Você já deve ter visto em filmes, se não na vida real, aquelas casas lindas com telhados íngremes, super aconchegantes no meio das montanhas e da neve.

Sabia que não é difícil, nem caro, construir uma? Entenda sobre como construir casas e chalés de madeira. 

Diferença entre casas e chalés de madeira

Antes de falar sobre a construção de casas ou chalés de madeira, você sabe quais são as características dos chalés de madeira? Uma casa de madeira só tem como especificidade o seu material. No mais, pode ser construída com base em diferentes modelos e desenhos arquitetônicos, usando diversos materiais, pode ter a quantidade de cômodos desejada e assim por diante. 

O chalé é um tipo de moradia que foi inicialmente construída por pastores para dar conta da necessidade da produção de leite nos alpes suíços. Por isso, sua arquitetura singular: traços rústicos, grandes janelas para a entrada da luz e do sol, telhados bastante inclinados e paredes de madeira, até mesmo para isolar todo aquele frio que vinha de fora. 

Com o passar do tempo, os chalés de madeira ficaram conhecidos e admirados pelo charme retratado em sua arquitetura. Simbolizam algumas cidades turísticas brasileiras, como Gramado e Canela, onde as pessoas buscam passar o período de férias ou curtir dias de descanso ao lado de uma lareira. 

Mas isso não quer dizer que você não pode ter um chalé de madeira para chamar de seu. Basta investir neste tipo de moradia. 

Tipos de madeira para construção de casas e chalés

Os principais tipos de madeira usados na construção de uma casa ou chalé são:

  • Ipê: é o tipo de madeira mais utilizada no Brasil, justamente por estar presente em todo o território. É usada na parte interna e externa de casas e chalés, nos assoalhos e na decoração de forros e rodapés, por exemplo.
  • Garapeira e itaúba: são madeiras muito resistentes ao cupim, garantindo durabilidade à construção. São usadas em forma de vigas, tábuas e tacos para assoalhos, como marcos de portas e janelas e em decks.
  • Cambará: madeira resistente à água e, por isso, muito usada em telhados e coberturas das casas ou chalés. Além disso, apresenta um bom acabamento e colagem e é fácil de tornear.
  • Cedro: madeira de maior qualidade, garantindo resistência e durabilidade.
  • Eucalipto: é uma madeira conhecida pela qualidade, resistência, durabilidade e versatilidade, o que a coloca no patamar das madeiras nobres e superior a outros materiais, como metais e concretos.

Passo a passo para construir casas e chalés de madeira

Como construir casas e chalés de madeira

Se você já sabe que quer construir uma casa ou um chalé de madeira, é importante ficar de olho no seguinte check list, para não deixar nada passar.

Escolha do terreno

Antes da construção de uma casa ou chalé de madeira, você precisa saber qual o tamanho e as limitações do terreno onde ela vai ser construída.

Só assim, será possível estabelecer o tamanho da casa ou do chalé e sua orientação geográfica, para a circulação de ar, entrada de luz e vista das janelas. 

Tenha referências de casas e chalés

Existem muitos modelos de casas e chalés de madeira pré-fabricadas disponíveis no mercado. Faça uma boa pesquisa e selecione as que você mais gosta e converse com os profissionais especializados no assunto para escolher a melhor opção.

Contratar profissionais especializados 

Existem profissionais especializados na construção de casas e chalés de madeira. É essencial contratar quem sabe do assunto para ter menos chances de erros. Todo mundo sabe que fazer uma obra não sai 100% conforme o planejado. Portanto, dê menos chance aos imprevistos. 

Busque profissionais reconhecidos no mercado, com boas avaliações, como os do GetNinjas. Também vale conferir o portfólio para conhecer seu trabalho.

Lista de materiais

O profissional contratado pode te ajudar a fazer a lista dos materiais que serão necessários para a realização da obra. Vale ficar atento à quantidade e qualidade dos materiais, no intuito de investir o necessário para que a obra fique conforme o planejado. 

Instalação das madeiras

As casas e chalés de madeira pré-fabricadas são geralmente fundadas em um radier, que facilita o processo de montagem, assim como as etapas do piso e contrapiso. 

Depois, é só executar a montagem do kit pré-fabricado que pode ser feita por você mesmo. No entanto, reforçamos a importância de contratar um profissional especializado neste tipo de montagem.

Se você quiser construir uma casa do zero, saiba como escolher piso de madeira ou cerâmica

Escolha das telhas

Para a construção do telhado de chalés de madeira, é preciso ficar mais atento a diversos detalhes, em função de sua especificidade. Para valorizar o imóvel, vale investir em telhas térmicas, que além do conforto térmico, ajudam na acústica. 

Parte hidráulica e elétrica

A dica aqui é finalizar toda a parte hidráulica e elétrica, antes de colocar o telhado na casa ou no chalé de madeira. Sem o telhado, é mais fácil instalar a caixa d’água, por exemplo, e conferir se está tudo OK, sem nenhum vazamento. 

Acabamento da casa ou do chalé

Esta parte é a da estética. Você pode fazer praticamente o que quiser com sua casa ou seu chalé de madeira. Envernizar, pintar ou colocar drywall são apenas algumas das opções disponíveis no mercado. 

Vantagens e desvantagens de casas e chalés de madeira

Confira as maiores vantagens em construir uma casa ou chalé de madeira ao invés de usar outro material, como alvenaria:

  • Construção geralmente é mais barata
  • Ficam prontas em menos tempo
  • Por ser modulares, dá para construir uma casa mais simples e, com o tempo, aumentá-la de tamanho
  • Materiais usados na construção, quando de qualidade, têm maior durabilidade
  • Uma casa ou um chalé de madeira oferecem um isolamento térmico tanto para dias frios, quanto para dias quentes

As maiores desvantagens são:

  • Precisam de manutenção regular e adequada, pois a madeira é um material natural bastante suscetível à chuva, umidade, ao sol e aos demais fatores de degradação
  • Algumas pessoas podem se incomodar com os ruídos da madeira, consequência de sua dilatação e contração
  • Há maiores chances de casas e chalés de madeira pegar fogo, mas essa não é uma ocorrência comum, especialmente se houver maiores cuidados com a fiação e com a área da cozinha

Interessado em saber mais sobre isso? Aproveite para ler as vantagens e desvantagens da casa de madeira.
Mas se você já quiser investir em uma casa ou um chalé de madeira, aqui no GetNinjas você encontra profissionais especializados na construção de casas e chalés de madeira.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *