Qual a função de cada operário na obra?

3 minutos para ler

pedreiros

Na hora de construir ou reformar muita gente acha que é só contratar um pedreiro e explicar qual serviço será realizado. Mas é aí que muita gente se engana. Existem pedreiros especializados em algumas áreas específicas como construção, acabamento, pisos, alvenaria. Por isso é importante conhecer a função de cada operário dentro da obra. Confira agora a explicação de cada função.

Encarregado geral de obras

É o encarregado pelo planejamento e monitoramento da obra. Faz montagens e instalações eletromecânicas, lançamento de cabos em linhas de transmissão. É um profissional muito parecido com o mestre de obras, por isso veja qual a sua necessidade antes de contratar os dois operários.

Mestre de obras

É o encarregado por coordenar toda a obra. O mestre de obras é responsável por todos os outros profissionais: carpinteiro, pedreiro, serventes, etc. Verifica a planilha de materiais, gerencia as compras, analisa os relatórios e supervisiona a qualidade do serviço e o prazo da obra.

Pedreiro

Lembra que lá no começo do texto falamos que existem pedreiros especializados em cada setor da obra? Então é nessa hora que você precisa prestar atenção. Veja quais serviços devem ser realizados na sua obra, procure profissionais especializados e descreva detalhadamente o serviço, para que assim o pedreiro certo possa atender sua reforma.

Servente ou auxiliar de pedreiro

Como o próprio nome já diz, ele será responsável por auxiliar o pedreiro durante a obra. Fará a preparação de massas, remoção de material, carregamento de entulho e qualquer outro serviço que o pedreiro precisar.

operários

Carpinteiro

Tudo que envolver madeira durante a obra fica sob a responsabilidade do carpinteiro: tapumes, andaimes, montagem de formas e esquadros, corte de peças, entre outros.

Armador de ferro

É responsável por cortar e moldar as estruturas, vergalhões e ferragens e por qualquer outro serviço que envolva ferro durante a obra.

Engenheiros e Arquitetos

Devem, obrigatoriamente, acompanhar todo o processo da obra, desde o planejamento até a finalização.

Pintores, encanadores e eletricistas

São os responsáveis pelos acabamentos. Colocar toda a tubulação, fazer as instalações elétricas e pintar todo o imóvel. Lembrando que existem pintores especializados em diversas áreas: pintura de interiores, exteriores, predial, comercial, texturização, entre outras.

Agora você já conhece cada função dos operários na obra. No GetNinjas você encontra arquitetos, pedreiros, pintores e todos os profissionais para realizar uma construção ou reforma, basta solicitar um orçamento para receber o contato de até 7 profissionais na sua região.

Você também pode gostar

Deixe um comentário