Estamos vivendo, atualmente, em um país com altos índices de criminalidade e por conta disso contratar um profissional porteiro, tanto residencial quanto comercial, é fundamental para a nossa segurança e das pessoas que estão ao nosso redor.

Muitas pessoas estão migrando para condomínios de casas ou apartamentos para se sentirem mais seguras, principalmente, para aqueles que moram em regiões metropolitanas. 

Pensando nisso, vamos abordar quando é o momento ideal para contratar um porteiro, vamos explicar o que esse profissional pode fazer e quais as dicas essenciais para contratá-lo. Confira!

O que faz um porteiro?

Se você tem interesse em contratar um porteiro para a sua residência, comércio, condomínio ou mesmo para cuidar da rua da sua casa, é fundamental saber o que esse profissional pode fazer.

Antes de mais nada, vamos entender quais são as atribuições de um porteiro. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em uma propriedade. 

Normalmente, as suas funções incluem:

  • Abrir e fechar os portões de entrada e saída dos locais;
  • Verificar identificação;
  • Monitorar câmeras de segurança;
  • Registrar as entradas e saídas.

Além disso, alguns porteiros podem fornecer informações aos visitantes como orientação de ruas dentro dos condomínios e também manter a ordem do local.

Veja também: Aprenda a instalar o olho mágico na porta

Tipos de porteiros

Existem diversos tipos de porteiros, mas isso pode variar de acordo com o contexto e as necessidades do local onde se deseja contratar esse profissional. Vamos trazer os tipos mais comuns de contratação.

Porteiros de prédio

Os porteiros de prédios são responsáveis por controlar o acesso a um edifício residencial ou comercial, podendo ser em condomínios de casas ou apartamentos. 

Normalmente, eles trabalham em turnos para não ficarem muito cansados, perdendo o foco e a atenção. Assim, eles conseguem se manter atentos aos pequenos sinais de atenção. 

Porteiro de estacionamento

Como o próprio nome sugere, o porteiro de estacionamento tem como objetivo controlar o acesso a estacionamentos de shoppings, restaurantes, estabelecimentos comerciais e outros locais.

Geralmente, além de estacionar os veículos dentro das vagas, eles precisam lidar com o dinheiro do estacionamento. 

Porteiro de hotel

Esses profissionais têm a responsabilidade de recepcionar os hóspedes e garantir que eles se sintam seguros e que tenham uma boa estadia no local.

Além de trabalharem com turnos diferentes, os porteiros de hotel precisam lidar com as necessidades dos hóspedes e também resolver problemas, caso ocorram. 

Porteiro de segurança

Os porteiros de segurança são responsáveis por garantir a segurança de empresas ou instituições privadas. 

Em casos de emergência, esses profissionais precisam ser treinados para saber como lidar nessas situações, para que o problema se resolva da melhor maneira possível. 

Porteiro de eventos

Como o próprio nome diz, esses profissionais são responsáveis por controlar o acesso em eventos como festas privadas, conferências, concertos, shows, entre outros. 

Eles precisam ser comunicativos e pacientes para saber lidar com pessoas de diversos perfis. Assim, ele pode manter a segurança do local sem gerar discussões ou brigas. 

Porteiro de restaurante

Esse tipo de porteiro costuma ser contratado por restaurantes mais sofisticados ou que possuem grande prestígio. 

Sua função é ficar em frente à entrada do restaurante vigiando o perímetro para garantir a segurança dos clientes.

Porteiro virtual

Muitas pessoas nunca ouviram falar em porteiros virtuais. Esse tipo de serviço consiste na instalação de um sistema na portaria do prédio e controla os acessos à propriedade.

Os moradores conseguem acessar o condomínio por meio do sistema, usando tags ou leitores biométricos. A comunicação é feita por meio do interfone, sem a necessidade de contratar um profissional. 

Esse tipo de serviço pode ser inovador e ter seus benefícios como o custo de não contratar um funcionário e a rapidez para entrar em contato com o visitante. 

Mas, também existem os pontos ruins como a segurança de uma pessoa e a entrega de encomendas caso você não esteja em casa no momento.

Dicas para contratar um porteiro

Agora que você já sabe o que faz um porteiro e quais tipos existem no mercado, vamos trazer dicas valiosas para você conseguir contratar o melhor profissional para a sua residência ou comércio.

Peça referências de conhecidos

Essa dica é muito importante para esse tipo de profissional, pois ele precisa ser de extrema confiança para cuidar do seu local e das pessoas que estão nele. 

Por isso, peça referências de amigos, familiares e outros profissionais que já contrataram esse serviço. Assim você terá mais confiança para escolher o melhor porteiro.

Além disso, você saberá que ele é responsável e sabe como realizar as atividades destinadas à função corretamente.

Veja também: Segurança residencial

Avalie o currículo do porteiro

Para saber se ele possui as aptidões necessárias para a função, verifique em quais estabelecimentos ele já trabalhou e por quanto tempo.

Assim, você consegue analisar se ele tem o perfil adequado ao local que você possui. Por exemplo, se você precisa de um porteiro de restaurante, é importante verificar se ele possui experiência nessa área.

Verifique registros criminais

Essa dica pode parecer óbvia, mas é de extrema importância, até porque o objetivo ao contratar um porteiro é que ele zele pela segurança e bem-estar do local e das pessoas.

Por isso, pesquise o histórico criminal do porteiro para garantir que ele tenha a ficha limpa. 

Realize testes

Para saber se o porteiro está apto a trabalhar, nada melhor do que a aplicação de testes. Você pode pesquisar na internet ou mesmo perguntar para outros porteiros quais são as atividades essenciais que o profissional precisa saber. 

Assim, você pode criar algumas perguntas simulando casos em que o profissional terá que agir. 

Treinamento de segurança

Além de todos os itens mencionados acima, você pode verificar se o porteiro possui algum certificado de treinamento em segurança.

Isso é um diferencial na hora de escolher entre diversos profissionais, pois quanto mais treino, mais apto está para exercer a função.

Quando contratar um porteiro?

Essa pergunta pode variar muito, dependendo do contexto e da sua realidade. Você pode contratar um porteiro quando sentir a necessidade de ter alguém cuidando da segurança da sua propriedade. 

Algumas situações comuns em que é recomendado a contratação de um porteiro são:

  •  Garantir a segurança de moradores em um prédio;
  • Garantir uma boa estadia em hotéis;
  • Garantir a segurança das pessoas em eventos;
  • Garantir a segurança dos funcionários de um estabelecimento.

Se você está pensando em contratar um porteiro para a sua casa ou comércio, no GetNinjas você encontra os melhores profissionais! Veja as avaliações feitas por outros clientes, recebe os orçamentos dos profissionais e escolha o melhor. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a fazer a melhor escolha ao contratar um porteiro.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *