O que faz um médico do trabalho?

2 minutos para ler

Já ouviu falar em exame admissional e demissional?! Se você já trabalhou como CLT em uma empresa já passou por esses processos, o admissional é realizado quando o funcionário é contratado e o demissional quando está de saída da empresa, em ambos o médico avalia as condições físicas, como frequência cardíaca, pressão arterial e o psicológico do funcionário. Mas para que serve a medicina do trabalho? Tire suas dúvidas.

O médico do trabalho tem a responsabilidade de avaliar os trabalhadores afim de garantir que as condições de trabalho ou o tipo de serviço não prejudique a saúde do mesmo. Alguns exames também são realizados periodicamente para avaliar a saúde ocupacional do trabalhador.

médico do trabalho

O médico do trabalho segue um programa chamado PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), através dele o profissional traça ações para a empresa, como:

Vacinação –  essa ação é voltada, principalmente, para os trabalhadores de postos e hospitais, onde o risco de contrair doenças é maior, por exemplo: vacinação contra a gripe.

Combate ao tabagismo – palestras, campanhas e orientações sobre os efeitos do cigarro para a saúde.

médico 2

Outros tipos de exame que são realizados, além do admissional e demissional:

Mudança de função: quando o funcionário é promovido ou muda de função, é preciso realizar o exame caso os riscos ocupacionais sejam diferentes da função exercida anteriormente.

Retorno ao trabalho: esse tipo de exame é realizado quando o funcionário ficou afastado 30 dias ou mais por conta de problemas de saúde ou parto.

No GetNinjas você encontra empresas especializadas em segurança do trabalho, inclusive médico do trabalho, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.