Entenda o que é a automação residencial

automação residencial
6 minutos para ler

A tecnologia é uma grande aliada, não só do ponto de vista profissional, mas também na vida pessoal. Você já pensou em ter uma casa controlada pelo seu celular, por meio de um aplicativo? A automação residencial consiste nisso: criar gatilhos e programações para os mais diversos equipamentos domésticos, permitindo que funcionem de forma automatizada.

Parece muito confuso? Calma, a gente explica isso no artigo de hoje! Vamos mostrar o que é a automação residencial, seus benefícios e por que você, como profissional, deve oferecer esse tipo de solução aos seus clientes.

Continue a leitura!

O que é automação residencial?

Ela consiste, como o próprio nome diz, em automatizar algumas tarefas da casa. Essa funcionalidade só é possível por meio de dispositivos que se conectem através de uma mesma rede e podem ser controlados com um clique.

Nesse esquema, é possível automatizar, por exemplo, o seu aparelho de ar condicionado para que ele ligue apenas quando o dia atingir determinadas temperatura. Também é possível controlar as lâmpadas para que liguem ou desliguem em um horário específico.

Podemos ir um pouco além: existem, hoje, fechaduras digitais para portas que podem ser controladas pelo celular! 

Como a automação residencial funciona?

Para que a automação residencial funcione, é preciso que os equipamentos sejam específicos para tal, conectando-se por meio de uma rede, muitas vezes wifi, para que estejam interligados.

Qualquer aparelho que tenha conexão pode fazer parte desse sistema, como o ar-condicionado, câmeras de segurança, iluminação, portões, sistemas de irrigação, sensores de presença etc. Assim, é possível não só programar esses itens, como atualizá-los e dar comandos pelo smartphone.

Se você se deitou para dormir e esqueceu de apagar as luzes da cozinha, por exemplo, não tem problema: é possível desligá-las pelo aparelho celular, com apenas alguns toques na tela do dispositivo.

Incrível, né?

Quais são as vantagens da automação residencial?

Além da praticidade em ter o controle de determinados equipamentos e as funcionalidades da casa na palma da mão, a automação residencial ainda traz outros benefícios, como economia, segurança e conforto.

É importante que o profissional responsável por esse trabalho saiba explicar exatamente quais são as vantagens da automação residencial. O objetivo é fazer com que os clientes que ainda não conhecem esse tipo de solução se sintam seguros e instigados a experimentar.

Economia

Com a programação para acionamentos inteligentes, como é o caso do aparelho de ar condicionado, é possível reduzir consideravelmente os custos nas contas de luz.

Imagine o contexto de um escritório, onde o equipamento costuma ficar ligado durante todo o expediente. Por meio da automação, é possível determinar a partir de qual temperatura ele deve ser ligado e, inclusive, definir quando vai desligar após atingir uma determinada temperatura. 

Dessa forma, é possível economizar energia, visto que o aparelho não ficará funcionando o tempo todo, como de costume. A mesma lógica pode ser aplicada em casa: com a automatização, os aparelhos tendem a gastar menos energia, reduzindo o valor da conta de luz.

Conveniência

A conveniência é um dos principais atrativos. A praticidade para realizar algumas tarefas do dia a dia, de forma automática, pode fazer com que a pessoa tenha mais conforto e se sinta mais tranquila com as rotinas. 

A possibilidade de definir gatilhos específicos para cada dispositivo também pode adiantar e muito as atividades domésticas.

Sabemos que algumas tarefas são ligeiramente simples e, por isso, tendem a parecer desnecessárias no momento de automatizar. No entanto, existem situações específicas em que a comodidade e a segurança da solução são necessárias, e isso faz valer o investimento.

Segurança

Sem dúvidas, esse é um dos fatores mais importantes quando pensamos na automação residencial. Muitos dos dispositivos começaram a ser vendidos com foco na proteção, envolvendo itens como:

  • a iluminação automatizada que ajuda a inibir, muitas vezes, algumas invasões devido aos sensores de movimento;
  • as câmeras de segurança que podem conter um monitoramento remoto e sistemas de vídeo em tempo real para quem está em casa;
  • e muito mais.

Tudo isso foi desenvolvido pensando no aumento do bem-estar dos clientes que buscavam soluções mais tecnológicas para garantir a segurança da casa.

A partir de um sistema de câmera, por exemplo, é possível visualizar as pessoas que estão chegando na sua residência e identificar a presença de possíveis invasores.

Com a tecnologia dos portões também é possível verificar se eles estão abertos ou fechados. Caso seja necessário fechá-los, é possível realizar essa tarefa pelo aparelho celular, que permite o controle de todas as funcionalidades.

Por que oferecer o serviço de automação residencial?

Como explicado, o sistema de automação residencial traz benefícios diversos para as famílias e empresas. É com o apoio desse tipo de solução que muitos negócios e casas se mantêm seguros, práticos e econômicos.

Oferecer o serviço de automação residencial é, portanto, um diferencial e uma forma de conquistar uma boa clientela. Nem todas as pessoas sabem da existência desse modelo de serviço. Porém, quem vê um trabalho de qualidade tem mais chances de ficar satisfeito e indicar os serviços para amigos e familiares.

A segurança e a comodidade, tanto para as famílias quanto para as empresas, são sempre uma prioridade, e um serviço como esse pode resolver diversos problemas vivenciados pelas pessoas no dia a dia.

Para o profissional, existem diversos benefícios em atuar com a automação residencial. São alguns deles:

É necessário que os profissionais se mantenham sempre atualizados, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias.

Mesmo que os seus clientes não peçam por esse tipo de serviço, pode ser interessante oferecê-lo. Muitas pessoas sequer sabem da existência das soluções de automação residencial, e a indicação de alguém qualificado pode fazer toda a diferença.

Gostou do conteúdo e quer receber mais novidades direto na sua linha do tempo? Curta nossa página do Facebook Sempre compartilhamos dicas e conteúdos valiosos para empreendedores dos mais diversos segmentos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário