Os 6 principais equipamentos de proteção para eletricista

equipamentos de proteção para eletricista
3 minutos para ler

Em várias áreas de serviço, é importante contar com uma série de recursos de segurança. Sem eles, as chances de acidentes seriam bem maiores, levando a problemas de saúde e possíveis ferimentos. Esse é o caso dos equipamentos de proteção para eletricistas.

Apesar da importância, muitos profissionais acabam indo trabalhar sem tomar os devidos cuidados, o que faz com que se exponham a muito mais riscos. Se esse é o seu caso, está na hora de investir em mais EPIs para usar em seu dia a dia profissional.

Para te ajudar com isso, listamos os principais equipamentos de proteção para eletricistas.

1. Capacete

Durante a realização de pequenos reparos, pode ser que peças, lâmpadas e pedaços de vidro caiam sobre a sua cabeça. Dependendo do contexto específico e da altura, isso pode levar a fraturas sérias e até danos permanentes no seu cérebro. Felizmente, a simples proteção de um capacete é suficiente para evitar as consequências mais graves de qualquer acidente.

2. Luvas e sapatos de borracha

Esses são alguns dos equipamentos de proteção para eletricistas mais básicos, embora esquecidos com alguma frequência. Ao mexer com eletricidade, as luvas e botas de borracha atuam como isolamento, impedindo que uma corrente forte passe pelo seu corpo. Isso pode salvar a sua vida mais vezes do que você imagina.

3. Máscara

Não é tão comum, mas pode ser que o seu trabalho também te exponha a substâncias tóxicas, sendo assim, é importante ter uma forma de proteger a boca e o nariz para não inalar nada perigoso. Para isso serve a máscara. Se você usá-la no dia a dia, enquanto trabalha, já estará bem mais seguro.

4. Óculos de proteção

Os olhos também precisam estar sempre protegidos, mesmo que o risco não seja tão alto. Afinal, representam uma das partes mais vulneráveis do rosto. Simples óculos protetores são suficientes para lidar com a maior parte das partículas e possíveis faíscas que, normalmente, causariam danos à visão.

5. Protetor auricular

Dependendo de onde você fizer o serviço, precisará de equipamentos um pouco diferentes. Um exemplo disso é o protetor auricular, que protege as orelhas contra impactos e sons altos. Além de ter um efeito semelhante ao do capacete, ele ainda ajuda quem trabalha em locais com muito barulho ou opera equipamentos ruidosos.

6. Roupas antichamas

Sistemas elétricos sempre geram algum risco de incêndio, sendo muito importante tomar as medidas necessárias para a prevenção. Porém, quando o risco é muito elevado, pode valer a pena utilizar roupas que protejam você contra as chamas, permitindo que escape do fogo e procure a ajuda dos bombeiros. Mais uma vez, uma forma de evitar o pior.

Agora que você conhece os principais equipamentos de proteção para eletricistas, pode atualizar seus recursos de acordo. Considere que o mercado de manutenção elétrica pode ser bem concorrido, então, contar com as proteções cria um bom diferencial aos olhos de seus clientes, transmitindo mais credibilidade.

Achou esta lista interessante? Então compartilhe-a em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como ela pode ser útil.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.