Qual a diferença entre cozinheiro e chef de cozinha
Quem atua no segmento gastronômico ou pretende trabalhar em algum momento, provavelmente já teve algumas dúvidas sobre a diferença entre o cozinheiro e o chef de cozinha.
Quem atua no segmento gastronômico ou pretende trabalhar em algum momento, provavelmente já teve algumas dúvidas sobre a diferença entre o cozinheiro e o chef de cozinha.
Em geral, ambos os profissionais trabalham no mesmo local. Porém, existem muitas divergências entre os objetivos de atuação de cada um.
No conteúdo a seguir, vamos explicar quais são as principais diferenças entre essas funções, campos de atuação, formação necessária e muito mais.
O que faz um cozinheiro?
Responsável por preparar os pratos culinários, o cozinheiro é o profissional que manipula e tempera os alimentos, segue as receitas, gerencia os alimentos e garante que todos os prazos solicitados cheguem à mesa dos clientes.
Além do preparo de refeições, lanches, sobremesas, entrada, salada, acompanhamento, entre outros, o cozinheiro também possui a missão de verificar o estado de conservação dos ingredientes presentes no estoque e manter a organização e higienização do local de trabalho.
O cozinheiro deve entender as exigências de cada pedido e se ater ao padrão de qualidade, tais como o sabor e aparência do prato, assim como realizar a coordenação das atividades para preparo dos ingredientes, planejamento do cardápio e acompanhamento de toda a produção do prato.
Onde pode atuar
Em todo local que há pessoas por mais de uma hora, também deve haver comida certo?
Por este motivo, o cozinheiro possui diversos locais e áreas de atuação. Além de trabalhar em restaurantes e lanchonetes, esse profissional pode atuar em empresas preparando a refeição dos funcionários.
Portanto, o trabalho do cozinheiro pode ser solicitado em eventos, festas e buffets. Em muitos casos, esse profissional também pode ser chamado para trabalhar em casas de família e até mesmo em cruzeiros e hotéis.
Quais cursos precisa
O diploma de graduação não é obrigatório para o cozinheiro. Entretanto, caso este profissional tenha o interesse de se tornar um chef de cozinha, o curso de Gastronomia será fundamental para seguir carreira na área.
Mas, para quem ainda está começando e deseja conseguir um trabalho como cozinheiro, existem diversos cursos livres sobre culinária com o objetivo de atualizar esse futuro profissional com técnicas e receitas novas.
Com cursos e especializações feitas, o cozinheiro pode começar no mercado de trabalho atuando como um auxiliar de cozinha, sendo responsável por funções básicas, tais como: organização e limpeza da cozinha, preparação de ingredientes e cozimentos simples.
Ao iniciar como um assistente do cozinheiro, esse profissional terá a oportunidade de aprender ao lado de um profissional na área e entender todas as técnicas necessárias, assim como o conhecimento dos ingredientes e possíveis combinações de sabores.
O que faz um chef de cozinha?
O chef de cozinha é responsável por toda a organização dos locais onde os alimentos serão preparados, como restaurantes, buffets, hotéis, e etc. Portanto, o chef atua como um supervisor do cozinheiro, que por sua vez lida diretamente com a preparação da comida.
Com mais experiência e estudo do segmento culinário, o chef pensa em todo o planejamento, acabamento e finalização dos pratos preparados pelos cozinheiros, para garantir a qualidade do prato final.
É o chef que desenvolve o famoso “toque especial” e até possui pratos com o próprio nome nos créditos.
Dessa forma, diferente do cozinheiro que segue uma receita, o chef é o profissional que possui toda a criatividade e organização para que a cozinha esteja em ordem e o restaurante seja um sucesso, sendo capaz de atrair cada vez mais clientes.
Onde pode atuar
Além de organizar a cozinha e monitorar o trabalho dos cozinheiros, o chef de cozinha também possui a missão de criar cardápios. Portanto, o serviço desse profissional é necessário em qualquer lugar que seja necessário a preparação de alimentos para consumo.
Sendo assim, o chef pode trabalhar em restaurantes, lanchonetes, churrascarias, pizzarias, instituições, eventos, hospitais, escolas, penitenciárias, hotéis, pousadas, entre outros, com o dever de definir os cardápios e coordenar a equipe.
As tarefas cotidianas desse profissional envolvem a preocupação com o planejamento da execução dos pratos, supervisão de alimentos e maneiras de consumo.
Quais cursos precisa
A graduação em gastronomia é um bom primeiro passo para ser um chef de cozinha. Por meio dessa formação, você terá um conhecimento mais aprofundado sobre as técnicas, tipos de pratos e alimentos.
Você também pode recorrer a cursos técnicos e profissionalizantes da área para saber mais sobre pratos clássicos e aprendizados sobre alguns termos mais utilizados na cozinha.
Durante a vivência e aprendizado nesses cursos, você também irá conhecer professores e alunos que já atuam ou atuaram na área, algo que, irá agregar ainda mais no portfólio.
Afinal, ao longo desses cursos, eles podem compartilhar com você todas as tarefas e dificuldades comuns da carreira, assim como dicas importantes para tornar-se um bom profissional.
Com o checklist de cursos de gastronomia em dia, chega o momento de ingressar no mercado de trabalho. E, durante a busca pela primeira experiência, é preciso lembrar-se de que esse será o seu pontapé inicial para construir e desenvolver a sua carreira.
Pensando nisso, busque por vagas com cargos mais baixos, tais como: auxiliar de cozinha, cozinheiro, encarregado, subchefe. A ideia é que, ao longo do tempo, ao adquirir mais experiência, você consiga subir aos poucos na hierarquia para finalmente tornar-se um líder.
Lembre-se também que, além dos cursos, você também pode utilizar o seu tempo livre para cozinhar e aprender pratos novos ou algum novo método de preparo, estudar chefs, ingredientes, temperos, etc.
Busque saber também quais são os tipos de culinária a seguir na carreira gastronômica. Descubra qual tipo de receita mais te interessa: comida brasileira ou japonesa? Mexicana ou italiana?
Assim, além de conhecer mais sobre a culinária de cada região, você terá ainda mais certeza de qual caminho deseja seguir e, essa escolha irá te guiar para os próximos passos da profissão e ainda irá te proporcionar mais conhecimento sobre o universo da gastronomia como um todo.
Quais as principais diferenças entre eles?
Apesar de trabalharem no mesmo ambiente, chef e cozinheiro possuem tarefas distintas. O chef de cozinha atua como se fosse um gerente geral. Portanto, ele deve se preocupar com a administração da cozinha, organização da equipe, controle de estoque dos alimentos, cardápio, entre outros.
O cozinheiro é aquele que prepara os pratos de acordo com o direcional do chef, que estará sempre atento para verificar se tudo está conforme o planejamento inicial, como forma de obter a certeza de que o prato entregue ao cliente possui qualidade e possui tudo o que foi prometido no cardápio.
Imagine que, enquanto o cozinheiro está preparando os ingredientes de uma receita, o chef possui a missão de avaliar se a quantidade e tempero está de acordo, assim como se a cozinha está organizada, algo muito importante e que facilita o trabalho de todos no ambiente.
O chef deve possuir uma visão geral de tudo que está acontecendo na cozinha, pois, caso algo passe despercebido, um imprevisto pode surgir e o cliente pode sair insatisfeito.
Quais pontos têm em comum
Um dos principais pontos em comum entre o cozinheiro e o chef de cozinha é a preocupação com a higienização e organização da limpeza. Afinal, o cuidado com o local irá influenciar na qualidade da comida e até mesmo na saúde do consumidor.
Portanto, o cozinheiro deve manter-se limpo. Cuidados com a higiene das mãos, roupas e ambiente de trabalho são fundamentais.
Este mesmo cuidado deve ser seguido pelo chef de cozinha que, mesmo estando presente na supervisão e coordenação da equipe de cozinha, também poderá tocar em algum alimento, panela, ou recipiente.
Outra qualidade fundamental para ambos os profissionais é a curiosidade e abertura para conhecer novos sabores. Tanto cozinheiro quanto chef, devem experimentar novos gostos para que o repertório culinário esteja cada vez mais rico.
Ao estar sempre buscando por novos paladares, esses profissionais terão novas ideias e irão colocá-las em prática na cozinha.
Por este motivo, experimentar novos pratos e visitar não apenas locais reconhecidos mas também mercados populares da região irá diversificar e destacar ainda mais o trabalho tanto do chef quanto do cozinheiro.
Como vimos, quando se trata de cargos na cozinha, independente da profissão que você seguir, será necessário prática, aprendizado e muito esforço para compreender quais são os aprendizados dentro do ambiente de trabalho e no mercado para inovar e se destacar.
Seja na posição de chef ou cozinheiro, lembre-se que a produção de um prato é um trabalho em equipe e, portanto, deve ser bem planejado com todos com muita organização para chegar ao cliente final com sucesso e garantir boas avaliações.
Caso queira ingressar na carreira, busque saber mais sobre os cursos oferecidos e locais da região que estão precisando de profissionais iniciantes para que você consiga colocar os aprendizados na prática.
Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre qual a diferença entre cozinheiro e chef de cozinha, o que faz cada profissional, onde podem atuar e quais cursos são necessários para começar na área.
E não importa se você quer ser cozinheiro ou chef, no GetNinjas você encontra clientes a toda hora. Faça o seu cadastro!
Escrever comentário: