Serviço de diarista: 5 dicas para inovar seu trabalho

mulher diarista vestindo uma camiseta azul clara. Ela segura um balde cinza em uma das mãos e na outra uma vassoura com cabo vermelho e cerdas amarelas
8 minutos para ler

A rotina cada vez mais acelerada do mercado de trabalho tem levado a uma alta no volume de contratações por diaristas. Estes profissionais do setor da limpeza são responsáveis por manter o ambiente limpo, atuando em residências e empresas. 

Entretanto, com a alta na demanda, é preciso saber como se destacar para inovar o trabalho e conquistar cada vez mais clientes. Afinal, essa profissão possui uma grande rotatividade de autônomos e terceirizados. Algo que, leva ao baixo rendimento dos profissionais.

Para te ajudar neste contexto, preparamos um conteúdo especial com 5 dicas para inovar o seu trabalho e obter sucesso na profissão. Continue conosco e saiba mais!

Por que fazer um bom trabalho?

Para introduzir novos métodos para inovar seu trabalho como diarista, é preciso entender quais são os principais benefícios de fazer um bom trabalho. Pois, são esses benefícios que irão motivar você a ir em busca do sucesso no mercado de trabalho.

Assim como em qualquer outra profissão, na área da limpeza, a fidelização de clientes é muito importante. Ou seja, se o trabalho for bem feito, os clientes podem adquirir confiança e contratar os seus serviços com frequência.

Outro ponto positivo, é o ganho de referências. Caso os clientes gostem do trabalho, eles podem indicar o seu contato para mais pessoas, algo que, também eleva as suas chances de aumentar a base de clientes e faturar mais.

Ao prestar um bom serviço, você também pode se destacar entre os seus concorrentes. Imagine que, ao analisar o seu serviço, o cliente notou diversos afazeres que deixaram o serviço ainda mais completo e que não foi feito por nenhum dos profissionais anteriores?

Os clientes podem notar essa mudança e isso irá alavancar os outros dois pontos positivos que já mencionamos acima: a fidelização e a indicação. 

Dicas para inovar como diarista

Trabalhar como diarista exige muita organização e readaptação frequente desses profissionais. Isso porque, por atuar cada dia em um local diferente, é necessário saber como atender as diferentes expectativas de cada cliente.

Mas, independente da mudança constante do local de trabalho, existem alguns métodos fundamentais que você pode aplicar em todos os serviços como diarista para ganhar destaque na área. Sem mais delongas, vamos direto às nossas dicas.

Conheça o local de trabalho

Antes de colocar a mão na massa e começar os trabalhos, busque conhecer bem o local onde você irá exercer o serviço de diarista. Junto ao empregador, avalie cada área do imóvel e tire todas as dúvidas com relação às atividades que devem ser feitas.

Verifique quais os costumes do local

Outra dica que não pode passar despercebida é a verificação dos costumes do ambiente. Ou seja, identifique como funciona a rotina, o estilo de vida do empregador e saiba como as coisas funcionam ali. 

Dessa forma, você estará em alerta sobre qualquer possível regra pré-estabelecida pelos moradores da casa, evitando que um possível detalhe deixe uma visão negativa do serviço prestado.

Olhe os produtos de limpeza

Ao contatar o dono ou responsável pelo local, busque saber onde se encontram os produtos de limpeza e quais são os mais utilizados pelos moradores. Dessa forma, você irá compreender quais são as preferências do cliente e se falta algum produto para a realização do serviço.

Não se atrase

Ser pontual é algo fundamental em qualquer profissão. Afinal, atrasos podem gerar uma má impressão e, afetar o rendimento do trabalho e, ainda, frustrar o empregador que pode perder algum compromisso por estar esperando por você.

Portanto, busque anotar na agenda o horário exato em que deve chegar na residência para a prestação do serviço e sempre lembre-se de sair de casa com um tempo de antecedência considerável. Dessa forma, você pode evitar que possíveis imprevistos no caminho atrasem o seu trajeto até o local.

Seja eficiente

A última dica é uma das mais importantes e irá garantir que o seu serviço seja impecável e dinâmico. E, para ser uma diarista eficiente, é preciso que você coloque todas as suas prioridades em uma lista.

Portanto, ao receber a solicitação do cliente, saiba quais são as principais necessidades dele com relação a limpeza do local para garantir que tudo será feito conforme o solicitado pelo empregador.

Algo que irá poupar o seu tempo de serviço e proporcionar ainda mais eficiência para o seu dia a dia de faxina é deixar todos os equipamentos, utensílios e produtos que você pretende utilizar próximos ao local de cômodo em que você irá limpar, como forma de evitar idas e vindas pela casa.

E, ao fim da faxina, é importante guardar todos os materiais utilizados, assim como embalagens de produtos usados durante o trabalho, mantendo também os panos limpos e no local correto.

Uma dica extra nesse tópico é anotar os feedbacks positivos e negativos. Busque sempre avaliar com o cliente se o serviço fornecido atendeu aos requisitos solicitados previamente e, se não, busque saber o porquê.

Elogios e críticas são fundamentais para que você desenvolva as suas habilidades e consiga evoluir em alguns pontos para ser um profissional eficaz em todos os serviços a serem prestados. Algo que, além de proporcionar destaque, irá te garantir muitas indicações para mais serviços.

Qual o escopo de trabalho da diarista

mulher diarista segurando um borrifador e um pano. Ela está usando luvas amarelas

A diarista é uma profissional que pode ser contratada para exercer diversas funções previamente combinadas com o empregador. Confira abaixo alguns serviços que podem ser incluídos no trabalho de uma diarista:

  • Manuseio de equipamentos de limpeza;
  • Lavar e colocar roupas e calçados para secar;
  • Arrumar camas;
  • Arrumar quartos e salas;
  • Trocar roupas de cama, mesa e banho;
  • Conservar a limpeza da cozinha;
  • Limpar a parte externa da casa;
  • Cuidar das plantas do ambiente interno;
  • Fazer arrumação da casa;
  • Limpeza de banheiro, incluindo limpeza de privadas e desinfecção;
  • Passar roupas em geral;
  • Limpeza suave de pó;
  • Limpeza pesada de pisos porosos, rústicos ou com sujeira densa;
  • Limpeza de vidros, sacadas, espelhos e janelas em geral;
  • Aspirar o chão, cortinas, tapetes, carpetes e tudo que necessitar desse aparelho específico;

Como combinar o que será feito

Além de prestar um bom serviço, é preciso entender quais são as necessidades do cliente e alinhar todas as dúvidas relacionadas ao ambiente a ser limpo. 

Para isso, antes de passar o valor total do serviço ao cliente, busque realizar todas as perguntas necessárias para que o valor cobrado seja justo para você e para o cliente.

Deixe claro quais tarefas você realiza e avalie se será necessário comprar algum produto de limpeza ou acessório específico para a realização do serviço. E, caso necessário, faça uma lista do que ainda falta e envie para o cliente.

Com isso, além de demonstrar ao cliente o seu profissionalismo, você também irá garantir que não haverá nenhum prejuízo ou custo extra não recompensado. 

Outro detalhe que deve ser alinhado com o seu empregador, é a quantidade de dias na semana em que o dono do local deseja receber os seus serviços. 

É válido reforçar que, caso o empregador solicite sua presença mais de duas vezes na semana, por lei, é necessário a assinatura na carteira de trabalho para que você possa usufruir de todos os direitos trabalhistas. 

A ordem da limpeza também deve ser combinada com o seu empregador para estabelecer qual será a sequência da faxina. Quartos, salas, banheiros, varanda, cozinha, área de serviço?

Portanto, busque saber se existe alguma sequência pré-estabelecida pelos moradores ou se o serviço pode ser organizado do seu jeito. Com todos os requisitos definidos com o empregador, você pode definir o valor a ser cobrado pela diária e marcar a data para a realização do trabalho no local indicado pelo cliente.

Ao seguir todas essas dicas, você poderá se destacar ainda mais como diarista e adquirir cada vez mais clientes. 

Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as dúvidas sobre como inovar o seu trabalho e se tornar cada vez mais eficiente no dia a dia de prestação de serviços de limpeza para o lar.

Se você quiser aumentar sua cartela de clientes, cadastre-se no GetNinjas e veja seus números aumentarem!

Leia também:

Você também pode gostar

Deixe um comentário