Como ter mais criatividade em tempos de crise?

criatividade em tempos de crise
6 minutos para ler

A criatividade está em todos nós, mesmo que em níveis diferentes, pois é uma competência natural do ser humano. Trata-se de uma capacidade muito útil, pois a criatividade em tempos de crise pode trazer um grande retorno para o profissional autônomo que pratica o empreendedorismo.

Que tal entender um pouco mais sobre a importância dela no dia a dia? Continue a leitura e descubra!

Qual é a importância da criatividade?

Ela pode ser um grande diferencial para os profissionais autônomos conseguirem ter uma perspectiva diferente durante a pandemia. Muitas vezes, momentos de crise fazem com que a desmotivação cresça em cada um de nós. No entanto, utilizar essa desvantagem para enxergar novas oportunidades é um trabalho que demanda muita criatividade e inovação. 

Mesmo que não exista uma maneira específica de você usar sua criatividade em um determinado momento, existem formas de exercitar essa competência constantemente. Desse modo, quanto mais puder colocar a habilidade em prática, mais fácil será o processo criativo em diversas situações, incluindo a prestação dos seus serviços.

Por que a criatividade é necessária em tempos de crise?

Em momentos de incertezas, nos vemos desafiados a garantir uma fonte de renda para manter o nosso padrão de vida. A criatividade em tempos de crise fará com que você enxergue possibilidades para conseguir tirar proveito da situação, por mais adversa que ela pareça.

Você consegue aplicar essa habilidade em variadas circunstâncias, desde o momento do atendimento ao cliente até a hora de planejar seu marketing pessoal.

Pode não parecer verdade, mas, para o cliente, quanto mais diferenciado for o atendimento do profissional, mais vontade ele terá de fechar o serviço. Portanto, aposte na personalização de seu trabalho e ofereça o melhor de si, sempre.

Como fazer isso na prática?

Por mais que não exista um guia de como ativar a criatividade nos momentos que mais necessitamos, é possível aprimorar o que fazemos com alguns novos hábitos.

Para oferecer um atendimento exclusivo a cada cliente, é preciso aproveitar muito bem a criatividade. Com poucos passos, já é possível criar novos pontos de vista e aplicar estratégias diferenciadas na prestação de seu serviço.

Veja, a seguir, as dicas que preparamos para você.

Reinvente-se

A pandemia tem afetado o mundo todo e, principalmente, o mercado de trabalho. Muitas pessoas perderam os seus empregos: só no Brasil já foram 7,8 milhões de postos de trabalho aniquilados. Isso fez com que as pessoas adotassem outras alternativas para gerar renda.

Vendo esse cenário, é importante que você consiga se reinventar durante a crise, de forma que não seja afetado em grandes proporções. Busque alternativas para oferecer o seu serviço — como o atendimento online —, mude sua rotina, seja criativo e permita-se trocar alguns hábitos.

Mantenha-se ativo

Com tantas preocupações diárias, pessoais ou gerais, é importante saber tirar um momento para si. Sempre que você se sentir preso, com dificuldade para ter foco ou para pensar em novas oportunidades, mude de ambiente.

Sair do escritório ou de qualquer espaço fechado para tomar um sol é um bom começo. Assim, é possível sentir um pouco de ar livre para ajudar a sua mente a voltar a trabalhar de forma criativa. Também vale fazer alguns alongamentos, meditar ou somente levantar e se movimentar para ter um melhor rendimento.

Crie uma estratégia

Você pode estar muito decidido a fazer acontecer, mas, para isso, é necessário um planejamento que o direcione pelo melhor caminho. Criar uma estratégia é uma forma de se manter motivado a estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Por isso, uma vez que sentir vontade de começar, coloque no papel qual será o processo estratégico para conseguir atingir o seu objetivo.

Observe a concorrência

Sabia que olhar os seus concorrentes pode gerar bons resultados para o seu negócio? Mesmo que você seja um profissional do setor de reformas, por exemplo, observar como os profissionais de outros setores interagem com os clientes ajuda a trazer novas ideias e vantagens para o seu próprio serviço.

Não sinta receio em fazer comparações com outros profissionais autônomos. Analise o que eles fazem bem e use como referência para se tornar um profissional com mais habilidades. Mesmo que pertençam a mercados diferentes, você e seus concorrentes têm a mesma necessidade: vender serviços.

Valorize seus parceiros

Por mais que você queira trabalhar utilizando sua criatividade para buscar soluções, não precisa fazer isso sem ajuda. A busca por parceiros que o ajudem no desenvolvimento dessas soluções também é importante. De uma pequena conversa com amigos ou pessoas de sua área podem sair muitas ideias!

Uma alternativa de parceria é utilizar plataformas que ajudem a captar clientes e, consequentemente, a aumentar sua renda. O GetNinjas é um bom exemplo, já que permite anunciar os seus serviços para clientes que tenham a necessidade de contratá-los.

Nessa plataforma, vários profissionais podem se cadastrar, desde cabeleireiros até maridos de aluguel e psicólogos. São mais de 200 tipos de serviços disponíveis para cadastro. Mensalmente, chegam mais de 240.000 solicitações de clientes interessados em contratar um prestador de serviços.

Em tempos de crise, é importante considerar cada uma das dicas que passamos neste artigo. É importante manter o otimismo e não deixar que o desânimo esteja no controle.

Procure manter-se ativo, busque alternativas, trabalhe em diferentes ambientes de casa e, sempre que possível, busque um espaço ao ar livre para pensar com mais clareza. Tudo isso é fundamental para conseguir trabalhar mais eficientemente e, de quebra, exercitar sua criatividade. 

Assim, quando você já tiver suas ideias prontas para execução, não esqueça de desenhar estratégias para manter um controle e definir seus objetivos. Dessa forma, futuramente, poderá analisar com mais clareza o retorno que teve do seu trabalho.

A partir de agora, use a sua criatividade em tempos de crise e melhore constantemente sua prestação de serviços. Lembre-se de que o melhor profissional é aquele que está constantemente buscando aprimoramento.

E se quiser continuar se desenvolvendo, siga-nos no LinkedIn, no Twitter e no Facebook. Você ficará por dentro de todas as novidades por meio de nossas redes sociais!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Como ter mais criatividade em tempos de crise?

  1. Gostaria de fazer meu cadastro, mas não tenho interesse em app de celular, e nesse momento o Getninjas redireciona constantemente para essa opção.

    1. Olá, Paulo! Tudo bem?

      Sou a Thalita, aqui do GetNinjas e vou te ajudar 😉 vamos lá?

      Para se cadastrar em nossa plataforma, você pode usar o link: https://www.getninjas.com.br/anuncie
      É bem fácil, viu?

      Nesse link, você consegue assistir a um vídeo explicativo em nossa pagina no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=a7ZSYqViKQ4

      Se precisar tirar qualquer dúvida, você pode acessar o link: https://www.getninjas.com.br/ajuda/ ou enviar uma mensagem aqui pra gente!

      Espero que dê tudo certo. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.