Trabalho autônomo: drible o desemprego e ganhe dinheiro

6 minutos para ler

Conhecer pessoas que deixaram seus trabalhos estáveis para empreender está se tornando cada vez mais comum. No entanto, nem todas tiveram a oportunidade de escolher e foram desafiadas a trabalhar por conta própria para enfrentar a alta do desemprego que abalou o país. Ambas situações influenciaram no crescimento do trabalho autônomo e impactaram o cenário do desemprego no Brasil.

Ter mais flexibilidade de horário, independência e liberdade para atuar da maneira que preferir são fatores atrativos quando se fala em trabalhar por conta própria. Além do mais, ao considerar uma mudança de carreira, é possível experimentar novas possibilidades antes de fazer a troca de emprego.

A decisão sobre qual caminho seguir deve ser baseada em suas habilidades e conhecimentos, bem como nos principais objetivos que você tem com essa mudança. Quer saber como se preparar para ser autônomo? Continue a leitura e descubra!

Como é o trabalho autônomo no Brasil?

Como um reflexo da crise econômica que atinge o país desde 2014, a diminuição de vagas formais de trabalho fez com que o brasileiro buscasse alternativas para gerar renda. O aumento do número da população ocupada se deve a duas das principais opções escolhidas: a informalidade e o trabalho autônomo.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo IBGE, no último trimestre de 2019, o número de trabalhadores por conta própria chegou a 24,6 milhões — um novo recorde. O ato de empreender já não é mais motivado somente pelo desemprego, mas por inspirações pessoais.

Ter mais disponibilidade para ficar com a família, explorar novas formas de aumentar a renda, se dedicar aos estudos e outros projetos são alguns exemplos de motivações por trás do trabalho autônomo. Por isso, é importante estudar todas as possibilidades cuidadosamente e priorizar as que melhor satisfazem seus principais objetivos.

Como se preparar para ser autônomo?

Dedicar esforços e seguir a carreira trabalhando por conta própria demanda muito planejamento. Separamos as principais dicas para você ficar mais preparado e se tornar um autônomo, sem dores de cabeça. Veja abaixo.

Mantenha as finanças em dia

Começar a trabalhar por conta própria não requer um alto investimento. No mínimo, é preciso regularizar sua atuação profissional tornando-se MEI, pagando mensalmente pelo seu registro de CNPJ. Com isso em mãos, já é possível exercer a prestação de serviços em diversas áreas de atuação.

Também é importante ter um planejamento financeiro, mesmo antes de virar autônomo. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, manter um controle sobre suas finanças garantirá um desenvolvimento mais saudável de ambas. Para que isso seja possível, o próximo tópico é de grande interesse.

Aprenda a precificar seus serviços

Uma dúvida comum entre aqueles que nunca trabalharam autonomamente é quanto cobrar pelos serviços prestados. Não existe uma fórmula de cálculo para isso, pois depende muito de seu trabalho. Entretanto, há alguns itens que você pode começar a anotar para ter como base do seu preço.

O primeiro é o custo dos materiais que vai utilizar, caso o seu serviço necessite de produtos de terceiros. Tenha os valores dos utensílios em mãos e faça uma estimativa de quantas vezes poderá dividi-los ou aproveitá-los. Assim, você terá a certeza de que, pelo menos, os custos do serviço estão garantidos.

Em segundo lugar, defina o valor da sua mão de obra. Faça uma pesquisa de mercado e descubra quanto a concorrência cobra por um serviço semelhante ao seu. Depois, tenha em mente as suas qualificações e conhecimentos para completar a sua precificação.

Seja um profissional completo

Além de aprimorar os conhecimentos sobre a área em que deseja atuar, é preciso desenvolver outras habilidades para ser um profissional do futuro.

Acompanhar as mudanças do mercado, estar ligado ao que a concorrência está fazendo e se atualizar sobre as necessidades dos consumidores é fundamental. Essas informações são importantes para ajudar a decidir como divulgar seu negócio e o que você deve priorizar na sua oferta de trabalho.

Além disso, independentemente de seu segmento, é preciso saber usar a tecnologia a seu favor, investir em marketing pessoal e não ter medo de inovar. Assim, você terá condições de se destacar da concorrência e caminhar rumo ao sucesso profissional.

Como conseguir trabalhos como autônomo?

Dentro do mercado de serviços, há uma gama de oportunidades para todos os públicos e perfis. Mesmo sem ter o ensino completo, por exemplo, é possível exercer diversos tipos de trabalho autônomo. Veja alguns exemplos, a seguir.

Vender doces ou salgados

Quem não ama uma sobremesa depois do almoço ou um lanchinho no meio da tarde? Se você tem afinidade com a cozinha, esse é um ótimo caminho a seguir. Milhares de receitas podem ser encontradas na internet, basta arregaçar as mangas e botar a mão na massa — literalmente.

O melhor de trabalhar com alimentos é que qualquer pessoa pode acabar virando um cliente. Você pode escolher entre vender individualmente ou fazer grandes quantidades para vender para festas e eventos, de acordo com sua capacidade de produção.

Passear com cachorros

Se você gosta de animais, essa ideia tem tudo para dar certo. Muitos donos de pets não têm tempo para passear com eles, por isso, contratam alguém para essa tarefa. Dependendo da sua afinidade com os bichinhos, além de trabalhar como passeador de cães, você também poderá cuidar deles enquanto os donos viajam.

Cuidar de crianças

O serviço de babá é outra opção para quem não quer investir no trabalho autônomo, uma vez que dispensa gastos. Também é uma ótima escolha se você deseja um maior controle da agenda, podendo escolher entre serviços pontuais ou recorrentes com a mesma família. Ter afinidade com crianças e dominar os cuidados básicos com um bebê são requisitos essenciais.

Existem inúmeras opções de trabalho autônomo, além das que foram citadas. Portanto, com as dicas que você recebeu até agora, será bem mais fácil decidir qual caminho seguir para driblar o desemprego de vez.

Siga-nos no Facebook, no Linkedin e no Twitter para ficar por dentro de mais dicas sobre empreendedorismo e o mercado de serviços!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

9 thoughts on “Trabalho autônomo: drible o desemprego e ganhe dinheiro

    1. Oi, Antônio 🙂

      Que maravilha! Faz o cadastro em nossa plataforma para oferecer os seus serviços! Que tal? 🙂

      Qualquer dúvida que tiver sobre o funcionamento da plataforma,entra em contato com o nosso suporte através do chat online, e-mail ou redes sociais.

      Segue o link do Chat online em nosso site: https://www.getninjas.com.br/ajuda/

      Você também pode acessar o chat através do próprio aplicativo, clicando em “Fale Conosco”.

      Abraços!

    1. Olá, Adailton 🙂

      Isso depende do tipo de limpeza que você pretende oferecer, por exemplo: limpeza pós obra, limpeza de residências (exempllo, diarista), etc.

      O primeiro passo é escolher o tipo de serviço que você irá oferecer, depois, realizar pesquisas para entender os materiais necessários para realizar o serviço, média de valor cobrado, se precisará de ajudantes, etc.

      O segundo passo é se cadastrar em nossa plataforma e oferecer os seus serviços! Qualquer dúvida que tiver sobre o funcionamento da plataforma,entra em contato com o nosso suporte através do chat online, e-mail ou redes sociais.

      Segue o link do Chat online em nosso site: https://www.getninjas.com.br/ajuda/

      Você também pode acessar o chat através do próprio aplicativo, clicando em “Fale Conosco”.

      Abraços!

  1. Parece uma boa ideia para o recomeço de um novo trabalho por comta própria ser o meu próprio patrão ter uma visão para o crescimento do meus sonhos e realizações ser Feliz Fazendo oque eu gosto isto e incrível muito bom ótimo demais

  2. Gostaria de possível receber um orçamento de valores para trabalho de diarista, porque está tendo muita concorrência acho que não estou conseguindo trabalho por conta disso daria pra vcs me dar alguma dica?

    1. Olá, Eliana 🙂

      O mais importante é você fazer a precificação do serviço que oferece levando em consideração informações como, localização, quantidade de cômodos na casa, etc. O importante é você cobrar o valor justo pelo seu serviço 🙂

      Abraços!

    1. Olá, Maria 🙂

      Você pode verificar os valores dos pacotes de moedas disponíveis em sua categoria clicando no menu em “comprar moedas”. Mas se preferir alguma ajuda de nosso suporte, é só entrar em contato no chat pelo aplicativo, clicando em “fale conosco”, ou site através do link: https://www.getninjas.com.br/ajuda/.

      Abraços!

Deixe um comentário