus serviços à outra parte, representada pelo tomador.

Para que essa negociação seja formal — e para garantir a segurança de ambas as partes — é necessária a criação de um contrato de prestação de serviços. Ele atuará como uma garantia, na qual os objetivos, os prazos e os valores estarão registrados. Esse documento tem sua importância e itens obrigatórios que devem ser inseridos em sua formulação.

Além do contrato, é preciso estar de olho nas particularidades de cada serviço do mercado. Como existem trabalhos das mais variadas áreas, alguns pontos podem ir além do acordo entre prestador e tomador. Em São Paulo, por exemplo, algumas reformas precisam de autorização da prefeitura para serem realizadas.

Quem contrata um serviço?

É muito comum surgirem reparos e mudanças dentro de casa, sendo que nem sempre estamos aptos a realizá-los por conta própria. Problemas elétricos, de encanação ou em eletrodomésticos acontecem e só é possível resolvê-los com a ajuda de um técnico.

Por outro lado, alguns serviços podem ser contratados com o intuito de obter maior comodidade em casa. Tarefas que envolvem faxinas, passar a roupa ou caminhar com os animais de estimação são realizadas por prestadores de serviço, sem a obrigatoriedade de formação técnica.

Algumas empresas frequentemente exigem que as demandas sejam realizadas por profissionais externos, sem a necessidade de contratá-los, sabia? Por conta de tempo e quantidade de trabalho, muitas optam por profissionais autônomos para dar uma mãozinha para as equipes internas.

Quais cuidados devo tomar ao contratar um prestador de serviços?

Encontrar amigos e familiares que compartilham as experiências positivas que tiveram com alguma marca ou profissional é bem fácil. Entretanto, será que apenas se basear nas indicações de conhecidos é o suficiente para contratar alguém?

É recomendado avaliar alguns pontos acerca de um serviço com certa atenção, como qualidade, prazos e valores. Listamos abaixo 6 cuidados para tomar antes de contratar um prestador de serviços. Confira!

1. Compare além dos preços

Certamente os fatores financeiros são determinantes para a tomada de qualquer decisão de compra. Porém, quando se trata da contratação de um serviço, outros aspectos também devem ser levados em consideração ao comparar as opções. Certifique-se da qualidade dos trabalhos realizados e valorize a confiança que os profissionais te passam.

2. Avalie o domínio do assunto

Ao entrar em contato, busque entender se o profissional realmente tem o conhecimento necessário para atender às suas necessidades. Pergunte sobre suas qualificações, certificados ou comprovações de seus conhecimentos. Dessa forma, você terá certeza sobre a aptidão do contratado.

3. Analise os serviços anteriores

Peça referências de outros serviços realizados pelo profissional. Isso pode ser obtido por meio de fotos, vídeos e até de depoimentos dos clientes atendidos. Dessa forma, é possível entender o modo de trabalho dele ou ter uma ideia mais definida sobre o que esperar de resultado.

4. Entenda todos os custos do serviço

Além da mão de obra, fique atento a todos os custos que podem estar envolvidos na execução do serviço contratado. Peça ao prestador que discrimine os valores que serão necessários, como o preço de materiais e de insumos.

5. Considere a qualidade dos materiais

Em casos de compra e troca de peças, fique atento à procedência desses produtos. Mesmo que você não entenda sobre o conserto em si, pesquise sobre as marcas que costumam ser recomendadas. Caso o profissional compre os materiais, identifique se eles são originais ou de fonte confiável.

6. Evite o pagamento antecipado

Evite pagar o valor total do serviço antes de sua execução. Dessa maneira, não há riscos de cair em algum golpe ou de o serviço ficar incompleto.

Se não for possível realizar o pagamento somente no final, a prática mais comum é fazer o pagamento de 50% do valor antes de o trabalho ser feito e o restante quando for completado.

Como fazer a contratação sem burocracias?

O processo de contratação de um prestador de serviços pode ser cansativo. Além dos cuidados que citamos, é preciso dedicar tempo para encontrar o profissional ideal para a sua necessidade.

Nem sempre podemos contar com as indicações de conhecidos, tampouco conseguimos encontrar a solução para um problema em sites de busca. No entanto, já existem plataformas dedicadas exclusivamente à prestação de serviços.

O GetNinjas é a mais completa de todas, já que oferece mais de 200 tipos de serviços em um único site. Do conforto de casa, é possível encontrar profissionais especializados em assistência técnica, reformas, eventos, serviços domésticos, e muitos outros.

A contratação de serviços ficou mais fácil com esse aplicativo, que foca em conectar prestadores a pessoas que precisam de ajuda. Visite o nosso site e conheça as dez categorias de serviços que oferecemos. Você pode encontrar o que precisa direto do celular!

Você também pode gostar

Deixe um comentário