Máscara COVID-19: o que saber sobre o assunto?

máscara covid-19
3 minutos para ler

Nos últimos meses, a pandemia do coronavírus mudou a vida de praticamente todas as pessoas, tanto na parte profissional quanto pessoal. Só o número de cuidados que devem ser tomados diariamente já tem um grande impacto na forma como as pessoas agem e pensam. Um bom exemplo disso é o uso da máscara para COVID-19, uma das melhores linhas de defesa para evitar a proliferação do vírus.

Apesar de sua importância, o tema ainda causa muitas dúvidas, o que leva várias pessoas a não empregar esse recurso corretamente. Porém, a melhor forma de lidar com o problema e evitar danos maiores é se informar e descobrir quais erros podem colocar sua saúde em risco.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas informações importantes sobre a máscara para COVID-19. Acompanhe.

Como a máscara para COVID-19 funciona?

O propósito da máscara é, primariamente, impedir que o vírus se espalhe. Uma pessoa que contenha o coronavírus, mesmo que não esteja doente, pode espalhá-lo por uma área bem ampla apenas ao respirar.

O que a máscara faz é impedir que o vírus se espalhe com a mesma facilidade, reduzindo consideravelmente o risco de contágio em massa e, por consequência, o número de casos.

Qual é o tipo certo de máscara?

Existem várias opções, mas as recomendadas para a população, em geral, são a cirúrgica descartável ou a de tecido lavável. Quando confeccionadas corretamente, mesmo as máscaras artesanais passam a oferecer boa proteção. Já as de pintura e aquelas com válvulas podem não ser tão úteis porque filtram o ar que entra, mas não o que sai.

Como elas devem ser usadas?

Para que seja efetiva, a máscara para COVID-19 precisa cobrir completamente o nariz e a boca, até o queixo. Deixar uma dessas partes expostas faz com que o ar saia sem ser devidamente filtrado, tornando a máscara funcionalmente inútil. Isso aumenta as chances de transmissão, assim como as de que você contraia o vírus.

Qual é o tempo de uso?

Ao contrário do que alguns acreditam, não é boa ideia usar a mesma máscara por longos períodos. O ideal é que você troque por uma nova a cada 3 horas ou menos. Assim, se pretende ficar fora de casa por 8 horas, deve levar, pelo menos, 3 máscaras. Utilizar uma por mais tempo que isso reduz sua efetividade.

Como fazer a lavagem de máscara COVID-19?

Para evitar ter que comprar novas máscaras descartáveis, muitas pessoas preferem os modelos de pano. O processo de lavagem delas é relativamente simples. Basta higienizar a máscara com detergente ou álcool, deixando-a de molho por algumas horas e depois secando. O local onde elas vão secar não pode ser exposto demais para que o tecido não seja infectado.

Agora que você entende um pouco mais sobre a máscara para COVID-19, pode se prevenir melhor no dia a dia. E quanto mais preparado você estiver, menores serão os riscos de contrair ou espalhar a doença.

Para ajudar mais pessoas a enfrentar e se prevenir, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Mostre como todos podem se proteger durante a pandemia.

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.