Sabe aquele momento em que você está com dores no corpo e alguém faz uma pressão em pontos específicos e a dor simplesmente desaparece? Isso é chamado de reflexologia.

Podemos sentir dores no corpo por diversos motivos como lesões por atividades físicas, desgaste em atividades rotineiras e repetitivas ou mesmo em acidentes. Nesses casos, a reflexologia pode te ajudar a conter as dores e ter mais qualidade de vida.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o que é reflexologia, para que serve, quais tipos existem e as vantagens para quem as recebe, continue com a gente para descobrir! 

O que é reflexologia? 

Terapeuta fazendo massagem no pé de uma pessoa.

Se você quer saber mais sobre essa área, vamos começar explicando o seu contexto. O termo reflexologia significa estudo dos reflexos e consiste em uma técnica terapêutica no qual aplica-se uma pressão em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas.

O objetivo dessa pressão é estimular e equilibrar o funcionamento de diversas partes e órgãos do corpo. 

Não se sabe ao certo quando a reflexologia surgiu, mas ela era praticada por muitas culturas em diversos países. Existem evidências que apontam as primeiras práticas no antigo Egito e na China. 

Porém, a reflexologia moderna foi desenvolvida no início do século XX, pelo médico americano Wiliiam Fitzgerald e a enfermeira Eunice Ingham. Desde então, essa prática foi se popularizando pelo mundo.

A reflexologia costuma ser aplicada de forma complementar, por meio de outras terapias como a massoterapia, a acupuntura, a quiropraxia, a neuropatia, entre outras terapias.

Quais são os benefícios da reflexologia?

Existem inúmeros benefícios para quem recebe reflexologia, e estão relacionados ao bem-estar e a melhora na qualidade de vida das pessoas. Vamos citar aqui as principais vantagens:

Alívio das dores

Para quem costuma ter dores musculares, dor nas costas, dor de cabeça e enxaqueca ou qualquer outro tipo de dor no corpo, a reflexologia pode ser uma excelente opção.

Ao aplicar essa técnica, você poderá, dependendo do seu caso e do grau da dor, sentir os benefícios a curto prazo. 

Melhora na circulação sanguínea

Ao aplicar a pressão em pontos específicos do corpo, a sua circulação sanguínea é ativada, acarretando em uma melhora na circulação e no fluxo de oxigênio para diversas partes do corpo. 

É possível aliviar inchaços, reduzir processos inflamatórios e trazer diversos benefícios para os órgãos e articulações. 

Reduz estresse e ansiedade

No mundo conturbado em que vivemos hoje, é muito comum sentirmos sintomas de ansiedade e estresse. Se você se enquadra nesse quadro, a reflexologia pode ser uma ótima alternativa.

Ela é frequentemente usada como terapia complementar para auxiliar na redução de estresse e ansiedade, pois promove uma sensação de relaxamento e bem-estar de forma geral. 

Melhora na produtividade

Hoje em dia ouvimos falar muito sobre produtividade em diversas áreas da nossa vida. Porém, com os sintomas de estresse, ansiedade, depressão e cansaço físico e mental, fica quase impossível melhorar a produtividade.

Com a aplicação da reflexologia, é possível melhorar o seu desempenho em diversas atividades, pois a técnica ajuda na redução de muitos sintomas psicossomáticos, fazendo com que você se sinta mais aliviado e mais ativo. 

Melhora na qualidade do sono

Além de aumentar a sua produtividade, diminuir os sintomas de estresse, ansiedade e outras dores, a reflexologia também melhora a qualidade do seu sono.

Isso porque a técnica promove uma sensação de relaxamento no corpo, fazendo com que a sua noite seja mais tranquila e você consiga ter uma melhor qualidade no momento de dormir.

Melhora no sistema imunológico

conforme você reduz os níveis de estresse, o seu sistema imunológico tende a ficar mais fortalecido e a responder melhor em meio às ameaças como doenças que possam vir a surgir. 

Pontos de reflexologia

Terapeuta fazendo massagem no pé de uma cliente.

A reflexologia é dividida em três pontos específicos do corpo humano que correspondem à região em que a massagem será realizada. Vamos falar sobre cada um dos pontos:

Reflexologia podal

Como o próprio nome sugere, podal se refere aos pés e seu objetivo é estimular os pontos nas plantas dos pés, visando o alívio de dores, relaxamento e também melhora na circulação sanguínea.

Veja também: O que é reflexologia podal?

Reflexologia quirodal

Esse tipo de reflexologia está relacionada com os pontos das mãos e tem como objetivo promover o relaxamento físico e mental. Esse ponto está relacionado diretamente com os pontos dos pés.

Reflexologia facial

A facial tem como objetivo relaxar e tonificar os músculos da face, incluindo as orelhas. Ela contribui para o bom funcionamento de órgãos e articulações. Além disso ajuda na circulação sanguínea e na diminuição de inchaços.

Como a reflexologia é aplicada?

O terapeuta aplica a reflexologia usando as mãos, dedos e polegares para estimular a região aplicando a pressão nos pontos específicos dos pés, mãos e orelhas. Vamos explicar o que o terapeuta costuma fazer em uma sessão.

  • Avaliação inicial: é necessário realizar uma primeira avaliação para analisar o quadro de saúde geral do paciente, ver o histórico de saúde e problemas atuais.
  • Preparação: para casos em que a terapia seja aplicada nos pés, o paciente precisa retirar os sapatos e meias.
  • Relaxamento: com a aplicação da técnica, o paciente se sentirá mais confortável e relaxado.
  • Identificação e aplicação dos pontos: o terapeuta irá identificar quais os pontos necessários para aliviar as dores, aplicando a pressão.
  • Finalização: uma sessão pode durar cerca de 30 a 60 minutos, dependendo do terapeuta e da necessidade do paciente. No final, o terapeuta irá fornecer orientações e cuidados do pós-sessão. 

Veja também: Qual a diferença entre massoterapeuta e quiropraxista

Em quais situações a reflexologia é mais indicada?

Como já falamos ao longo do texto, a reflexologia promove bem-estar ao paciente por meio da pressão nos pontos do rosto, dos pés e das mãos. Além disso, as principais queixas de pacientes estão relacionadas a:

  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Distúrbios osteomusculares;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Infecções respiratórias;
  • Inflamações no geral.

Como você pode ver, a reflexologia pode ser aplicada em diversos casos, visto que a maioria das pessoas possuem pelo menos um desses sintomas listados acima. 

Reflexologia na medicina integrativa

A reflexologia pode ser aplicada junto a medicina integrativa, visto que é uma técnica que coloca o paciente como ator principal dos seus cuidados. Para isso, diversos profissionais podem compor o tratamento.

A medicina integrativa está associada à medicina tradicional, porém, ela não substitui nenhum tipo de tratamento aplicado pela medicina tradicional. Seu objetivo é complementar e auxiliar no cuidado da saúde do paciente de forma integrativa.

É válido lembrar que a reflexologia não cura doenças, apenas alivia os sintomas e equilibra o sistema para que o paciente tenha mais qualidade de vida.

Se você está buscando por um terapeuta para aplicar reflexologia, no GetNinjas você encontra os melhores profissionais! Receba até 4 pedidos e escolha entre os profissionais que mais lhe agradar.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você aprender um pouco mais sobre a reflexologia. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *