Se você está insatisfeito com o banheiro de sua residência, uma solução para resolver isso é fazer uma reforma.

Para algumas pessoas, esse tipo de obra é sinônimo de bagunça, sujeira e dor de cabeça. Porém, não precisa ser assim. 

É totalmente possível realizar uma reforma de banheiro sem quebrar, sem ter maiores contratempos e até gastando pouco, sabia?

Para tanto, é fundamental seguir algumas dicas e orientações específicas.

Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando a leitura. Ao longo dela, você verá o que é necessário para uma reforma de banheiro bem-sucedida e conhecerá 7 ideias para renovar esse cômodo. Acompanhe!

O que é necessário considerar para uma reforma de banheiro

Para que uma reforma de banheiro atenda às suas expectativas e necessidades, é essencial levar em conta as seguintes questões!

Planejamento

O ponto de partida para uma reforma de banheiro, seja ela mais simples ou maior e mais completa, é realizar um planejamento adequado.

Isso significa pensar nas suas necessidades, no estilo desejado para o ambiente e considerar o orçamento que você tem disponível para a reforma.

Nessa etapa de planejamento, também é importante analisar bem o espaço disponível no banheiro para verificar se o que você deseja fazer é de fato possível.

Por último, vale ressaltar que se você mora em um apartamento, especificamente, é preciso se informar sobre as normas e condições referentes à reforma de banheiros.

Afinal, costuma haver algumas regras que devem ser seguidas.

Materiais

O banheiro é um ambiente que tem características particulares em comparação com outros cômodos, em especial, relacionadas à umidade.

Por esse motivo, ao fazer uma reforma nele, é fundamental optar por materiais duráveis e resistentes, como azulejos cerâmicos, porcelanatos, mármore, granito e metais cromados. 

Iluminação e ventilação

Outros dois pontos relevantes para considerar em uma reforma de banheiro, seja ele mais antigo ou mais novo, são a iluminação e a ventilação do ambiente.

Isso porque a iluminação desempenha um papel crucial na atmosfera do banheiro. Já a ventilação é de grande importância para prevenir problemas, como mofo e umidade.

Sendo assim, ao planejar e realizar uma reforma em seu banheiro, não deixe de dar atenção à iluminação e à ventilação.

A instalação de luzes diretas e indiretas, por exemplo, ajudam a criar um ambiente mais relaxante e funcional.

Da mesma forma, uma janela em um tamanho adequado e posicionada estrategicamente ajuda a circular o ar de maneira mais eficaz.

Armazenamento

Mais um aspecto que você deve considerar para a sua reforma de banheiro são as opções de armazenamento.

Afinal, você pode utilizar itens específicos para maximizar ou otimizar o espaço em seu banheiro.

É o caso, por exemplo, de armários embutidos, prateleiras, nichos, cestas, organizadores de gavetas etc. 

Acessibilidade

Por fim, outro ponto que vale a pena dar atenção é a acessibilidade — em especial, se você ou alguém da sua família tem alguma dificuldade, ou mobilidade reduzida.

Nesse ponto, é interessante, por exemplo, fazer algumas adaptações para tornar o banheiro mais acessível, como instalar barras de apoio, pisos antiderrapantes etc.

Reforma de banheiro grande x reforma de banheiro pequeno

Antes de prosseguir com as 7 ideias para reforma de banheiro, é válido mencionar as principais diferenças entre renovar um banheiro grande e um banheiro pequeno.

Em um banheiro grande, há, por exemplo, mais liberdade para explorar diferentes layouts e incorporar elementos de design mais elaborados, como banheiras, boxes espaçosos, bancadas duplas e até áreas de relaxamento. 

Além disso, a quantidade de espaço disponível em um banheiro grande permite uma distribuição mais eficiente dos acessórios e do mobiliário, proporcionando uma sensação de luxo e conforto. 

Por outro lado, em um banheiro pequeno, é necessário um planejamento mais cuidadoso para utilizar o espaço com mais inteligência e eficiência.

É o caso, por exemplo, de investir em acessórios e móveis mais compactos, realizar integrações, utilizar cores mais claras e neutras, e fazer o uso de espelhos e portas de correr.

Essas e outras medidas são essenciais para otimizar a funcionalidade do banheiro e criar uma sensação de amplitude no ambiente.

7 Ideias essenciais para uma reforma de banheiro

Agora que você já sabe os principais pontos para uma reforma de banheiro, seja ele grande ou pequeno, veja nos tópicos a seguir 7 ideias de mudanças e melhorias que você pode fazer nesse ambiente!

1. Reforme os armários

Uma primeira possibilidade para renovar o seu banheiro é reformar os armários que já fazem parte cômodo.

Para isso, avalie a condição deles e veja se é possível realizar algumas mudanças, como pintá-los ou trocar os puxadores.

Você também pode fazer uma reforma nos armários do seu banheiro com o uso de adesivos vinílicos ou, ainda, papel contact.

Esses são tipos de reforma que você mesmo pode fazer. Eles não envolvem quebras e sujeiras, e não possuem um custo muito elevado.

2. Troque revestimentos

Outra ideia para reformar o seu banheiro é trocar os revestimentos. Afinal, eles têm um papel importante na estética do cômodo. 

Sendo assim, considere substituí-los por opções mais modernas, como porcelanato, mármore ou até mesmo revestimentos em estilo de madeira para dar um toque mais aconchegante ao ambiente.

Ainda, você pode considerar cores e padrões que complementam a decoração do banheiro. Nesses pontos (e nos próximos), vale mencionar que um profissional como um designer de interiores tende a ser de grande ajuda.

3. Faça mudanças na decoração

Mais uma sugestão de reforma de banheiro é realizar mudanças na decoração, por exemplo, adicionando espelhos, prateleiras, nichos, plantas e quadros.

Esses elementos ajudam a dar mais personalidade ao banheiro e podem torná-lo mais bonito e aconchegante.

4. Realize ajustes na iluminação

Uma iluminação adequada em um banheiro tem a capacidade de transformar a aparência e até a funcionalidade do ambiente. 

Sendo assim, vale a pena considerar a instalação de luzes embutidas no teto, arandelas nas paredes ou até mesmo um espelho com iluminação de LED integrada.

5. Atualize acessórios

Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Nesse contexto, outra ideia de reforma para um banheiro é atualizar os acessórios presentes nele, como porta-toalhas, porta-sabonetes, espelhos, toalheiros e cabideiros.

Ao investir em acessórios mais modernos e elegantes, é possível complementar o estilo do banheiro e até torná-lo mais prático.

Para fazer essas atualizações, você mesmo pode comprar acessórios novos e fazer as trocas ou, se preferir, pode contar com um marido de aluguel para realizá-las.

6. Troque peças e móveis

Além dos acessórios, você pode trocar peças desgastadas e móveis antigos em sua reforma de banheiro por opções mais atuais e com melhor acabamento.

Você pode, por exemplo, trocar a cuba, a bancada, as torneiras, os puxadores de armários e gavetas, e até mesmo o vaso sanitário e o modelo do chuveiro.

7. Renove a pintura

Por fim, outra ideia para uma reforma de banheiro é renovar a pintura do ambiente com uma cor diferente.

Trata-se de uma solução econômica e prática que pode transformar o visual do cômodo de maneira considerável.

Uma nova camada de tinta nas paredes, no teto ou até no piso pode proporcionar outra atmosfera ao banheiro. 

Lembrando que você deve utilizar tintas adequadas para pintar o banheiro, como epóxi, esmalte sintético e acrílico. 

Já caso você queira mudar as cores do banheiro em sua reforma sem pintar, uma alternativa é passar massa cimentícia.

Em muitos casos, você mesmo pode fazer esses trabalhos sozinho. Porém, caso queira garantir um trabalho de qualidade, pode buscar os serviços de um pintor qualificado.

Leia também: Reforma de Banheiro Pequeno: Confira 9 dicas!

A importância de contratar bons profissionais para reformar o seu banheiro

Dependendo do tipo de reforma que você fará no seu banheiro, é possível realizá-la por conta própria ou com a ajuda de algum familiar.

No entanto, em reformas mais complexas, que envolvem questões estruturais, por exemplo, o ideal é contratar profissionais para que façam o serviço em seu banheiro, como um pedreiro, um encanador ou um eletricista.

No GetNinjas, por exemplo, você encontra esses e outros profissionais facilmente, sabia? Logo, vale a pena utilizá-lo.

7 Ideias para Reforma de Banheiro

Com as 7 ideias e as informações deste conteúdo, você está pronto para iniciar a sua jornada na reforma do seu banheiro de maneira adequada.

Portanto, não deixe de considerá-las para repaginar esse cômodo em sua casa ou apartamento.

Gostou do conteúdo? Acredita que ela possa ajudar mais pessoas? Compartilhe-o!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *