O que é PhoneGap?

2 minutos para ler

Os aplicativos para celular tomaram um grande espaço no mercado, a cada momento novos aplicativos surgem com ideias inovadoras e funções que nos perguntamos “como não pensei nisso antes?”.

Se você tem uma ideia nova, não tem muito conhecimento de programação, mas está disposto a se aventurar nessa empreitada, trouxemos uma dica que pode te ajudar e encaminhar nesse processo.

O PhoneGap é um software framework de código aberto, totalmente gratuito, que permite a criação de aplicações móveis utilizando APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) padronizadas da web. É indicado para desenvolvimento de aplicativos de pequeno e médio porte.

aplicativos

O software foi desenvolvido pela Nitobi em 2008, passando a dar suporte primeiramente a Iphone, Android e Blackberry 4, posteriormente a Symbian e WebOS e finalmente a Windows phone 7. Em 2011, a Adobe adquire a Nitobi software. Em outubro de 2011, o PhoneGap foi doado para a Apache Software Foundation (ASF), sob o nome Apache Cordova. Através da ASF, o desenvolvimento do PhoneGap passa a garantir administração aberta do projeto. Permanecendo livre e de código aberto sob a licença Apache, Versão 2.0.

Para entender melhor, portanto, o PhoneGap é um conjunto de APIs que permite que o desenvolvedor acesse as funções nativas do dispositivos, como câmera, agenda, etc; através de JavaScript, HTML5 e CSS3, em vez de linguagens específicas de dispositivo, como Objective-C. O desenvolvimento é como o de qualquer site e por isso oferece uma maior facilidade de aprendizado. Dispensando, por exemplo, longas horas de dedicação a sistemas mais complicados, como Java, além de reduzir custos do projeto.

phonegap

Outra vantagem é que as aplicações desenvolvidas são híbridas, ou seja, elas não são completamente nativas (porque toda a renderização do layout é feito através de visualizações da web em vez de quadro UI nativa da plataforma) nem puramente baseados na web (porque eles não são apenas aplicações web, mas são feitos como aplicativos para distribuição e possuem acesso a APIs nativas do dispositivo como citado anteriormente).

Para solicitar o desenvolvimento de um projeto ou se aprofundar no assunto de Desenvolvimento de Aplicativos e programação em geral, aqui no GetNinjas você encontra desenvolvedores de aplicativos, entre outros profissionais de Design e Tecnologia ou ainda pode encontrar aulas sobre o assunto.

 

Você também pode gostar

Um comentário em “O que é PhoneGap?

Deixe um comentário