Você conhece a NBR 5410? Entenda mais sobre as novas regras

norma nbr 5410
3 minutos para ler

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são responsáveis por padronizar técnicas de produção feitas no Brasil. A normalização dos produtos tecnológicos, documentais e científicos, por exemplo, é muito importante para garantir a identificação e manter a segurança de toda a sociedade.

Com isso, é comum que novas normas surjam de forma periódica. As empresas precisam estar cientes de quais são elas para adaptar seus processos produtivos. Um bom exemplo é a norma NBR 5410, que precisa ser seguida em instalações elétricas. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é a norma NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma que regulamenta a segurança em instalações elétricas de baixa tensão (que vão até 1500V em tensão contínua e 1000V em tensão alternada).

Essa norma funciona como uma orientação para os profissionais de elétrica, como eletricistas, e precisa ser considerada na elaboração de projetos de instalações comerciais, prediais, públicas, entre outros.

O profissional de elétrica precisa estar ciente de todas as normas que regem esse universo para conseguir oferecer um serviço diferenciado, completo e dentro das regularidades.

Para que serve essa nova norma da ABNT?

A NBR 5410 tem como objetivo ajudar o eletricista a prever os detalhes de uma instalação elétrica de baixa tensão, seja ela contínua ou alternada.

Essa norma busca estabelecer as condições mais adequadas para que os projetos elétricos sejam seguros a pessoas e animais, além de garantir o funcionamento ideal da instalação e dos bens que precisarão da corrente elétrica para funcionar.

A norma NBR 5410 é aplicada em instalações elétricas com as especificações:

  • circuitos elétricos que funcionam com tensão contínua de até 1500V ou com tensão alternada de 1000V;
  • áreas descobertas em propriedades, que são externas às edificações;
  • instalações temporárias, como feiras e canteiros de obras;
  • instalações análogas, reboques e locais de acampamento;
  • linhas elétricas de sinal fixas;
  • fiação e linhas elétricas que não são cobertas por normas relacionadas aos equipamentos de utilização.

Quais são os perigos do não cumprimento da norma?

O descumprimento de uma norma pode trazer diversos riscos. No caso da NBR 5410, o não cumprimento pode interferir na segurança, na conservação e no bom funcionamento de edifícios, por exemplo.

Ignorar as especificações da NBR 5410 também pode aumentar as chances de sobrecarga, mau funcionamento da instalação, curto-circuito e até de incêndio elétrico. Isso faz com que as empresas sejam prejudicadas durante as fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego, o que pode levar a problemas com o Estado.

As normas da ABNT são fundamentais para garantir a segurança e a tranquilidade de todas as partes envolvidas no processo de construção e estruturação da parte elétrica, esteja ela em construções residenciais ou em instalações comerciais.

Por isso, para ser um profissional diferenciado e que oferece um serviço transparente e seguro aos seus clientes, é fundamental que você conheça, siga e respeite a norma NBR 5410, no que tange os cuidados e as responsabilidades do eletricista.

Este conteúdo foi útil? Ficou com alguma dúvida ou quer participar da discussão? Deixe um comentário!

Você também pode gostar

Deixe um comentário