O que fazer se eu apresentar os sintomas da COVID-19?

COVID-19
4 minutos para ler

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) provoca uma doença de amplitude mundial, que acabou se tornando uma pandemia: a COVID-19. Devido ao fácil contágio e aos problemas respiratórios causados naqueles pacientes com casos mais graves, ela se tornou um motivo de grande preocupação em todo o mundo.

Nos quatro cantos do globo, países se organizam para conseguir vencer a crise da COVID-19 e conseguir driblar todas as possíveis consequências da pandemia.

Quer entender mais sobre o que é a COVID-19, quais são seus sintomas e medidas necessárias em caso de aparecerem sintomas? Continue a leitura!

O que é a COVID-19?

A COVID-19, uma doença causada pelo coronavírus, um tipo de vírus em formato de “coroa”. 

Apesar de já terem existido outros coronavírus em diferentes momentos, a COVID-19 tem se mostrado uma doença extremamente infecciosa e de fácil contaminação que afeta, principalmente, o trato respiratório.

Por isso, as medidas de proteção são necessárias.

Para algumas pessoas, de fato, os sintomas serão parecidos com uma gripe qualquer ou poderão seguir assintomáticas.

No entanto, existe uma porcentagem de pessoas que vão sofrer com sintomas e consequências muito mais graves, podendo levar, inclusive, à morte.

Quais são os principais sintomas?

Como dito anteriormente, algumas pessoas terão sintomas de gripe leve, enquanto outras poderão, inclusive, se manter assintomáticas, sem apresentar nenhum tipo de sintoma para a doença.

É preciso, de qualquer forma, identificar quais são os sintomas mais comuns para, caso eles apareçam, você seja capaz de tomar as medidas de segurança necessárias.

São eles:

  • coriza;
  • tosse;
  • febre;
  • falta de ar, em casos mais graves.

O que fazer se apresentar esses sintomas?

Caso você apresente os sintomas descritos anteriormente, é preciso tomar alguns cuidados:

  • ficar em casa por 14 dias em isolamento social;
  • apenas procurar hospitais caso o quadro se agravar, como a falta de ar;
  • permanecer em repouso;
  • hidratar-se bastante;
  • alimentar-se corretamente, para aumentar a imunidade;
  • evitar o contato com outras pessoas;
  • caso more com outras pessoas, ter separadamente os itens de uso pessoal, como pratos, talheres e copos;
  • lavar as roupas após o uso;
  • não compartilhar nenhum item com outros moradores da casa;
  • higienizar bancadas e outras superfícies diariamente.

Teletriagem GetNinjas

O GetNinjas criou um sistema de teletriagem, que vai ajudar os cidadãos a identificarem os sintomas e conseguirem tomar as medidas necessárias no momento.

Como as idas ao hospital são recomendadas apenas para aquelas pessoas que estão com os sintomas mais graves da doença, é necessário que os cidadãos com suspeita possam tirar suas dúvidas e identificar se há necessidade ou não de realizar testes de COVID-19.

O GetNinjas contará, em sua plataforma de teletriagem, com médicos para auxiliar na identificação de possíveis casos de COVID-19. A plataforma foi aprovada pela Câmara dos Deputados pelo PL 696/20, que permite a execução desse tipo de trabalho devido ao momento de pandemia que estamos enfrentando.

A COVID-19 é uma doença séria e que exige de toda a população o comprometimento para garantir a saúde e a segurança de todos.

O isolamento social se tornou uma ação fundamental para evitar a proliferação do vírus, que é de caráter muitíssimo contagioso. Essa medida ajudará a evitar o colapso dos sistemas de saúde e garantir que todos aqueles que precisam de atendimento médico realmente consigam.

Gostou do conteúdo? Quer ajudar e conscientizar seus amigos e familiares? Compartilhe este material nas redes sociais.

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário