Instalar energia solar: Por que começar a investir nesse serviço?

instalar energia solar
6 minutos para ler

A demanda por painéis de energia solar em casas e estabelecimentos comerciais vem crescendo continuamente. De acordo com informações fornecidas no portal Sebrae, de 2016 a 2018, o número de instalações de painéis fotovoltaicos passou de 7,4 mil para aproximadamente 50 mil, registrando um crescimento de 500%. Instalar energia solar é um ótimo negócio para investir, já que um profissional da área pode ter uma remuneração de R$ 1000,00 a R$ 3.000,00, dependendo da formação e da região.

Neste post especial que preparamos, há diversas informações sobre as vantagens de oferecer esse serviço. Você vai aprender um pouco mais sobre a profissão do instalador de energia solar e conhecer as ferramentas que todo profissional precisa para trabalhar com regularidade e segurança.

Quer entender os motivos para trabalhar com instalação de energia solar? Venha com a gente!

Por que instalar energia solar pode ser um bom serviço para incluir no portfólio?

Trabalhar com prestação de serviços exige muito dinamismo e inteligência para investir no que está em alta no mercado. A busca por energia renovável e não poluente tem crescido nos últimos anos. Com a pandemia de coronavírus, a tendência é que essa procura aumente. 

Isso acontece porque a COVID-19 e os desastres ambientais mais recentes têm gerado mobilização por parte da sociedade para a causa ecológica. Além disso, a grande crise econômica vigente criou a redução do poder de consumo da população, que está em busca de oportunidades para reduzir as despesas.

Como o valor de energia gerada pode proporcionar créditos nas contas de luz, a energia solar se torna uma opção atraente para muitos consumidores.

Quais são os benefícios de investir nesse serviço?

Há várias vantagens em investir na instalação de energia solar. Vamos falar mais sobre esses motivos a seguir. Acompanhe para entender melhor o tema!

Alta demanda

A energia elétrica está cada vez mais cara e a possibilidade de ter uma redução no valor da conta é muito atrativa para diversos brasileiros. A grande expansão da energia solar veio com a política de geração de energia pelo próprio consumidor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

De acordo com a norma, se o usuário gerar energia em casa, por exemplo, com um painel fotovoltaico, ele pode ter a quantidade abatida na conta. Assim, energia solar se tornou uma boa forma de economia para ajudar a organizar a vida financeira.

Investir no serviço de instalação de energia solar pode ser uma ótima possibilidade de negócio. É necessário se capacitar na área e adquirir as ferramentas e equipamentos de proteção. Mas todos os investimentos geram um retorno positivo.

Valor da mão de obra atrativo

Conforme destacamos, a remuneração do instalador de painel solar pode ser muito atraente e fica maior de acordo com a formação e a região de atuação. É uma boa alternativa porque esse serviço está em expansão no mercado. Mesmo com a pandemia, a tendência é aumentar, já que muita gente está preocupada em reduzir custos em casa.

Contribuição para o meio ambiente

A maior parte da energia gerada no Brasil vem das hidrelétricas e termelétricas. Ambas modalidades geram muito impacto ambiental, o que mobiliza questionamentos, avaliações e busca de novas opções para abastecimento energético da população.

Como um país tropical, recebemos uma grande incidência do sol na maior parte do ano. Esse recurso pode ser aproveitado para a geração de energia limpa e renovável, contribuindo para o meio ambiente e a economia. 

Conforme destacamos, a pandemia ampliou a preocupação com os ecossistemas e as dificuldades financeiras com a crise. A instalação de energia solar envolve um investimento inicial, mas proporciona muita economia ao consumidor em longo prazo. É uma forma limpa, ecológica e positiva de abastecer a energia da casa. Assim, se capacitar na área e trabalhar com esse serviço representa uma ótima oportunidade.

Quais ferramentas e conhecimentos são necessários para instalar energia solar?

Instalar energia solar é um trabalho rentável e muito positivo para o meio ambiente. Mas para ser um bom profissional, é preciso ter atenção a vários detalhes. 

A primeira questão é a formação. Faça capacitação em instituições credenciadas e certifique-se de aprender bem os conteúdos e aulas práticas. É muito importante se profissionalizar e ter uma boa noção de circuitos elétricos, energia solar e metodologia para instalar os painéis fotovoltaicos. 

Afinal, a instalação é um processo que envolve riscos com eletricidade e trabalho em altura e qualquer descuido pode resultar em acidentes e problemas. As duas normativas que orientam as medidas de segurança para o instalador são a NR 10 e a NR 35.

O instalador é aquele que executa o projeto de energia solar fotovoltaica, que é feito por um engenheiro. Nesse contexto, o projeto tem que estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e deve ser protocolado pela empresa ou estatal provedora de energia.

As principais ferramentas que o profissional precisa são escada, serra, fita métrica, chave de fenda, chave de boca, alicate de corte e decapagem, multímetro, megôhmetro, conectores e martelo. Os dispositivos de proteção que não podem faltar são luvas, óculos, capacete, cinto de segurança, boldrié e luvas.

O investimento em energia limpa e renovável tende a aumentar a cada ano. As pressões relativas à preocupação com o meio ambiente e a crise econômica estão motivando a população e as empresas a encontrarem recursos mais sustentáveis e baratos para a geração e o consumo de energia.

Para instalar energia solar, é importante se capacitar na área a buscar a formalização do negócio. Você pode, por exemplo, se tornar Microempreendedor Individual como instalador de energia fotovoltaica, trabalhando com instalação e manutenção elétrica para a manutenção e reparo de geradores, motores e transformadores elétricos.

Todos esses itens estão inclusos na codificação de atividade empresarial. Além disso, é essencial conhecer as regulamentações NR 10 e NR 35 para fazer um trabalho seguro e regular. Também invista nos equipamentos de proteção e ferramentas adequadas para instalar energia solar, além de se aperfeiçoar de forma contínua.

Gostou de aprender sobre as vantagens de investir na instalação de energia solar? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos no seu e-mail!

Cadastre seus serviços
Você também pode gostar

Deixe um comentário