Cores na decoração são essenciais não apenas por embelezarem o local, mas também por provocarem sensações como bem-estar, alegria, tranquilidade e aconchego. O branco dá sensação de amplitude e pode ser associado a tranquilidade e paz, já o amarelo está associado a alegria e criatividade, o laranja? pode estimular a parte da cognição responsável pela comunicação e por aí vai. Mas para que as cores não destoem e o resultado seja totalmente contrário em relação ao bem-estar e o visual do espaço, é preciso saber combinar toda essa gama de cores. Confira como combinar as cores das paredes com os tons do objetos:

Combine cores neutras com tons marcantes

Dicas para combinar cores na decoração

Essa é o tipo de dica “old but gold”, isso porque é muito mais difícil errar se você combina cores neutras com tons mais marcantes. Cores neutras como cinza, branco, bege, marrom e preto combinam com praticamente tudo, por isso, uma parede ou um sofá neutro pode ser combinado com elementos decorativos de tonalidade quente, com o amarelo, o vermelho, o violeta ou o verde, por exemplo.

Cuidado com as cores muito vibrantes

Indica-se que tons mais chamativos como rosa, laranja, amarelo e verde limão sejam usados de forma equilibrada, de forma moderada. O ideal é que não estejam por todo o ambiente, mas em uma única parede ou em detalhes das almofadas ou outros itens

Escolha cores que dialoguem entre si

Dicas para combinar cores na decoração

Não precisa ser sempre a mesma paleta de cores na decoração, mas tonalidades que dialoguem, que mantenham o visual equilibrado. Escolher cores complementares para a parede o sofá, por exemplo, pode contrastar de forma equilibrada.

Crie um conceito e então escolha as cores dentro dessa proposta

Dicas para combinar cores na decoração

Escolha primeiro o que você quer da sua decoração, uma espécie de conceito (ou com temas de fato, confira dicas aqui), se você vai preferir uma decoração mais tradicional, escolha cores que combinem mais com esse estilo, por exemplo as cores mais neutras. Para uma decoração mais moderna, cores mais vibrantes e chamativas e daí por diante.

Considere outros elementos do espaço

A iluminação, por exemplo, é um elemento que deve ser levado em consideração na hora de combinar as cores. Para criar o efeito desejado, a iluminação é essencial, afinal, ela que vai destacar ou não as cores no espaço. Saiba mais em: Efeito das cores na iluminação e em Tipos de pontos de luz.

Aqui no GetNinjas você encontra decoradores para fazer o projeto de reforma da sua casa e também encontra pintores para colocar em prática a sua reforma. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *