Como parar de depender de indicação de serviços e atrair novos clientes?

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6 minutos para ler

Manter qualquer negócio com o funcionamento pleno e saudável depende de uma coisa: clientes. Peças fundamentais para empresas e prestadores de serviço, os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Além disso, a concorrência no mercado tem crescido muito. Por esse motivo, está mais difícil atrair novos consumidores sem contar com a indicação de serviços, assim como mantê-los em seu negócio.

Em meio a tantas inovações que favorecem os consumidores, é preciso saber utilizá-las a seu favor. Você já trabalhou todas as alternativas tradicionais para atrair novos clientes e está sem ideias?

Continue a leitura para saber como aumentar a sua clientela e conhecer ferramentas que podem te ajudar nesse processo!

Como atrair novos clientes sem depender da indicação de serviços?

Atrair novos clientes requer empenho e um plano de ação. Para evitar desperdício de tempo e de esforços com pessoas que dificilmente se tornarão clientes, tenha em mente alguns aspectos sobre quem você deve alcançar.

Além do mais, fique de olho em alguns itens do seu próprio negócio que podem afetar a relação com os consumidores.

Converse com o cliente certo

De nada adianta atirar para todos os lados quando se trata de encontrar novos clientes. Um produto ou serviço nunca será necessário ou agradará todo mundo. Pensando dessa maneira, você deve encontrar quem precisa de sua solução no momento certo em que surgir tal demanda.

Pense no trabalho que você oferece, onde as pessoas que precisam dele estão e em quais locais o procuram. Com base em seus antigos clientes, é possível encontrar um perfil mais propenso a fazer negócio com você.

Lembre-se de que o atendimento importa

Tanto para quem já é cliente seu quanto para os que você deseja conquistar, o atendimento oferecido deve ser da melhor qualidade possível, todas as vezes. É aquela máxima de sempre: faça com os outros o que gostaria que fizessem com você.

Oferecer um bom atendimento ajuda a conquistar o cliente e dá mais um motivo para ele voltar a te escolher entre a concorrência. A satisfação dele não se limita ao serviço recebido, mas a todo o processo. Por isso, desde o primeiro contato até o fim do trabalho, ofereça um atendimento de qualidade.

Invista em seu currículo

Mostre que você tem as habilidades profissionais de sua área de atuação, que não é só o suficiente, mas o máximo possível de conhecimento. Faça cursos especializados, conquiste certificados, receba recomendações de quem estudou ou trabalhou com você e compartilhe essas experiências em seu LinkedIn.

Todo esse conjunto ajuda a montar uma imagem de você para quem ainda não te conhece. Isso gera mais confiança em quem busca contratar sem a indicação de serviços por parte de conhecidos, além de valorizar mais sua mão de obra.

Fale com colegas de profissão

É provável que você tenha conhecidos que atuam na mesma área que a sua, mas que não realizam exatamente o mesmo trabalho. Às vezes, esses contatos mantêm clientes que os procuraram para algum serviço que não realizam, e é aí que você entra em ação. 

Fale com eles e veja se consegue algumas indicações. Assim, é até possível que aconteça uma troca de clientes entre vocês. Sua lista de colegas profissionais não deve ser vista como um conjunto de concorrentes, já que, com o apoio de cada um, pequenos empreendedores vão mais longe.  

Quais ferramentas utilizar para conquistar novos clientes?

Invista em vídeos para divulgar seu trabalho

Segundo a Pesquisa Video Viewers, realizada pelo Google em parceria com o Instituto Provokers, entre as principais motivações para consumir conteúdos em vídeo está a busca por conhecimento (29,8% dos brasileiros). Ou seja, o YouTube pode ser um grande aliado para divulgar seu trabalho.

Vídeos de tutoriais fazem sucesso e são ótimos caminhos para começar a mostrar o que você sabe fazer. Ensine coisas simples, que possam ser feitas por qualquer pessoa:

  • se você é eletricista, mostre como trocar um chuveiro;
  • se você é professor, apresente as frases mais usadas na língua que ensina;
  • se você é arquiteto, fale sobre as tendências de decoração ou de materiais;
  • se você é barman, ensine os drinks mais pedidos em eventos.

São diversas possibilidades para todas as profissões. Com um celular, já é possível começar a gravar e a divulgar vídeos relacionados ao seu trabalho.

Aproveite os aplicativos para encontrar clientes

Assim como os sites de emprego, onde você encontra vagas oferecidas por empresas e se candidata a elas para ser escolhido, há diversas plataformas para prestação de serviços.

Mais vantajoso que um site de empregos, o GetNinjas foi criado para conectar quem precisa com quem sabe fazer. No aplicativo, os prestadores podem escolher quais clientes contatar com base no pedido de serviço realizado por eles.

É mais cômodo para o cliente encontrar um profissional de qualidade, assim como é mais tranquilo para você atrair e conquistar novos públicos, já que tudo pode ser feito pelo celular, de qualquer local.

Como fidelizar os clientes atuais?

Assim que encontrar um novo contato e ele decidir fazer negócio com você, seu trabalho não acaba por aí. Em vez de reunir todos os esforços para conquistar mais clientes, é importante se dedicar aos que já tem para, então, fidelizá-los.

Mas afinal, o que é fidelizar um cliente? Quando um consumidor volta a optar por seu trabalho, significa que você satisfez suas necessidades com qualidade e dentro de suas expectativas. No entanto, não é somente de satisfação que a fidelização se trata.

Todo cliente gosta de sentir-se especial e reconhecido como alguém importante. Logo, é preciso encontrar formas de mostrar isso a ele. Um cliente assíduo é mais valioso que um contato recente porque você não precisa gastar de novo para fazê-lo comprar. 

Portanto, ouça e valorize as opiniões do público que você atende; ofereça brindes, descontos e outras vantagens após um período; trabalhe um relacionamento mais pessoal e supere todas as expectativas que o cliente possa ter.

Deixar a indicação de serviços de lado é um exercício de longo prazo, mas vale a pena dedicar todos os esforços para manter um cliente consumindo o seu trabalho e apoiando o seu negócio. 

Se você ficou com vontade de sair à procura de novos clientes depois de ler este artigo, baixe o aplicativo do GetNinjas e descubra como podemos te ajudar a construir uma boa lista de contatos. 

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3 thoughts on “Como parar de depender de indicação de serviços e atrair novos clientes?

  1. Trabalho com pisos laminados a mais de vinte anos ,mão de obra qualificada ,fiz curso na Duratec ,já fiz trabalho pra jeca pagodinho ,Tony Ramos ,Ibson ex jogador do flamengo e o mais importante eu amo o q faço

    1. Oi, Fernando 🙂

      Uau, que legal! Que tal se cadastrar em nossa plataforma para oferecer os seus serviços? Para anunciar seus serviços em sua região e receber as solicitações em seu celular, basta se cadastrar em nossa plataforma e baixar o aplicativo 🙂 É só clicar no link abaixo e preencher com seus dados: https://www.getninjas.com.br/anuncie

      Abraços!

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