O que eu preciso saber antes de instalar um ar-condicionado Split?

instalar ar-condicionado
3 minutos para ler

Oferecer o serviço de instalação de ar-condicionado exige alguns cuidados. O profissional precisa estar ciente de tudo o que envolve esse processo, conhecer a estrutura dos equipamentos e saber como executar cada etapa.

Instalar ar-condicionado não é tarefa simples, mas com estudos e atenção aos detalhes, é possível realizar o procedimento da melhor maneira, com segurança e qualidade.

Pensando nisso, para te ajudar a oferecer esse serviço e aumentar sua clientela, criamos um artigo com algumas dicas. Continue a leitura.

Fique de olho na estrutura da casa e do aparelho que será instalado

Antes de qualquer coisa, é importante entender como é a estrutura do ar-condicionado que será instalado e do espaço onde ele será colocado.

Isso é fundamental porque, durante o processo de instalação de ar-condicionado split, uma parte do equipamento fica do lado de dentro e outra fora do ambiente. Assim, conhecer a estrutura da casa é fundamental para garantir que a instalação será um sucesso.

Avalie o melhor local para a instalação

Uma vez que você conhece a estrutura da casa, é hora de avaliar o melhor local para a instalação. Aqui, é necessário conversar com o cliente e explicar a importância de escolher o espaço adequado.

É comum que os clientes tenham em mente um lugar específico para a instalação do aparelho. No entanto, você, enquanto profissional, precisa apresentar o local mais adequado, considerando os seguintes pontos:

  • estrutura capaz de suportar o peso e as vibrações do aparelho enquanto ele estiver ligado;
  • a área precisa ser livre, sem nenhum obstáculo para atrapalhar a entrada e a saída de ar;
  • é necessário que o local possibilite a instalação de tubulações de dreno, fluido refrigerante e fiação elétrica;
  • é preciso ser um local que possibilite a retirada dos filtros para limpeza;
  • a distância entre outros aparelhos é importante para evitar interferências eletromagnéticas provenientes do uso de controle remoto.

Cheque a parte elétrica

No Brasil, é possível encontrar tensões de 110v e 220v. Isso faz com que, muitas vezes, as pessoas fiquem em dúvida sobre como instalar determinados equipamentos.

É preciso que você se certifique sobre a voltagem da rede elétrica do cliente para identificar qual será a voltagem do aparelho. A tensão também deve ser compactuada para que o equipamento funcione da melhor maneira possível.

Verifique os disjuntores e as tomadas

Ainda considerando a questão elétrica, é necessário conferir os disjuntores e as tomadas. Você precisa ter uma tomada e um disjuntor próximo para instalar ar-condicionado sem nenhum empecilho.

Tenha cuidado com o acabamento

Além de todo o processo de instalação, que configura a parte elétrica e a estrutura do local, é necessário ter cuidado com o acabamento: quanto maior a cautela para que seja bem executado, maiores as chances de garantir a satisfação do cliente.

Os detalhes do acabamento precisam ser considerados para que o preparo do ambiente e a instalação do ar-condicionado split sejam feitos com maestria.

Instalar ar-condicionado exige cuidado e atenção. No entanto, se o profissional conseguir oferecer um serviço de qualidade e trabalhar, inclusive, com o acabamento adequado, a chance de conquistar novos clientes e mantê-los fidelizados será imensa.

Quer mais dicas de como melhorar a sua performance no trabalho? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn.

Você também pode gostar

Deixe um comentário