Dicas de planejamento financeiro para quem mora sozinho

3 minutos para ler

Morar sozinho pode ser mais complicado do que se pensa, sobretudo na hora do controle de gastos e desperdícios, afinal não há com quem dividir as contas. Entretanto, é mais fácil tomar a decisão certa e fazer um planejamento financeiro. O primeiro passo é analisar quanto você ganha por mês e levantar um estimativa de gastos mensais. Confira algumas dicas para evitar imprevistos no final do mês:

Alimentação: vá mais vezes ao mercado

Para quem mora sozinho é indicado abolir o conceito de compra do mês. O segredo é ir com maior frequência ao mercado, conforme a demanda, levando pouco produtos. Embalagens menores de produtos perecíveis evitam desperdício, pois você poderá consumir de forma mais rápida, evitando que estraguem. Portanto, aqueles produtos promocionais vendidos em embalagens maiores: fuja! Para uma família pode ser vantajoso, para quem mora sozinho, muitas vezes não.

Faça sempre uma lista do que é necessário para a casa e pesquise preços antes de ir ao mercado. Esse tipo de ação pode render até 30% de economia.

Contas: Se programe!

Uma boa dica é programar o vencimento das contas fixas para datas próximas, na mesma semana ao menos. As contas espalhadas por todo o mês podem atrapalhar o planejamento, principalmente se você possuir problemas com organização. No caso das contas no mesmo período, é possível ter uma ideia melhor de quanto dinheiro restará para os gastos extras, entre outros gastos. Muito mais fácil de se programar!

Gastos extras

Os gastos com roupas, salão de beleza, saídas no final de semana, cigarros (para quem fuma) e coisas do tipo, devem ser colocados no orçamento também. Dessa forma você abarca todos os gastos mensais e não é pego de surpresa.

Transporte

Gastos com transporte públicos, táxis ou veículo, devem constar no orçamento também. Contabilize quantas vezes utiliza o transporte para o trabalho e também aos finais de semana. Para quem tem carro, os gastos com gasolina, seguro, manutenção e estacionamento também devem constar.

Limpeza

Morar sozinho pode fazer com que fique mais fácil manter a casa limpa, por isso é dispensável contratar uma pessoa para fazer a limpeza constantemente. Porém, ás vezes não há tempo e disponibilidade para fazer uma limpeza mais profunda, nesses casos, é interessante contratar uma diarista ao menos uma vez por mês.

Lavar roupas e passar

Dependendo do caso, pode sair até mais barato mandar lavar fora as roupas, sobretudo se você ainda não tem o equipamento necessário. O importante é colocar no papel e fazer o cálculo de quanto custa para fazer esse serviço em casa e fora, ao longo prazo. Não esqueça de considerar também o gasto com água e o tempo que irá demandar cada uma das alternativas.

Enxugue seu orçamento

Depois de inserir todos os gastos previsíveis no seu orçamento, parta para o passo de enxugar o seu orçamento, eliminando gastos desnecessário, planos mensais de TV que você não utilize, gastos supérfluos no mercado, passeios caros, entre outras coisas. Guarde dinheiro e faça planejamentos de curso, médio e longo prazo, tendo sempre em mente seus objetivos e sonhos.

Aqui no GetNinjas você encontra consultores financeiros para para fazer o imposto de renda, declaração de isento, para auxiliá-lo a controlar e investir seu dinheiro. Solicite um orçamento e receba o contato de 7 profissionais da sua região.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.