Investimento em marketing: por que os autônomos devem investir?

investimento em marketing autônomo
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Profissionais autônomos tendem a acumular muito mais responsabilidades que quaisquer outros. Gestão financeira, planejamento, atendimento, tudo isso além da entrega do serviço. Porém, cada tarefa precisa ser feita corretamente, ou seu desempenho não será o mesmo. Um bom exemplo disso é o investimento em marketing autônomo e seu impacto nos resultados dos profissionais.

Independentemente do seu segmento e do nível de renda que você deseja alcançar, é praticamente impossível ter um número bom de clientes sem algum investimento em marketing. E isso pode ser bem mais difícil para o profissional autônomo, já que ele acumula muitos outros trabalhos.

Se esse é o seu caso, saiba que vai precisar de algum direcionamento. Para ajudar, vamos falar um pouco mais sobre a importância do investimento em marketing autônomo e como você pode fazê-lo corretamente. Acompanhe.

Por que o marketing digital é importante para o profissional autônomo?

Em qualquer setor, a divulgação é um ingrediente indispensável para assegurar o melhor desempenho. Veja aqui alguns dos principais benefícios que você ganha ao investir corretamente em sua estratégia de marketing.

Promover a sua imagem

Uma das coisas que garantem que você terá bons clientes ao longo do tempo é a sua reputação. Quando mais a sua imagem for reconhecida pelo público, mais fácil é para novos leads confiarem em você e fecharem negócio. Muitos investimentos de marketing são voltados justamente para a construção de uma imagem positiva, facilitando a conversão em longo prazo.

Atrair mais leads

No fim das contas, o principal objetivo do investimento em marketing autônomo é sempre atrair novos clientes e, com isso, aumentar sua rentabilidade. Se você fizer tudo corretamente, terá sempre algum cliente agendado e não precisará se preocupar tanto com períodos de baixa demanda.

Otimizar o processo de conversão

Em marketing, “conversão” se refere ao processo de levar um lead ao próximo estágio de compra, desde o primeiro contato, passando pelo interesse no produto, até a venda e o pós-venda. Um aspecto do trabalho de marketing é tentar tornar esses passos mais fáceis, rápidos e eficientes.

Dessa forma, você consome menos tempo e recursos para captar novos leads, economizando parte do seu trabalho. Considerando a quantidade de responsabilidades que você já tem no dia a dia, qualquer otimização é bem-vinda.

Promover a fidelização de clientes

Por fim, um bom trabalho de marketing também gera benefícios mesmo depois que você fecha a venda e entrega o serviço. É para isso que serve o pós-venda e o trabalho de fidelização.

Leads fidelizados tendem a retornar com bem mais frequência para solicitar novos serviços. Além do mais, esses clientes chegam sabendo o que querem e o que esperar. Isso significa que você pode fechar qualquer pedido bem mais rápido e com menos estresse.

Como investir em marketing autônomo?

Considerando os pontos acima, já deve estar bem claro por que você deve investir em melhores estratégias de marketing em seu negócio. Porém, para ter esses resultados, você precisa saber como aplicar seus recursos corretamente.

Para ajudar com isso, separamos algumas dicas que você pode implementar. Confira!

Estude sobre seus clientes

Ante de tomar qualquer outra atitude, você precisa saber quem é o seu público-alvo e que tipo de serviço essas pessoas buscam. Sem isso, não há como elaborar um plano ou estratégia de forma consistente e efetiva.

Primeiro, você deve coletar alguns dados gerais sobre o seu público, como sua faixa etária, localidade, poder aquisitivo, entre outras coisas do tipo. Depois, avance para outros aspectos mais elaborados, como a escolha da linguagem certa e os meios de comunicação ideais para alcançar o maior público possível.

Monte um planejamento estratégico

Depois de entender um pouco mais sobre seu público e suas preferências, o próximo passo é elaborar um planejamento estratégico para seu investimento em marketing autônomo. Aplicar seus recursos sem pensar bem em como eles vão gerar retorno é o caminho mais rápido para o prejuízo.

Use as redes sociais

Graças à tecnologia digital, é possível que qualquer profissional faça um bom investimento em marketing autônomo sem depender de um grande investimento. Basta que você saiba como usar seus recursos. Um bom exemplo disso é o marketing realizado em redes sociais.

Com um perfil ou página para seu negócio, você já terá uma série de canais de atendimento com os quais seu público está altamente envolvido. Se você fizer algumas divulgações pagas, pode alcançar um grande número de leads e maximizar o seu desempenho sem grande dificuldade.

Crie um site para sua empresa

Se você presta algum serviço elaborado, no qual valha a pena oferecer amostras e informações mais detalhadas, ter um site para seu negócio passa a ser uma boa ideia. Dessa forma, qualquer lead terá um ponto para usar como referência na hora de pesquisar pelo seu trabalho e suas condições.

É importante que o site contenha os dados mais relevantes, como informações de contato, valores, tipos de serviço, entre outras coisas que ajudam o público a tomar decisões. Você pode usar várias ferramentas gratuitas para montar o seu site ideal ou contratar um profissional.

Não deixe o e-mail de lado

Ao contrário do que muitos acreditam, o e-mail marketing ainda é uma forma eficaz e confiável de divulgação para empresas. Na realidade, quando bem utilizado, ele tende a gerar os resultados mais expressivos e consistentes.

Para isso, você deve criar uma lista de e-mails com seus clientes atuais. Dessa forma, caso tenha uma nova oferta, poderá enviá-la diretamente aos seus contatos por meio do seu e-mail profissional. Ter um endereço de e-mail próprio também transmite mais profissionalismo e aumenta a confiança dos leads.

Agora que você tem essas informações, pode fazer um investimento em marketing autônomo com mais efetividade e segurança. Se quiser uma opção bem eficaz, considere usar uma plataforma de serviços com potencial para favorecer cada processo.

Se você quer fazer o melhor investimento ao divulgar seu trabalho, precisa contar com profissionais capacitados para atender bem suas estratégias e alcançar os melhores resultados. Entre em contato com a equipe do GetNinjas e veja como a nossa plataforma pode ajudar.

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