Saiba qual a importância e como fazer o gabarito de obra!

gabarito de obra
4 minutos para ler

Você já ouviu falar do gabarito de obra? Trata-se de um momento da construção civil onde são trabalhadas as definições e marcações no lote. O objetivo é determinar os recuos, as fundações, a posição dos elementos estruturais e das paredes, por exemplo.

Infelizmente, nem todos os profissionais têm o hábito de realizar esse gabarito, por isso, acabam deixando algumas coisas a desejar na prestação de serviços.

Para te ajudar a melhorar a sua performance e os resultados em negócios na construção civil, decidimos criar um artigo explicando a importância e como fazer o gabarito de obra. 

Continue a leitura para aprender sobre o tema!

Por que fazer o gabarito de obra?

A visita técnica é muito importante para dar início ao processo de construção. Em um dos passos dessa fase, você precisará criar o gabarito de obra para entender como será a casa, onde estarão os recursos, qual será a altura da construção, e muito mais.

Trata-se de um cercado de madeira que ajudará a guiar o trabalho até que a primeira fiada da parede seja feita. É importante pontuar, também, que o gabarito precisa ser maior que a área da casa para permitir a movimentação de pessoas e máquinas envolvidas na construção.

Essa é uma das etapas mais importantes, uma vez que ajuda a prevenir erros como: 

  • desvios nas marcações; 
  • paredes tortas;
  • portas e janelas mal posicionadas;
  • cômodos de tamanhos errados;
  • fundações e estruturas desalinhadas.

Como fazer o gabarito de obra?

O gabarito de obra tem algumas etapas importantes. Dentre elas, temos a marcação do espaço da obra, o nivelamento e a marcação dos eixos da fundação. Para atuar de forma diferenciada no ramo da construção civil, é preciso entender os conceitos e aplicá-los no dia a dia nos pátios de obras.

Vamos entender como é feito um gabarito de obra?

Marque o espaço da obra

Para marcar o espaço, utilize a planta baixa para pontuar as medidas dos recuos laterais e frontais da construção. Veja, também, qual será a posição da casa no terreno e visualize o tamanho da área da obra, considerando essas informações.

Para demarcar o espaço, siga as seguintes etapas:

  • fixe o pontalete de madeira no terreno, na parte da frente, considerando os recuos laterais e frontais;
  • fixe o segundo pontalete avaliando a distância do primeiro, também considerando os recuos frontais e laterais;
  • siga repetindo esse processo para os próximos dois pontaletes, sempre respeitando os recuos e a distância entre eles.

Encontre o nível

O próximo passo é encontrar o nível da casa. Com os pontaletes devidamente fixados, é hora de começar a fazer a marcação a partir daquele que se encontra na área mais alta do terreno.

A planta baixa provavelmente tem essa informação, mas você pode conferir utilizando os pontaletes fixados. Use a mangueira de nível para marcar o nível nos demais pontaletes. Finalizado esse processo, é hora de iniciar a fixação das tabeiras com os pregos, seguindo a altura certa.

Marque os eixos da fundação

Os eixos das paredes e fundações precisam ser devidamente marcados. Identifique, no projeto, quais serão os eixos e, na sequência, fixe cinco pregos para cada um deles. 

Esses pregos são divididos como um prego central, para representar o centro do eixo: dois que vão simular as faces das paredes e outros dois para indicar as faces da viga baldrame. Finalizada a fixação dos pregos, coloque as linhas de nylon e confira as medidas para se certificar de que estão de acordo com o projeto.

O gabarito de obra é uma parte fundamental da construção civil e precisa ser considerado para a execução correta do trabalho. Ele ajuda a reduzir possíveis riscos, aumenta a precisão do que está sendo feito e, claro, garante a satisfação dos clientes.

Quer entender mais sobre as melhores práticas na área e se destacar no mercado? Siga-nos nas redes sociais e confira nossas dicas. Estamos presentes no Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.