Como economiar com a máquina de lavar roupa

2 minutos para ler

Em tempos de racionamento e multas por alto consumo com água e energia, você sabe o quanto gasta de energia usando a máquina de lavar? Cerca 5% do consumo de toda eletricidade de uma casa é consumida pela lavadora, não é considerado muito, mas ainda é possível economizar e cortar gastos sem deixar de usar o eletrodoméstico. Veja como.

máquina de lavar

Tudo começa na hora de escolher sua lavadora, verifique na etiqueta se o Inmetro aprova o aparelho e qual a qualificação de economia que ele possui. Algumas máquinas de lavar possui sistemas econômicos de lavagem que economizam até 40% de energia elétrica. Outros modelos possuem a opção de receber água quente de outros sistemas, como painéis solares, aquecedores a gás, entre outros, reduzindo o gasto da própria máquina.

Se sua máquina não se enquadra nas dicas acima não se desespere, é possível economizar mesmo com modelos antigos, veja como:

  • Mantenha sempre os filtros da máquina limpos, caso contrário, ela exigirá uma maior potência para trabalhar, consequentemente, mais energia elétrica.
  • Faça a secagem da roupa através da centrifugação, que economiza até 70 vezes mais do que uma secadora de roupas.
  • Sempre que puder use o ciclo suave, o motor trabalha menos e consome menos energia.
  • Acumule roupa para lavar, isso economia água e energia elétrica.

Use a quantidade de sabão indicada pelo fabricante, para não precisar fazer um novo ciclo de enxágue. selo procelNão esqueça que a manutenção da máquina de lavar deve ser feita periodicamente, aparelhos com defeito precisam de mais energia para trabalhar. No GetNinjas você encontra assistências técnicas especializadas em lavadoras, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.