O futuro é agora. Esta expressão parece meio estranha, afinal, o futuro ainda não chegou ou é o que está por vir. Mas quando pensamos que já chegamos onde um dia imaginamos que chegaríamos, ela faz sentido, especialmente quando falamos de automação residencial. 

Receber informações da geladeira, no nosso celular, sobre alimentos que estão vencendo parece coisa de outro tempo. Mas isso já é realidade em muitos lugares!

O que é automação residencial?

Automação residencial significa integrar os sistemas dentro de casa por meio de comandos automáticos que podem ser acionados por interfaces como smartphones, web, display touch screen e smart speaker, ou comando de voz. 

A ideia é criar residências com sistemas automatizados que podem ser gerenciados, mesmo não havendo ninguém em casa, desde que os aparelhos necessários estejam conectados a uma central de controle ligada à Internet. 

Mesmo estando em casa, é possível controlar a persiana, o ar condicionado e a luz, por exemplo, sem precisar se levantar do sofá ou interromper a cena eletrizante de um filme de suspense. É só falar ou usar o controle remoto – o futuro chegou!

Leia mais sobre o significado de automação residencial em:

Quais as vantagens da automação?

Obviamente, se ganha muito em comodidade e conforto, mas as maiores vantagens da automação residencial estão ligadas a questões fundamentais, como segurança e sustentabilidade. 

Para além de viver com uma melhor qualidade de vida na própria casa, existem dispositivos que ajudam no controle do gasto energético. A natureza, e as gerações por vir, agradecem. Entenda um pouco mais sobre esses benefícios.

Segurança

Não adianta nada ter uma casa dos sonhos, em que é possível gerenciar muita coisa com a palma da mão ou pela voz, quando se vive com medo de ser assaltado. Por isso, há bastante investimento nos dispositivos de segurança. 

Em uma casa automatizada com sistemas de câmeras, por exemplo, é possível ver o que está acontecendo dentro e fora da residência por meio de um app.

Economia de energia 

É possível usar dispositivos ou aplicativos que ajudam a economizar energia e uso da água, ao sinalizar e controlar sistemas. É o caso de evitar que equipamentos elétricos fiquem ligados sem necessidade de uso.

Praticidade

Não temos como desdenhar a praticidade e a facilidade que a tecnologia trouxe para nossas vidas, não é mesmo? Com a facilidade em usar um controle remoto para fechar e abrir cortinas e janelas e aquecer água, por exemplo, assim como programar a irrigação do jardim ou a iluminação dos cômodos, ganhamos tempo. 

Também é possível programar a automação residencial para que o ambiente se ajuste conforme sua preferência. Isso significa que dá para selecionar uma única função para criar a cena inteligente precisamente determinada: luz apagada, persiana fechada e ar condicionado ligado em determinada temperatura.

O que é possível automatizar?

Hoje em dia, é possível automatizar muitos aparelhos em um sistema de automação residencial. Por isso, se você estiver pensando na automação de sua casa, é interessante priorizar suas necessidades atuais, para continuar o projeto de automação ao longo do tempo.

Iluminação

Você pode programar a iluminação automática de sua casa em configurações pré-determinadas, como “iluminação para leitura”, “iluminação para jantar” e assim por diante, vai do seu gosto.

Também é possível usar um temporizador para que as luzes sejam ligadas e desligadas em determinada hora do dia, o que economiza energia e mantém a segurança da casa.

Entretenimento

Pensando em fazer uma festa? Ou convidar os colegas para assistir um filme no home theater? Você pode conectar esses sistemas à rede Wi-fi da casa e usar o controle remoto para acioná-los.

Limpeza

Quem nunca sonhou em ter um robô que faz faxina em casa? Sim, ele já existe e são vários os modelos disponíveis no mercado.

Se você tiver uma piscina em casa, não precisa se preocupar com sua limpeza na última hora. Um equipamento adequado permite programar os intervalos tanto para a realização da limpeza, como para o acionamento do filtro. Ah, e essa programação também ajuda a economizar energia. 

E tem muito mais coisa que pode ser automatizada, incluindo a temperatura para o aquecimento do piso de sua sala ou cômodos, o controle de acesso à entrada de sua casa por biometria ou fechaduras automáticas e até mesmo o acionamento do forno para assar a carne de porco 20 minutos antes de chegar em casa.

Leia também: Conheça Alguns Sistemas De Automação Residencial

Como fazer uma automação residencial?

Animado para começar a estabelecer a automação de sua casa?

Então preste atenção no que pensar, antes de começar:

  • Estabeleça suas prioridades, ou seja, o quais sistemas você quer integrar e em quais ambientes, tendo em vista sua rotina e seu perfil
  • Faça uma pesquisa para conhecer e avaliar as soluções mais modernas
  • Busque profissionais qualificados e/ou boas empresas para realizar o serviço e acompanhe a obra na hora da realização
  • Faça mais de um orçamento e aceite o que estiver de acordo com sua disponibilidade financeira
  • Solicite um projeto com a infraestrutura necessária para a instalação do sistema de automação da casa

Saber das suas prioridades é essencial aqui, até mesmo para saber quanto a automação residencial pode custar. 

Quanto custa para fazer uma automação residencial?

Quanto você vai investir para ter a casa dos sonhos ou do futuro vai depender de muitos fatores, como:

  • Tamanho do imóvel
  • Tipo de tecnologia
  • Quantos e quais dispositivos o aplicativo será instalado

Instalações mais simples podem custar R$ 3 mil, enquanto sistemas mais complexos, com luzes, ar condicionado, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras podem custar em torno de R$ 15 mil ou mais.

Tudo vai depender do grau de interação desejado. Por isso, é importante conversar com experts no assunto, que podem te dar boas dicas ao investir em um sistema, por exemplo, que vai resultar em economia em pouco tempo. 

Veja também: Opções De Automação Residencial Mais Em Conta

Quer falar com especialistas no assunto? Está no lugar certo. Entre em contato com os profissionais cadastros aqui no GetNinjas para saber como deixar sua casa inteligente. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *