Se você se interessou pelo título deste conteúdo, é porque, de fato, há bastante confusão entre os profissionais que trabalham com construção, planejamento e decoração de prédios, casas e demais edificações, o que é papel do arquiteto e o que é do engenheiro, por exemplo.

Para ficar mais claro, vamos pensar que cada um desses profissionais é responsável por uma parte dessas edificações, desde o planejamento da obra até a decoração da casa. Incluímos, aqui, os engenheiros, arquitetos, designers de interiores e decoradores. 

Neste texto, você vai entender:

  • Qual parte cabe ao arquiteto
  • Qual a diferença entre o arquiteto e o designer de interiores
  • Porque vale a pena contratar um arquiteto
  • Quanto pode custar o trabalho deste profissional
  • Como contratar um arquiteto 

Spoiler: você já está onde deveria estar para contratar um profissional de excelência.

O que é e o que faz um arquiteto?

O arquiteto é o profissional especializado na construção, reforma e na decoração ou estética das edificações. 

Isso quer dizer que ele teve que passar por uma formação acadêmica para entender sobre, entre outros assuntos:

  • Estruturas das fundações
  • Técnicas de edificação
  • Topografia e estrutura dos materiais 
  • Instalações elétricas
  • Instalações hidráulicas
  • Desenho artístico
  • Desenho arquitetônico
  • Artes plásticas
  • Estética

O arquiteto vai trabalhar com o planejamento e com a execução de uma obra, seja ela de construção inicial ou uma reforma. Ele trabalha em 3 etapas.

  1. Estudo preliminar

Momento de encontro com o cliente, visitação do espaço, realização de medições e elaboração de layouts possíveis. 

Nessa etapa, o arquiteto vai entender qual o estilo do cliente e o que ele gostaria de fazer. Se o cliente não souber, o arquiteto vai dar algumas ideias, tendo em vista um orçamento possível. É o momento de estabelecer as prioridades e possibilidades. 

  1. Anteprojeto

Nessa etapa, o arquiteto elabora uma maquete visual em 3D para que o cliente possa visualizar o novo espaço. São realizados os ajustes necessários para ficar de acordo com o desejo do cliente. 

  1. Projeto executivo

O projeto executivo vai elencar tudo o que é preciso para a execução do trabalho, como informações sobre a eletricidade, hidráulica, revestimento, pisos, materiais, decoração e assim por diante. 

Dele, é possível fazer o planejamento orçamentário com todos os custos para execução do projeto.

O arquiteto é responsável pelo planejamento da obra, mas também pelo gerenciamento dos fornecedores e equipe de trabalho, pelo estabelecimento de prazos, materiais e custos. 

Isso tudo para entregar ao cliente a melhor solução, conforme necessidade, vontade e orçamento disponível.

Arquiteto ou designer de interiores? 

Mesmo trabalhando com a mesma área, podemos dizer que o arquiteto tem um conhecimento maior sobre o processo de edificação, incluindo aspectos ambientais, topográficos e legislativos. Ele também atua em áreas externas, como planejamento urbano e paisagismo. 

O designer de interiores, como o próprio nome diz, é o profissional que vai planejar a parte interna de um espaço, estando mais ligado à estética do que as questões mais estruturais.

Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

Por ter uma formação mais aprofundada e abranger uma área mais ampla de atuação, o trabalho do arquiteto geralmente é mais valorizado do que o de um designer de interiores ou de um decorador.

Principalmente por esse motivo, as pessoas ficam em dúvida se vale a pena contratar um arquiteto. Vamos elencar alguns dos motivos que provam que, em muitos casos, o barato sai caro. 

Obra planejada

Ao contratar um arquiteto competente, sua obra vai ficar muito bem planejada. Com a ajuda da tecnologia, o arquiteto vai te mostrar o projeto concreto, ou seja, você vai poder visualizar o novo espaço antes dele existir, de fato, e sem a necessidade de fazer coisas que terão que ser refeitas mais para a frente. 

Entenda também porque é importante Montar Um Cronograma Para Organizar A Obra.

Aproveitamento de espaço

Já ficou claro que o arquiteto trabalha com o objetivo de encontrar as melhores soluções para o cliente. Bom, o arquiteto vai saber utilizar o espaço disponível da melhor maneira possível, incluindo ambientes muito pequenos, como estúdios ou lofts. Nesses casos, pode sugerir móveis planejados e com mais de uma utilidade, por exemplo. 

Melhor uso de materiais

Com o conhecimento que tem sobre os tipos de materiais, o arquiteto vai saber utilizar materiais de alta qualidade nos locais adequados, o que também tem a ver com a durabilidade da obra e, consequentemente, com a economia.

A ideia não é gastar mais ou comprar os mais caros, porque estes nem sempre são melhores, mas escolher com base na relação entre custo e benefício.  

Materializar o seu estilo

Por último, mas talvez o motivo mais importante, o arquiteto vai realizar o seu sonho, literalmente. E isso tem a ver com conseguir colocar o estilo do cliente na elaboração do projeto, mas também demonstrando quando as coisas podem não funcionar conforme o sonhado. 

Também pode ajudar a conceber um projeto visual sem que o cliente tenha muita certeza do que quer, mas conseguindo escutar as prioridades e os gostos que não podem ser deixados de lado. Um bom arquiteto precisa ter um bom ouvido!

Quer conhecer mais vantagens?

Quanto custa o trabalho de um arquiteto?

Existem mais de uma forma de calcular o valor total a ser cobrado:

  • O serviço do arquiteto pode custar entre 5% a 15% do total que será gasto na obra ou uma porcentagem referente aos gastos com os materiais, no caso em que ele também administra e acompanha a execução do projeto
  • O serviço pode ser cobrado conforme o tamanho da área, calculado em m²
  • O arquiteto também pode cobrar por hora técnica, de acordo com sua experiência na área, mas, nesse caso, não se envolve na contratação da mão de obra, nem na compra do material

Você também pode consultar a tabela de honorários dos arquitetos no site do Instituto de Arquitetos do Brasil. 

Confira nossos conteúdos para saber mais sobre orçamentos:

 Como contratar um arquiteto? 

A internet é um excelente local para encontrar bons profissionais. A grande maioria utiliza redes sociais e sites para falar do seu trabalho, expor currículo e apresentar projetos. 

Depois de fazer uma boa pesquisa, falar com clientes ou ler as avaliações disponíveis, é importante contratar um profissional que se encaixe melhor ao seu perfil e que você quer construir ou criar. 
Aqui no GetNinjas, você encontra arquitetos qualificados e prontos para tirar suas ideias do papel. Entre em contato!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *