O cachorro é um dos melhores amigos do homem, mas às vezes precisamos de ajuda para ensinar nossos pets. É aí que entram os adestradores de cães, profissionais fundamentais em um cotidiano que tanto preza (merecidamente, é claro) pela relação entre pets e seus tutores.

Nos acompanhe na leitura para saber mais sobre o que este profissional faz e como ele pode lhe ajudar.

O que é adestramento?

Adestramento de cães é o processo de ensinar a um cão novas habilidades e comportamentos através do reforço positivo, correção e ensaio. Existem muitas escolas diferentes de pensamento sobre o adestramento de cachorro, mas todas visam o mesmo objetivo: ajudar o cão a se comportar de maneira aceitável e adaptar-se ao ambiente humano.

O adestramento de cães pode ser muito útil para ensinar ao cão habilidades básicas, como sentar, ficar e deitar, mas também pode ser utilizado para resolver comportamentos indesejados, como puxar na coleira, latir excessivamente ou roer objetos.

O que faz um adestrador de cães?

Um adestrador de cães é responsável por ensinar habilidades e comportamentos a cães de todas as raças e idades. Eles podem trabalhar em uma variedade de ambientes, como clínicas veterinárias, parques de treinamento, escolas de treinamento e até mesmo em domicílios particulares. 

O objetivo de um adestrador de cães é ajudar os cães a serem mais bem comportados e equilibrados, o que pode melhorar a qualidade de vida tanto dos cães quanto dos seus donos. 

Além disso, um adestrador de cães pode ajudar a prevenir problemas comportamentais como agressividade, medo ou ansiedade. O adestrador de cães deve ser capaz de avaliar o comportamento do cão e criar um plano de treinamento personalizado para atender às necessidades individuais do cão e de seu dono.

Saiba mais: Qual a diferença entre passeador, adestrador de cães e pet sitter?

Tipos de adestramento para cães

Existem vários tipos de adestramento para cães, cada um com um objetivo diferente. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

Adestramento básico

O adestramento básico é o tipo mais comum de treinamento para cães e inclui habilidades como sentar, deitar, ficar e vir. O adestramento básico é importante porque ajuda a criar uma relação saudável entre o cão e o seu dono, além de ajudar a controlar o comportamento do cão em ambientes públicos.

Adestramento de obediência

O adestramento de obediência de cão é um processo pelo qual um cão aprende a seguir as ordens e os comandos do seu dono ou treinador. Esta formação é importante para a segurança do cão, pois lhe permite aprender a se comportar de forma apropriada e seguir as regras de segurança, assim como para o bem-estar do animal, pois lhe permite se comunicar com seu dono e entender o que se espera dele.

Adestramento de comportamento

O adestramento de comportamento de cão é um processo pelo qual um cão aprende a controlar ou modificar seus comportamentos indesejáveis. Isso pode incluir coisas como latir excessivamente, pular em pessoas, roer objetos ou ter medo de estímulos específicos.

O adestramento de comportamento é importante porque ajuda a garantir que o cão seja um membro bem-comportado da família e da sociedade. Além disso, ajuda a prevenir problemas de comportamento mais graves, como agressividade, e a garantir que o cão seja um animal de estimação saudável e feliz.

Adestramento para cão-guia

O adestramento de cão-guia é um processo pelo qual um cão aprende a ajudar uma pessoa com deficiência visual a se locomover e realizar tarefas do dia a dia de forma segura e independente. Os cães-guia são treinados para seguir ordens específicas, como “vire à esquerda” ou “avance”, e para detectar obstáculos e alertar seu dono sobre eles.

O adestramento de cão-guia é um processo longo e exigente, que geralmente leva de um ano a dois anos para ser concluído. Os cães-guia são treinados em escolas especializadas por treinadores experientes e são ensinados a realizar uma série de tarefas, como atravessar ruas, subir escadas, detectar obstáculos e seguir rotas. Além disso, são treinados para ignorar distrações e seguir ordens do dono, mesmo em ambientes barulhentos ou movimentados.

Adestramento de cão de guarda

O adestramento de cão de guarda é um processo pelo qual um cão aprende a proteger seus donos e sua propriedade de ameaças externas. Os cães de guarda são treinados para detectar ameaças, como intrusos ou invasores, e para alertar seus donos de forma apropriada.

Eles também podem ser treinados para deter ameaças, mas isso depende da raça do cão e da capacidade do animal de executar essa tarefa.

Quando é necessário contratar um adestrador de cães?

Existem várias razões pelas quais pode ser necessário contratar um adestrador de cães. Algumas dessas razões incluem:

  • Problemas de comportamento: se o cão estiver exibindo comportamentos indesejáveis, como latir excessivamente, pular em pessoas ou roer objetos, pode ser necessário contratar um adestrador para ajudar a corrigir esses comportamentos.
  • Novo cão: se você acabou de adotar um cão ou está se acostumando a um novo animal de estimação, pode ser útil contratar um adestrador para lhe dar dicas e orientação sobre como criar um cão bem-comportado.
  • Preparação para competições: se você deseja participar de competições caninas, pode ser necessário contratar um adestrador para ajudar o cão a se preparar para essas atividades.
  • Necessidade de um cão-guia: se você tem deficiência visual e precisa de um cão-guia, pode ser necessário contratar um adestrador especializado em treinamento de cão-guia para ajudar o animal a aprender as tarefas necessárias.
  • Problemas de saúde: se o cão tiver problemas de saúde ou limitações físicas, um adestrador pode ajudar a adaptar o treinamento para atender às necessidades específicas do animal.

Em geral, é uma boa ideia contratar um adestrador de cães se você estiver enfrentando problemas de comportamento ou se desejar treinar o cão para uma atividade específica. Um adestrador pode lhe dar as ferramentas e o conhecimento necessários para ajudar o cão a se tornar um membro bem-comportado da família e da sociedade.

Para encontrar o adestrador de cães ideal para o que você precisa, conte com o GetNinjas! Nossa plataforma tem profissionais altamente capacitados e qualificados em adestrar cachorro em diferentes técnicas, como adestramento positivo e adestramento inteligente. Assim, seu pet tende a ser um amigo ainda melhor para o dia a dia!


Quanto esse artigo foi útil?

10 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *