Como saber se os serviços de reforma são bons e confiáveis?

serviços de reforma
6 minutos para ler

A modernização do mercado de serviços trouxe mais comodidade para quem busca por prestadores, principalmente no ramo de construções. Hoje, já existem diversos sites e aplicativos que facilitam o contato entre cliente e profissional. Por outro lado, com a longa lista de opções, surge a dúvida de como saber se as ofertas de serviços de reforma são mesmo confiáveis.

Continue a leitura para descobrir como avaliar bem um prestador de serviços da área de construção antes de contratá-lo. Também mostraremos quais são os documentos fundamentais que você deve ter antes de iniciar uma obra.

Quais documentos são necessários para fazer uma reforma?

Para evitar que a sua obra seja impedida de continuar, é importante ficar de olho nos documentos necessários para a autorização dos trabalhos. Primeiramente, saiba que todo tipo de reforma ou construção que modifique a estrutura original da planta do imóvel deve conter o alvará da prefeitura.

Além disso, as obras precisam ser acompanhadas por um arquiteto ou um engenheiro civil. Esses profissionais devem ter o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), no caso do arquiteto, ou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), no caso do engenheiro.

Ambos documentos comprovam que projetos, obras ou serviços técnicos na área de Arquitetura e Urbanismo têm um responsável devidamente habilitado para realizar tais atividades.

Por fim, é fundamental apresentar o projeto arquitetônico e a escritura do terreno para que a administração pública possa analisá-los e aprová-los. Com isso, sua obra estará pronta para ser iniciada legalmente.

Os serviços de autônomos são confiáveis?

Com o desemprego ainda em alta, muitas pessoas têm considerado a possibilidade de trabalhar por conta própria. Segundo dados divulgados pelo IBGE, no trimestre de novembro de 2019 a janeiro de 2020, o país contava com 24,6 milhões de autônomos.

Grande parte desses profissionais encontraram um sustento no ramo de reformas e reparos. Só no setor de construção, por exemplo, são 4,029 milhões de trabalhadores atuando por conta própria, de acordo com cálculos do FIESP.

Mesmo que essas pessoas não tenham vínculos com qualquer empresa, há alguns documentos que você pode verificar antes de contratar um profissional autônomo, de modo a garantir mais segurança sobre sua atuação. Veja alguns deles abaixo.

Contrato social e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

De acordo com uma pesquisa realizada pelo GetNinjas, 51,2% dos profissionais cadastrados no aplicativo são formalizados como empresa ou Micro Empreendedor Individual (MEI). Isso indica que mais da metade dos trabalhadores têm autorização legal para exercer suas atividades.

Com o CNPJ do profissional em mãos, é possível consultar a situação cadastral da pessoa jurídica no site da Receita Federal. Outras possibilidades incluem conferir a data de abertura do cadastro, identificar as atividades econômicas desempenhadas e verificar a sua localização.

Alvará de localização e funcionamento

Esse documento é emitido pela Prefeitura e permite o funcionamento da empresa. Mesmo que os serviços de reformas e reparos residenciais sejam prestados nos domicílios dos clientes, as funções administrativas da empresa devem ter um endereço fixo autorizado.

A prestação de serviços que envolve pequenos reparos residenciais — como a troca de portas e azulejos ou a pintura e reforma de paredes/divisórias — é uma atividade que não depende de responsabilidade técnica, nem de autorização em órgãos ou entidades específicas.

No entanto, busque entender o histórico profissional do prestador de serviços que você deseja contratar. Para isso, é possível verificar os seguintes fatores.

Tempo de experiência

O período que o profissional exerce a atividade indica a sua habilidade em realizar o serviço que você deseja. Afinal, quanto mais tempo ele estiver ativo no mercado, mais aprendizados e conhecimentos apresentará sobre o mesmo problema.

Uma pesquisa realizada pelo GetNinjas constatou que mais de 50% dos profissionais cadastrados na plataforma têm entre 7 e 20 anos de experiência na área e 64,31% já trabalhavam no segmento ou estavam em busca de mais clientes. Assim, ao contratar um profissional experiente, a execução do trabalho será rápida e eficaz.

Projetos anteriores

Com tantos projetos realizados, um profissional bem preparado costuma ter um portfólio composto por alguns de seus principais trabalhos. Portanto, consulte esse material sempre que possível, antes de contratar qualquer prestador de serviços. Dessa maneira, você já consegue entender se o perfil de determinada pessoa está dentro de suas expectativas.

Avaliações de clientes

Caso você tenha recebido uma indicação, busque conversar com o cliente que contratou os serviços do profissional para entender todos os pontos positivos e negativos da experiência que ele teve. Esse contato também é uma oportunidade para checar a qualidade do trabalho realizado.

Para ter mais confiança antes de fechar negócio com um profissional, você também pode formalizar a reforma com um contrato de prestação de serviços. Dessa maneira, todas as partes terão suas obrigações e garantias esclarecidas, caso ocorra algum imprevisto.

Na era da “Uberização” do trabalho — termo que provém do nome da empresa Uber e classifica o modelo de trabalho mais informal e por demanda —, diversos tipos de serviços podem ser contratados por meio de aplicativos de celular.

Essas plataformas conseguem conectar pessoas que têm um problema ou necessidade específica a profissionais capazes de ajudá-las no momento certo. Com base nas localizações, os clientes podem solicitar orçamentos a diversos prestadores da sua região e recebê-los direto no celular, do conforto de casa.

A comodidade é o maior benefício para ambos os lados, já que não é mais preciso sair às ruas em busca de clientes ou prestadores. A contratação online é uma realidade que facilita o dia a dia de todos, principalmente quando focada em serviços de reformas e reparos.

Com todos os documentos em mãos e as dicas de avaliação em mente, é possível saber se os serviços de reforma são bons e confiáveis já pelo celular. Seja para contratar um autônomo, seja para buscar uma empresa, os cuidados que envolvem uma negociação tranquila são os mesmos.

Gostou das informações? Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas. Estamos no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário