Dicas para reduzir o consumo de açúcar

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O açúcar proporciona deliciosos alimentos para nos deliciarmos, porém, além de ser puramente energético, se consumido puro ou com outros alimentos de índice glicêmico elevado, funciona quase como uma injeção de glicose na veia.

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Portanto, se ingerido de forma inadequada, é rapidamente transformado em glicose, que é liberada quase totalmente na corrente sanguínea e como já sabemos, tudo em excesso pode fazer muito mal, certo? Se consumido em excesso o açúcar – a hiperglicemia – pode causar diabetes e diversos outros problemas.

Para começar, é de grande utilidade saber que quando há níveis glicose no sangue maiores do que 100dg por litro de sangue, há de fato a hiperglicemia. Quando se atinge esse pico glicêmico, o pâncreas é ativado para produzir e liberar insulina na corrente sanguínea, disso decorre a transformação da glicose em gordura, que além de tudo será retida pelo organismo. Após essa liberação de insulina a taxa de glicose cai demasiadamente (menos de 70dgl) e o cérebro que precisa de glicose, passa a necessitar de glicose.

Esse ciclo de grandes picos e quedas de glicose pode ser muito prejudicial, além de contribuir para a obesidade. Confira algumas dicas para diminuir o consumo de açúcar, atingindo níveis saudáveis de consumo.

  1. Reduza aos poucos o açúcar, dessa forma você se acostuma mais facilmente com a redução. Se colocava 2 colher de açúcar no café, comece colocando apenas 1 colher de açúcar mascavo, por exemplo.

  2. O próximo passo é passe a consumir alimentos sem acrescentar o açúcar sempre, o paladar aos poucos vai se habituando e o açúcar vai se tornando menos necessário. A quantidade de açúcar ideal para comer ao dia é de 25 g, o que pode ser facilmente ultrapassado ao comer alimentos industrializados como refrigerantes, por exemplo.

  3. Leia os rótulos, isso pode ajudar a ter um controle mais preciso sobre a quantidade de açúcar que você ingere. Mas atenção para os termos utilizados nos rótulos: sacarose, glicídeos, dextrose, maltose, maltodextrina, frutose e xarope de milho – todos tipos de açúcar.

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